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Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP

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  • Alfabetização de falantes de português em contexto bilíngue: estratégias centradas na tecnologia educacional
    Publication . Eerola, Evelyse Caetano; Costa, Rinaldo Vitor da; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
    O presente estudo consiste numa pesquisa conduzida acerca de estudantes bilíngues envolvidos no processo de alfabetização em língua portuguesa, no contexto da cidade de Helsinquia, Finlândia. Destacando-se a utilização de tecnologias como elementos coadjuvantes e impulsionadores nesse contexto educacional específico. O trabalho constitui um estudo de caso descritivo, no qual a investigação acontece de forma ativa e imersa no ambiente da pesquisa. O contexto da investigação é delimitado à Escola Europeia de Helsinquia, onde, ao longo de quatro anos, dedicou-se ao ensino de português língua materna de indivíduos inseridos em um contexto bilíngue e, mesmo, multilíngue. Este estudo propõe uma focalização temporal específica nas experiências pedagógicas durante dois anos letivos (2020 e 2022), nos quais um grupo de alunos foi objeto de intervenção no período correspondente à pré-alfabetização e alfabetização, com a utilização ativa de tecnologias como principal método pedagógico. No âmbito dessa conjuntura, as tecnologias desempenharam um papel mitigador no desafio de educar alunos de diversas faixas etárias, imersos simultaneamente na alfabetização em outras línguas adicionais, enquanto empregavam o português de maneira exclusiva durante as atividades em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a exploração de experiências tecnológicas revelou-se extremamente vantajosa, proporcionando progressos notáveis no tocante ao processo de alfabetização e letramento.
  • A literacia digital para o mercado de trabalho em contextos académicos inclusivos
    Publication . Filipe, Lénia Cristina Martins; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
    A presente dissertação tem como objetivo compreender a realidade social dos indivíduos portadores de deficiência, através da análise das principais dificuldades/obstáculos sentidas pelos mesmos no seu dia-a-dia, nomeadamente, a falta de apoios na realização de tarefas básicas diárias, diferença de oportunidades e ofertas no acesso ao mercado de trabalho. Os indivíduos com DID apresentam limitações nas capacidades mentais, onde se destacam áreas relacionadas com a aprendizagem, raciocínio, comunicação interpessoal e autogestão. De modo a percecionar se existem dificuldades/obstáculos na execução das tarefas diárias, no mundo académico e laboral destes indivíduos, foi adotada uma metodologia baseada na observação direta e na entrevista semiestruturada elaborada a uma amostra de participantes que possuem deficiências (síndrome de Down e ananismo). Os principais resultados evidenciam que, em termos académicos, a escola e os respetivos professores devem maximizar as potencialidades destes indivíduos a nível físico, intelectual, emocional, criativo cultural e social. No que diz respeito à integração profissional de pessoas com deficiência, constatou-se que nem todos os entrevistados beneficiaram das mesmas. Para além disso, os entrevistados referem que não foram alvo de descriminação durante o processo de recrutamento e de acolhimento nas respetivas empresas. Por fim observou-se que, segundo a perspetiva da entidade empregadora, as medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência deveriam ser mais adequadas à realidade.
  • Integração dos recursos tenológicos no ensino de português língua estrangeira
    Publication . Aguiar, Claudia Rosane Cordeiro; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
    A integração dos recursos tecnológicos tradicionais, como livros didáticos, aulas presenciais e manuais de aprendizagem, com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado, nos últimos decênios, como alternativa para a Aquisição de uma Segunda Língua (ASL), mais especificamente o ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos desta pesquisa foram analisar a integração desses recursos tecnológicos no ensino de PLE, compreender a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua, identificar o português como Língua Estrangeira e analisar a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino de PLE. Na Metodologia, fez-se o levantamento e análise dos estudos sobre as tecnologias e o ensino de PLE a 28 alunos matriculados no projeto na Highlands High School, Sacramento American School District, 6601 Guthrie Street, North Highlands, California, 95660 – Estados Unidos. Os resultados mostraram-se eficazes e alcançaram-se metas importantes no ensino e aprendizagem de PLE na combinação de recursos tecnológicos e no uso das TIC.
  • O processo/estratégias do ensino e aprendizagem da l. portuguesa como língua segunda em Cabo Verde - alfabetização: caso dos alunos do 2º ano do ensino básico obrigatório - R.G
    Publication . Cruz, Maria Teresa da; Falé, Isabel
    Em Cabo verde coexistem duas línguas: a Língua Não Materna - o Português, usufruindo de estatuto oficial, ou seja, de língua das situações formais de comunicação e de ensino e o Crioulo cabo-verdiano que é a Língua Materna e Nacional, sendo do quotidiano informal. Constate-se que a coexistência dessas duas línguas no seio da sociedade caboverdiana tem provocado alguma intriga de foro sociolinguístico e cultural. No entanto, sendo a Língua Portuguesa oficial e usada no ensino formal, o seu uso restringe-se a uma minoria dos cabo-verdianos e o processo de ensino/aprendizagem da mesma em Cabo Verde precisa de maior rigor pedagógico, principalmente no tocante as metodologias usadas. Apesar da existência do decreto-lei que define claramente como deve ser ensinada a língua portuguesa em Cabo Verde, nos últimos anos surgiu várias controvérsias em relação ao processo do ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Mesmo, a atual Ministra da Educação, Maritza Rosabal Peña, após a sua tomada de posse afirmou numa entrevista que o Português passaria a ser ensinado em Cabo Verde como língua estrangeira. Neste sentido, surge esta dissertação – Processos / Estratégias de Ensino E Aprendizagem da Língua Portuguesa, Como Segunda Língua em Cabo Verde – Alfabetização - Caso do 2° Ano do Ensino Básico Obrigatório. Esta dissertação está inserida no contexto de aprendizagem do português como Segunda Língua (L2), que tem como principal objetivo, a análise da situação do ensino da Língua Portuguesa como língua não materna em Cabo Verde. O presente trabalho encontra-se estruturado em cinco capítulos encaixados em três partes principais: teoria, reflexões e sugestões sobre a temática em questão. O primeiro capítulo desta dissertação clarifica alguns conceitos básicos relacionados com o tema, faz uma abordagem teórica sobre o processo ensino/aprendizagem da língua portuguesa como L2, apresenta para a reflexão sobre a situação sociolinguística em Cabo III Verde, recorrendo a argumentos citados em vários autores que enfatizam esta temática e que contribuem com reflexão sobre o Português como Língua Segunda – caso de Cabo Verde. Destaca alguns aspetos sobre a evolução e a situação do sistema educativo de Cabo Verde. É ainda dado destaque aos materiais didáticos e à importância das atividades lúdicas no processo ensino/aprendizagem. Apresenta-se ainda uma pequena reflexão sobre a avaliação diagnóstica e sobre a importância do professor no processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa como Língua Segunda. O segundo capítulo, abordam-se as opções metodológicas. Apresenta-se a metodologia usada ao longo da pesquisa, faz-se uma pequena caracterização do espaço onde decorre a pesquisa (país, ilha e concelho) e explica-se o procedimento da recolha de dados, descrevendo a população-alvo e amostra. Posteriormente, no terceiro capítulo, faz-se uma análise e apresentação dos resultados da pesquisa. O quarto capítulo, que corresponde a apresentação de algumas sugestões, assim como propostas de atividades para o ensino da língua portuguesa como língua segunda. Por fim, o último capítulo, onde são apresentadas algumas considerações finais e limitações do estudo.
  • Do discurso autobiográfico à inquietação insular na obra Um Deus à Beira da Loucura de Daniel de Sá
    Publication . Cordeiro, Carolina Marília Oliveira; Seara, Isabel
    Um Deus à Beira da Loucura, de Daniel de Sá é um relato ficcional contextualizado num dos episódios mais trágicos da História da humanidade, no séc. XX. Num diálogo marcadamente retórico-pragmático, o autor açoriano oferecenos uma passagem para um registo que poderá aportar um cariz autobiográfico. A obra reflete, no fundo, no nosso entender, uma visão metafórica da insularidade, especialmente uma vivida no arquipélago até à revolução portuguesa de abril de 1974 e até à instauração definitiva de uma autonomia face ao governo central português. Segundo a nossa ótica, este é um perfeito exemplo de como uma novela é capaz de exemplificar características autobiográficas e, ao mesmo tempo, espelhar recursos retórico-pragmáticos pertinentes o bastante para fixar Daniel de Sá num lugar de destaque na literatura contemporânea açoriana. Com esta obra de Sá, tentaremos evidenciar a pertinência dos seus elementos autobiográficos, bem como a sua linha retórica-estilística presente nos diálogos entre as duas personagens fulcrais desta obra. Para além destes argumentos, tentaremos avultar as características da obra numa visão pragmática dos diálogos presentes na novela e trazer à tona as características biográficas, bem como a sociedade onde o autor se insere, que influenciam ou podem influenciar a criação literária, de modo a que se possa justificar a inquietação insular na escrita literária.
  • Bo, tu e você: vértices do triângulo das Bermudas do sistema de tratamento do emergente português de Cabo Verde
    Publication . Mouta, Tiago; Seara, Isabel; Swolkien, Dominika
    Enquanto os estudos sobre as variedades do português de Angola e de Moçambique (Gonçalves, 2013), até mesmo de São Tomé e Príncipe (Gonçalves e Hagemeijer, 2015), demonstram já uma apreciável maturidade, o interesse e a investigação acerca do chamado português de Cabo Verde (PCV), que datam sobretudo da última década, mostram-se ainda prematuros. Alguns investigadores debruçaram-se sobre o preenchimento do sujeito (Lopes, 2011), concordância (Jon-­And, 2011), selecção e colocação de clíticos (Lopes e Campos, 2015) ou regência verbal (Alexandre, 2018). Há, contudo, vertentes linguísticas ainda por aprofundar – fonologia e fonética, léxico, semântico‐pragmática e sistema de tratamento. É assim o principal objectivo da presente dissertação descrever e analisar o uso do tratamento alocutivo (no singular) do português em Cabo Verde com base num vasto corpus escrito constituído por 350 textos de universitários oriundos apenas da ilha de São Vicente. Da descrição e análise do corpus, e da experiência quotidiana no terreno desde 2008, resulta a nossa convicção de que o sistema de tratamento – entendido como o conjunto das formas de tratamento pronominais, nominais e verbais usadas na interacção verbal – se constitui como a área crítica, por excelência, do emergente PCV (ePCV). Tornou­‐se, assim, imprescindível reflectir também acerca da própria emergência da variedade cabo-­verdiana do português, o que implicou analisar e desmistificar a actual ecologia linguística do arquipélago exibida na literatura – da diglossia estrita ao prestígio “histórico” do português. Com o intuito de perceber as possíveis origens dos inúmeros desvios de tratamento segundo a norma padrão do português europeu, considerámos, à partida, três hipóteses: 1| transferências estruturais morfossintácticas com origem na língua materna – crioulo de São Vicente (CSV); 2| aspectos pragmáticos que denotam o modo como o CSV e o português operacionalizam os respectivos sistemas de tratamento; e 3| peso da presença “indirecta” do português brasileiro (PB). Da análise morfossintáctica, resulta a eleição do imperativo como o traço mais instável do sistema de tratamento do ePCV, enquanto a análise semântico‐pragmática revela a ocorrência de um você de traços do bosê do CSV e, sobretudo, a relevância da pragmática cabo-­verdiana perante as dinâmicas sociais portuguesas e brasileiras. Os resultados apontam para a produção individual instável de certos falantes e para traços parcial ou totalmente atribuíveis às influências directa do CSV e indirecta do PB. Em nosso entender, é precoce e impressionista a assunção do chamado PCV.
  • O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
    Publication . Ochôa, Sónia Maria Daniel de Melo; Seara, Isabel
    Com o título O Sentido da vida inspirado no discurso proferido por Manuel Forjaz, o presente estudo tem como objeto de investigação discursos inspiradores que visam “não só a comunicação de ideias, pensamentos e sentimentos, mas também a persuasão e o convencimento de interlocutores” (Silva, 2006: 2), no que diz respeito ao sentido da vida: ao que cada um fez e/ou faz ou deverá fazer para atingir aquilo que pretende. Os discursos são analisados do ponto de vista retórico-discursivo. Assim, parte-se da análise de um corpus textual, selecionado a partir do tema base – “o sentido da vida”, verificando a legitimidade e a credibilidade de cada orador e as estratégias utilizadas por cada um para transmitir a sua mensagem. Neste sentido, procede-se ao recenseamento dos atos de fala, dos recursos expressivos e dos aforismos convocados em cada discurso. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico no que concerne à linguagem, à argumentação e à teoria dos atos de fala, fazendo-se, também, uma revisão da literatura relativa à legitimação, à credibilidade e à captação. A especificidade do corpus textual leva à abordagem de conceitos ligados à autobiografia e à enunciação aforística. Os procedimentos de análise adotados, tendo em conta os discursos selecionados, são abordados na segunda parte. A terceira parte é dedicada à análise das estratégias utilizadas por cada orador para transmitir a sua mensagem sobre o sentido da vida.
  • Para preencher o défice de esperança ... um discurso de afetos: análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores
    Publication . Soares, Sílvia Maria Jesus; Seara, Isabel
    O Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, tomou posse a 9 de março de 2016 e rapidamente recebeu o cognome de “Presidente dos afetos”. É do conhecimento público que este epíteto vem da sua espontaneidade, da forma simples como se dirige aos cidadãos, nomeadamente em situações mais informais. Estas características, que são próprias da sua personalidade, já as havia demonstrado nas suas atividades como professor universitário, como líder partidário, como deputado e, sobretudo, como comentador semanal de um canal de televisão. Considerando que os discursos de comemoração nacional são uma oportunidade estratégica de construção da mensagem política do Presidente, esta investigação visa analisar que estratégias discursivas são utilizadas pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa para criar um ethos de cumplicidade com o povo português, analisando também o que o aproxima e o que o distancia dos seus antecessores. Além do conceito de discurso e de discurso político, merecem especial atenção os conceitos de retórica, de argumentação e de ethos, tendo sempre em perspetiva o papel das emoções no discurso e os mecanismos discursivos usados na sua construção. O corpus de análise, constituído por seis discursos referentes às comemorações do dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é aqui analisado numa perspetiva retórico-discursiva e comparativa, tendo por base as linhas teórico-metodológicas apresentadas na parte teórica. Esta análise centra-se na estrutura dos discursos, referindo os topoi que têm em comum. Em termos de análise retórico-discursiva, procuraram-se evidências linguísticas da forma como se constrói um ethos de cumplicidade com o povo português, nomeadamente os atos ilocutórios utilizados, deíticos predominantes e modalidade, tendo sempre presente que o domínio da modalização abarca todo o domínio lexical.
  • A literatura oral tradicional no Concelho de Melgaço: uma riqueza do património cultural e linguístico
    Publication . Ramos, Ana Maria Esteves da Rocha; Dias, Isabel de Barros
    O objetivo deste trabalho de investigação foi o de conseguir recuperar alguns exemplos da literatura oral tradicional no concelho de Melgaço e mostrar como a sua preservação é muito importante e urgente. Embora feita por homens e mulheres sem instrução, está impregnada de conotações, de sentidos figurados, de intenções e moralidades que foram sendo transmitidos de geração em geração e que, apesar da grande proximidade com a fronteira galega, mantiveram a sua identidade e contribuíram para a formação cultural de um povo. A primeira fase do trabalho foi a recolha no terreno feita em várias etapas e contou com a ajuda de alguns populares locais e entidades públicas que se disponibilizaram para colaborar. Depois, dirigi a atenção para a bibliografia sobre o tema e para alguns textos mais antigos e outros mais recentes recolhidos por investigadores ou simplesmente amantes do tema, de modo a conseguir um termo comparativo que, sem dúvida, enriqueceria a pesquisa e ajudaria a comprovar que género de textos ainda se mantém e quais são os que tendem a desaparecer mais rapidamente e por que motivo. Este estudo permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre o património oral, conhecer os diferentes temas que dominavam as composições orais e confirmar que o objetivo primário da literatura oral era a transmissão do saber e dos valores aos mais novos. Por fim, com o propósito de melhor retirar a mensagem do conteúdo de cada texto, procedi a uma divisão dos mesmos em três áreas temáticas nas quais tentei inseri-los: composições lúdicas, medicinais e religiosas / moralistas. Sempre que possível, fiz uma análise comparativa entre os exemplos que recolhi no terreno e os que recolhi da bibliografia consultada, inserindo cada um no contexto correspondente.
  • As TICs e o ensino do português : um estudo de caso : Escola Básica e Secundária Olavo Moniz Ilha do Sal - Cabo Verde
    Publication . Costa, Indira Gomes de Oliveira; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
    O estudo, ora apresentado descreve como o português, pode ser trabalhado de forma colaborativa e interativa nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa (como Língua Segunda, doravante L2) no 2º ciclo do Ensino Secundário. A evolução dos métodos de ensino implica novos conceitos e novas abordagens para o ensino do Português como Língua Segunda, almejando sempre chegar o mais perto possível do contexto real dos alunos. O objetivo deste trabalho é identificar atividades interessantes que promovam o gosto tanto pela leitura como pela escrita. Usou-se como estratégia o uso das novas tecnologias, doravante NTICs. Foi utilizado o método quantitativo e qualitativo. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas do décimo primeiro ano com o Português (Comunicação & Expressão) e com os professores de Português da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), ilha do Sal, Cabo Verde. A referida pesquisa demonstrou que é possível, através das TIC desenvolver o uso da Língua Portuguesa, para além de resgatar parte da nossa memória criativa, trabalhar a cidadania, aspeto importante nesta era da globalização. Nesta investigação pesquisa-se o uso que os alunos e os professores de Português fazem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para tal fez-se uso do questionário como instrumento de pesquisa. Os dados mostram que as dificuldades de acesso e equipamento fazem com que esse uso seja restrito e o uso das AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é quase inexistente. As aulas foram momentos de aprendizagem através do brincar, do divertir e onde o espírito crítico, a imaginação, o caráter individual/grupo, a autoestima e a autonomia foram desenvolvidos. No final do documento as linhas de leitura apontam reflexões baseadas na análise dos dados, nas aulas realizadas com este próposito, para além de pesquisas e observações in loco.