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A literacia digital para o mercado de trabalho em contextos académicos inclusivos

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Abstract(s)

A presente dissertação tem como objetivo compreender a realidade social dos indivíduos portadores de deficiência, através da análise das principais dificuldades/obstáculos sentidas pelos mesmos no seu dia-a-dia, nomeadamente, a falta de apoios na realização de tarefas básicas diárias, diferença de oportunidades e ofertas no acesso ao mercado de trabalho. Os indivíduos com DID apresentam limitações nas capacidades mentais, onde se destacam áreas relacionadas com a aprendizagem, raciocínio, comunicação interpessoal e autogestão. De modo a percecionar se existem dificuldades/obstáculos na execução das tarefas diárias, no mundo académico e laboral destes indivíduos, foi adotada uma metodologia baseada na observação direta e na entrevista semiestruturada elaborada a uma amostra de participantes que possuem deficiências (síndrome de Down e ananismo). Os principais resultados evidenciam que, em termos académicos, a escola e os respetivos professores devem maximizar as potencialidades destes indivíduos a nível físico, intelectual, emocional, criativo cultural e social. No que diz respeito à integração profissional de pessoas com deficiência, constatou-se que nem todos os entrevistados beneficiaram das mesmas. Para além disso, os entrevistados referem que não foram alvo de descriminação durante o processo de recrutamento e de acolhimento nas respetivas empresas. Por fim observou-se que, segundo a perspetiva da entidade empregadora, as medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência deveriam ser mais adequadas à realidade.
This dissertation aims to understand the social reality of people with disabilities, through the analysis of the main difficulties / objectives felt by them in their day-to-day lives, namely, the lack of support in carrying out basic tasks, difference in opportunities and offers on access to the labor market. People with intellectual and developmental disabilities have limitations in mental capacities, where areas related to learning, reasoning, interpersonal communication and selfmanagement stand out. In order to understand if there are difficulties/obstacles in the execution of daily tasks in the academic and working world of these individuals, a methodology based on direct observation and semi-structured interviews was adopted with a sample of participants who have disabilities (Down's syndrome and dwarfism). The main results show that in academic terms, the school and its teachers must maximize the potential of these individuals at the physical, intellectual, emotional, creative, cultural and social levels. With regard to the professional integration of people with disabilities, it was found that not all respondents benefited from them. In addition, they refer that they were not subject to discrimination during the recruitment and reception process in their respective companies. Finally, it was observed that according to the perspective of the employer that measures to support the hiring of people with disabilities should be more appropriate to reality.

Description

Keywords

Literacia digital Educação inclusiva Deficiência intelectual e comportamentall Digital literacys Inclusive education Intellectual and behavioral disabilities.

Citation

Filipe, Lénia Cristina Martins - A literacia digital para o mercado de trabalho em contextos académicos inclusivos [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 83 p.

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