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- A literacia digital para o mercado de trabalho em contextos académicos inclusivosPublication . Filipe, Lénia Cristina Martins; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraA presente dissertação tem como objetivo compreender a realidade social dos indivíduos portadores de deficiência, através da análise das principais dificuldades/obstáculos sentidas pelos mesmos no seu dia-a-dia, nomeadamente, a falta de apoios na realização de tarefas básicas diárias, diferença de oportunidades e ofertas no acesso ao mercado de trabalho. Os indivíduos com DID apresentam limitações nas capacidades mentais, onde se destacam áreas relacionadas com a aprendizagem, raciocínio, comunicação interpessoal e autogestão. De modo a percecionar se existem dificuldades/obstáculos na execução das tarefas diárias, no mundo académico e laboral destes indivíduos, foi adotada uma metodologia baseada na observação direta e na entrevista semiestruturada elaborada a uma amostra de participantes que possuem deficiências (síndrome de Down e ananismo). Os principais resultados evidenciam que, em termos académicos, a escola e os respetivos professores devem maximizar as potencialidades destes indivíduos a nível físico, intelectual, emocional, criativo cultural e social. No que diz respeito à integração profissional de pessoas com deficiência, constatou-se que nem todos os entrevistados beneficiaram das mesmas. Para além disso, os entrevistados referem que não foram alvo de descriminação durante o processo de recrutamento e de acolhimento nas respetivas empresas. Por fim observou-se que, segundo a perspetiva da entidade empregadora, as medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência deveriam ser mais adequadas à realidade.
- A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeoPublication . Urrutia, Hernando; Pérez, Pilar; Marcos, AdéritoNeste artigo refletimos acerca do papel da arte contemporânea quando usada ela própria como tópico para a geração de novo conhecimento, intervenção e criação de pensamento, a partir do vídeo, como meio de difusão e de instanciação artística. O vídeo nas suas diferentes formas de projeção e difusão tem sido um recurso de expressão e intervenção artística na área da média-arte digital, plenamente inserido no campo da estética contemporânea. Uma estética que tem evoluído para abarcar as tecnologias digitais como parte integrante das suas formas de expressão, estabelecendo novas linguagens e paradigmas de conhecimento e fruição, tão amplos e variados, como a globalização cultural, hoje sinónimo da própria contemporaneidade.