Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Title
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Alcance do discurso oral militar pronunciado por altas patentes : casos dos generais Savimbi e PattonPublication . Ekulica, Tarcísio Jeremias João Memória; Falé, IsabelA guerra é das realidades humanas que mais exige da língua expressa por palavras, sinais e gestos a força mística de uma comunicação eficaz. Não existe realidade humana que supere a comunicação exigente que a guerra impõe; no fogo cruzado, no corpo a corpo, na luta “fria” permito-me entender esta última como a propaganda, anúncios de ataques, mensagens por meio de emissários e sinais nas árvores, paredes de casas, postes elétricos etc. A guerra exige que os momentos interativos ou comunicacionais sejam estes protagonizados das altas patentes para a base, isto é na linha vertical descendente, ou entre pares, na linha horizontal ou ainda dos soldados para as altas patentes, comunicação vertical ascendente, sejam desprovidos de erros ou implicaturas só decifráveis com esforço acrescentado. É um erro tático usar enunciados difíceis de interpretar. A II Guerra Mundial em que se notabilizou o General George Smith Patton, Jr. constituiu o ponto de virada para repensar o todo da técnica – consequências, estratégias e linguagens da guerra moderna e a guerrilha, na qual o General Jonas Malheiro Savimbi se notabilizou. Da II Guerra Mundial às guerras de guerrilha modernas, os Generais (Altas patentes) que se tornaram carismáticos têm um padrão discursivo cheio de significados que neste trabalho pretendemos decifrar. As situações de guerra em qualquer contexto, tempo e lugar exigem Generais. Generais que pensam profundo na guerra e fazem seguidores, são carismáticos... Pelos seus discursos?! É com base no significado das guerras, que se torna útil descobrir porque os Generais são seguidos, aplaudidos e venerados como verdadeiros carismáticos – mesmo apregoando a morte, em períodos de grande crise ou sofrimento incomensuráveis. Tentamos buscar e perceber os contornos e o alcance do discurso das altas patentes militares em geral emanados nos discursos orais de dois generais que em dois espaços, tempos e situações diferentes viveram e comunicaram-se como Generais tornando-se carismáticos e verdadeiros “combatentes da linha da frente”. É esta comunicação discursiva que fazemos objeto do nosso estudo.
- Alfabetização de falantes de português em contexto bilíngue: estratégias centradas na tecnologia educacionalPublication . Eerola, Evelyse Caetano; Costa, Rinaldo Vitor da; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO presente estudo consiste numa pesquisa conduzida acerca de estudantes bilíngues envolvidos no processo de alfabetização em língua portuguesa, no contexto da cidade de Helsinquia, Finlândia. Destacando-se a utilização de tecnologias como elementos coadjuvantes e impulsionadores nesse contexto educacional específico. O trabalho constitui um estudo de caso descritivo, no qual a investigação acontece de forma ativa e imersa no ambiente da pesquisa. O contexto da investigação é delimitado à Escola Europeia de Helsinquia, onde, ao longo de quatro anos, dedicou-se ao ensino de português língua materna de indivíduos inseridos em um contexto bilíngue e, mesmo, multilíngue. Este estudo propõe uma focalização temporal específica nas experiências pedagógicas durante dois anos letivos (2020 e 2022), nos quais um grupo de alunos foi objeto de intervenção no período correspondente à pré-alfabetização e alfabetização, com a utilização ativa de tecnologias como principal método pedagógico. No âmbito dessa conjuntura, as tecnologias desempenharam um papel mitigador no desafio de educar alunos de diversas faixas etárias, imersos simultaneamente na alfabetização em outras línguas adicionais, enquanto empregavam o português de maneira exclusiva durante as atividades em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a exploração de experiências tecnológicas revelou-se extremamente vantajosa, proporcionando progressos notáveis no tocante ao processo de alfabetização e letramento.
- O ato de agradecimento nas interações comerciais : contributo para o seu estudoPublication . Freire, Raquel Margarida da Silva Marques; Seara, IsabelO presente estudo, no âmbito da Pragmática Linguística, resulta de uma investigação, que observa a realização dos atos ilocutórios expressivos de agradecimento nas interações comerciais. O objetivo é tentar compreender os processos linguísticos subjacentes à realização dos referidos atos ilocutórios, nomeadamente através do recenseamento dos diferentes tipos de agradecimento, da descrição dos atos de fala predominantes e das funções semântico-pragmáticas do agradecimento. Um dos aspetos mais importantes será o recensear dos tipos de agradecimento mais usados nas interações comerciais. Para tal, parte-se da observação detalhada de um corpus recolhido no âmbito específico de interações comerciais que ocorreram entre 10 de fevereiro de 2014 a 30 de setembro de 2014. Os resultados obtidos convergem no sentido de que o agradecimento é um ato expressivo reativo que pode ser verbal ou não verbal, com a finalidade de estabelecer a relação custo-benefício entre locutor e ouvinte, tendo em conta e respeitando os vários contextos socioculturais. De facto, o ato de agradecer, tal como os restantes atos ilocutórios expressivos, depende da forma como é expressado, dos gestos que o acompanham e das emoções que lhe são inerentes.
- Bo, tu e você: vértices do triângulo das Bermudas do sistema de tratamento do emergente português de Cabo VerdePublication . Mouta, Tiago; Seara, Isabel; Swolkien, DominikaEnquanto os estudos sobre as variedades do português de Angola e de Moçambique (Gonçalves, 2013), até mesmo de São Tomé e Príncipe (Gonçalves e Hagemeijer, 2015), demonstram já uma apreciável maturidade, o interesse e a investigação acerca do chamado português de Cabo Verde (PCV), que datam sobretudo da última década, mostram-se ainda prematuros. Alguns investigadores debruçaram-se sobre o preenchimento do sujeito (Lopes, 2011), concordância (Jon-And, 2011), selecção e colocação de clíticos (Lopes e Campos, 2015) ou regência verbal (Alexandre, 2018). Há, contudo, vertentes linguísticas ainda por aprofundar – fonologia e fonética, léxico, semântico‐pragmática e sistema de tratamento. É assim o principal objectivo da presente dissertação descrever e analisar o uso do tratamento alocutivo (no singular) do português em Cabo Verde com base num vasto corpus escrito constituído por 350 textos de universitários oriundos apenas da ilha de São Vicente. Da descrição e análise do corpus, e da experiência quotidiana no terreno desde 2008, resulta a nossa convicção de que o sistema de tratamento – entendido como o conjunto das formas de tratamento pronominais, nominais e verbais usadas na interacção verbal – se constitui como a área crítica, por excelência, do emergente PCV (ePCV). Tornou‐se, assim, imprescindível reflectir também acerca da própria emergência da variedade cabo-verdiana do português, o que implicou analisar e desmistificar a actual ecologia linguística do arquipélago exibida na literatura – da diglossia estrita ao prestígio “histórico” do português. Com o intuito de perceber as possíveis origens dos inúmeros desvios de tratamento segundo a norma padrão do português europeu, considerámos, à partida, três hipóteses: 1| transferências estruturais morfossintácticas com origem na língua materna – crioulo de São Vicente (CSV); 2| aspectos pragmáticos que denotam o modo como o CSV e o português operacionalizam os respectivos sistemas de tratamento; e 3| peso da presença “indirecta” do português brasileiro (PB). Da análise morfossintáctica, resulta a eleição do imperativo como o traço mais instável do sistema de tratamento do ePCV, enquanto a análise semântico‐pragmática revela a ocorrência de um você de traços do bosê do CSV e, sobretudo, a relevância da pragmática cabo-verdiana perante as dinâmicas sociais portuguesas e brasileiras. Os resultados apontam para a produção individual instável de certos falantes e para traços parcial ou totalmente atribuíveis às influências directa do CSV e indirecta do PB. Em nosso entender, é precoce e impressionista a assunção do chamado PCV.
- A construção do Ethos no discurso publicitário : sob a máscara da cientificidadePublication . Figueiredo, Sara Maria Gomes; Seara, Isabel“A construção do ethos no discurso publicitário: sob a máscara da cientificidade” resulta de um trabalho de investigação de mestrado que tem por objeto de estudo o discurso publicitário impresso, que refere a autoridade científica como estratégia persuasiva, ganhando, assim, um caráter de seriedade e de verdade. A análise, tributária dos estudos do campo da Retórica, da Análise do Discurso, da Linguística Textual, da Pragmática e da Teoria da Argumentação, visa demonstrar os mecanismos envolvidos no processo de construção do ethos no discurso publicitário marcado pela cientificidade. Neste sentido, a partir da observação do corpus, constata-se a eficácia argumentativa da cientificidade na construção do ethos presente no discurso publicitário.
- Contos e lendas tradicionais ovimbundu em português : um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata-Província da Huila, em AngolaPublication . Piriquito, Lázaro Sapalo; Dias, Isabel de BarrosO nosso trabalho intitula-se ″Contos e lendas tradicionais Ovimbundo em português: um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata, Província da Huila, em Angola″, tema que norteou a nossa investigação. Após apresentação de alguns aspectos introdutórios, abordamos a fundamentação teórica e a contextualização dos contos. Pelo que, no segundo capítulo, estudamos os conceitos básicos do tema, a importância dos contos e lendas tradicionais, os tipos de contos e lendas tradicionais, a origem histórica dos Ovimbundu, a cultura do povo Ovimbundu, a localização geográfica do Município da Humpata, a caracterização dos contos e lendas tradicionais Ovimbundu e a comparação entre os objectivos dos contos de autor e os contos tradicionais. Em relação ao terceiro capítulo, analisamos os dados de um inquérito aplicado duas vezes, em momentos diferentes do processo de ensino-aprendizagem. No quarto capítulo, apresentamos as conclusões e recomendações. Nestes termos, concluímos que os contos e lendas tradicionais são de extrema importância, pelo facto de os mesmos ajudarem grandemente os alunos, no âmbito da melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe, do Instituto Médio Politécnico da Humpata. Quanto às recomendações, as que mais se destacaram traduzem-se na necessidade de introduzir inovações, enquanto docentes, no sentido de aprender e partilhar questões culturais e literárias, à medida que vamos progredindo na academia. A Dissertação inclui ainda alguns anexos relacionados com o trabalho de pesquisa realizado.
- A crónica no panorama literário cultural cabo-verdiano : da crítica social a uma preocupação humanitária : Salústio e Medina : dois casos paradigmáticoPublication . Oliveira, Guilherme Delgado; Seara, IsabelEsta dissertação visou compreender o caráter temático e discursivo de algumas crónicas literárias de dois autores cabo-verdianos, Dina Salústio e Daniel Medina, e provar o carácter pedagógico e humanitário das composições. Fez-se, num primeiro momento, um estudo de conteúdos teóricos sobre a cronística portuguesa, visando recensear aspetos relacionados com a evolução do género ao longo dos tempos, desde a Idade Média até à Contemporaneidade, sempre numa perspetiva pragmática, e discutiram-se as características enformadoras do género, sendo assinaláveis a subjetividade, versatilidade, objetividade, estilo entre o oral e o literário, quotidianidade e dialogismo. De seguida, em termos metodológicos, optou-se por convocar o ethos de Amossy e Maingueneau para o estudo das composições. Num segundo momento, através de dez crónicas literárias cabo-verdianas, sendo cinco de cada autor, procedeu-se à análise crítica das quais se confirmou, a partir da análise temática, uma preocupação pedagógica e humanitária uma vez que se notou uma certa inquietação com problemas que envolvem a idiossincrasia do homem cabo-verdiano, como a perda de valores em termos educacionais e instrucionais, quer no seio familiar como escolar, a preocupação com os mais desfavorecidos materialmente, onde se destacam crianças órfãs de pais vivos, o descaso com os doentes mentais e as crianças de rua, a gravidez precoce, a prostituição infantil, entre outros. O modo, como os cronistas se posicionam face à abordagem dos temas, permitiu-nos projetar o ethos discursivo de duas personalidades sensíveis, sérias e comprometidas com os valores mais nobres que enformam o ser humano. Do mesmo modo, pôde constatar como características relevantes das composições a subjetividade e pessoalidade discursivas, a brevidade, o diálogo no estilo indirecto livre, a quotidianidade e literariedade aliados a alguns recursos retóricos que nos permitiram apurar os tons sério e irónico do sujeito enunciador ao tratar as questões temáticas.
- A dedicatória na ficção portuguesa contemporânea : homenagem ou revelação?Publication . Viola, Ana Isabel; Seara, Isabel«A Dedicatória na Ficção Portuguesa Contemporânea: Homenagem ou Revelação?» é o resultado de uma investigação de mestrado que tem como objeto de estudo, tal como o título indicia, a dedicatória, mais precisamente a dedicatória de obra, impressa, elemento integrante do peritexto autoral. A análise, subsidiária da linguística textual e da análise do discurso, numa perspetiva enunciativa, visa compreender o funcionamento da dedicatória, enquanto texto e discurso, e apreender as suas funções como género discursivo. Demonstra-se, a partir da análise do corpus, a instabilidade deste género, que testemunha a evolução da literatura no que concerne aos movimentos, tendências e confluência de géneros, refletindo simultaneamente o meio histórico-social da sua produção. Procede-se a uma descrição prototípica do género dedicatória de obra, a partir do recenseamento das suas principais funções, considerando-se o contexto, as condições de produção e de receção dos discursos, bem como a singularidade das obras onde se inserem. Evidencia-se, neste trabalho, que a prática da dedicatória obedece a um ritual literário e que se configura como um elemento estratégico de referenciação e legitimação da obra. Demonstra-se igualmente que a dedicatória procede de uma intenção de sedução que visa captar leitores, pois ainda que a homenagem seja para o(s) dedicatário(s), é ao leitor que o seu discurso se destina.
- Dificuldades na elaboração de um texto escrito : o uso das tecnologias de informação e comunicação numa turma de 8º anoPublication . Nicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas; Dias, Helena BárbaraEste presente estudo intitulado Dificuldades na elaboração de um texto escrito: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foi realizado numa turma de 8ºano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade, no âmbito da disciplina de português. Centrado no desenvolvimento da competência da escrita, com recurso a ferramentas digitais, procurando, por um lado, analisar as potencialidades das TIC na aprendizagem da língua materna e, por outro, observar a motivação gerada junto dos estudantes. Atualmente, os alunos parecem viver absortos pelas tecnologias, quer na escola, quer em casa e começam a utilizá-las cada vez mais como apoio ao estudo, através do processador de texto, de apresentações de trabalhos ou pesquisas na internet. Similarmente os professores começam a integrar as tecnologias na sua prática docente, tanto nas ações de formação que realizam, como pelos recursos disponibilizados nas aulas. A investigação realizada com a turma referida, relatando a experiência desenvolvida sobre a construção do processo da escrita teve como ponto de partida a audição de um conto tradicional a partir do qual se desenvolveram estratégias, procedimentos e técnicas de trabalho que visaram motivar os estudantes para uma tomada de consciência das suas dificuldades em produzir textos escritos. Ao recorrer a um apoio tecnológico ativo, procurou-se conhecer até que ponto o computador e o recurso ao processador de texto podem contribuir para o aperfeiçoamento da expressão escrita. Foi possível conhecer e identificar vantagens e/desvantagens que o processador de texto permite quanto a melhoria da produção textual e quanto a novos graus de motivação para uso nas atividades em sala de aula por parte dos alunos. Foi, de facto, possível verificar melhorias significativas, não apenas quanto ao aumento da motivação para a escrita por parte dos estudantes, mas também quanto a uma maior diversidade lexical, maior estruturação textual e mais ampla clareza de raciocínio na produção de texto escrito. É, pois, possível afirmar que os estudantes de 8ºano de escolaridade estão mais sensibilizados para descobrir novos ambientes e novas estratégias de aprendizagem.
- O discurso sobre o feminino na ficção romanesca antuniana : a emergência de um géneroPublication . Joaquim, Carolina da Costa; Seara, IsabelA ficção portuguesa contemporânea abriu-se a novas preocupações, a novas perspetivas, a novas realizações e a novas vozes e, por isso também, a novas formas de escrita – nesta abertura inovadora, que revolucionou significativamente o panorama literário e cultural contemporâneo português, o feminino tem desempenhado um papel relevante. A consciencialização de uma ancestral e singular condição no seio da sociedade e da humanidade, por um lado; por outro, a tentativa de formulação de um novo e diferente conceito de identidade subjetiva radica na necessidade e na urgência de se transpor para o texto literário a denúncia silenciosa de séculos de tradição de uma condição de inferioridade que se compraz nas múltiplas vozes femininas antunianas – o que nos levou a dilucidar e a salientar o quanto o feminino terá sido o veículo transformador e caracterizador da realidade (social e textual) portuguesa. De facto, desde sempre se havia escrito sobre a mulher, mas eis que, em António Lobo Antunes, o feminino se assume como característica comum e indispensável da sua produção literária, emergindo de um lugar sombrio e silencioso para se movimentar num plano menos obscuro e com maior destaque, sendo, ele próprio, a voz do texto, subvertendo assim, numa sociedade tão dominantemente falocrática quanto hostilizada pela dominação masculina, as mentalidades e os modelos vigentes por uma sociedade que se quer mais igualitária, mais justa e feliz. É pela crescente evolução e importância que o feminino assume na ficção contemporânea e na literatura em geral, figurando-se, nesta dissertação, o feminino num lugar privilegiado, denunciado pela ambiguidade das vozes no feminino que se procede à leitura e análise nas obras de António Lobo Antunes, nomeadamente em Os Cus de Judas, A Ordem Natural das Coisas e O Esplendor de Portugal. Privilegiando nesta fase do nosso percurso de investigação e de escrita uma vertente essencialmente sociodiscursiva, este trabalho pretende dar conta, através de duas visões distintas do feminino, mas que (necessariamente) se intersetam –a saber, o feminino na autoria masculina e o feminino na voz “polifónica” de personagens femininas –, do papel e da imagem da mulher ao longo dos tempos espelhados pela literatura portuguesa contemporânea, salientando igualmente a importância destes dois pontos de vista, bem como a sua repercussão na estrutura e na textura do(género de) texto literário.