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- Contos e lendas tradicionais ovimbundu em português : um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata-Província da Huila, em AngolaPublication . Piriquito, Lázaro Sapalo; Dias, Isabel de BarrosO nosso trabalho intitula-se ″Contos e lendas tradicionais Ovimbundo em português: um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata, Província da Huila, em Angola″, tema que norteou a nossa investigação. Após apresentação de alguns aspectos introdutórios, abordamos a fundamentação teórica e a contextualização dos contos. Pelo que, no segundo capítulo, estudamos os conceitos básicos do tema, a importância dos contos e lendas tradicionais, os tipos de contos e lendas tradicionais, a origem histórica dos Ovimbundu, a cultura do povo Ovimbundu, a localização geográfica do Município da Humpata, a caracterização dos contos e lendas tradicionais Ovimbundu e a comparação entre os objectivos dos contos de autor e os contos tradicionais. Em relação ao terceiro capítulo, analisamos os dados de um inquérito aplicado duas vezes, em momentos diferentes do processo de ensino-aprendizagem. No quarto capítulo, apresentamos as conclusões e recomendações. Nestes termos, concluímos que os contos e lendas tradicionais são de extrema importância, pelo facto de os mesmos ajudarem grandemente os alunos, no âmbito da melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe, do Instituto Médio Politécnico da Humpata. Quanto às recomendações, as que mais se destacaram traduzem-se na necessidade de introduzir inovações, enquanto docentes, no sentido de aprender e partilhar questões culturais e literárias, à medida que vamos progredindo na academia. A Dissertação inclui ainda alguns anexos relacionados com o trabalho de pesquisa realizado.
- Para uma análise retórico-pragmática da Carta de Tiago do saber "destruidor" ao fazer "sabedor"Publication . Vieira, Rosinaldo Ernesto; Seara, IsabelA Carta de Tiago, eclipsada pelas epístolas de Paulo, é o objeto de investigação desse trabalho, a partir da teoria de uma abordagem retórico-pragmática, sobre a questão do dizer e do fazer. A análise tomará como referencial as teorias dos atos de fala de Austin e Searle, pois para ambos, as palavras não são meramente palavras, mas são ações que moldam o mundo e a realidade das pessoas. As palavras da Carta de Tiago são carregadas desse elemento significativo do fazer. Para o autor da Carta, discurso e prática caminham juntos. O discurso não pode estar dissociado da ação. Isso, quando se trata de fé e obra, mas sobretudo, quando se trata de ética. São questões que exigem uma pronta resposta. Suas exigências vão além de respostas prontas e retóricas, requer saídas, alternativas para suas crises que são as mais diversas. Crises que vão dos problemas econômicos, políticos, sociais, familiares, religiosos, tanto numa visão global, quanto numa visão localizada, portanto, a Carta de Tiago apresenta um discurso ético persuasivo que, a luz das teorias dos atos de fala, é posto em evidência, pois o discurso deve sair do dizer para o fazer.