Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A dedicatória na ficção portuguesa contemporânea : homenagem ou revelação?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMELP_IsabelViola.pdf3.32 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

«A Dedicatória na Ficção Portuguesa Contemporânea: Homenagem ou Revelação?» é o resultado de uma investigação de mestrado que tem como objeto de estudo, tal como o título indicia, a dedicatória, mais precisamente a dedicatória de obra, impressa, elemento integrante do peritexto autoral. A análise, subsidiária da linguística textual e da análise do discurso, numa perspetiva enunciativa, visa compreender o funcionamento da dedicatória, enquanto texto e discurso, e apreender as suas funções como género discursivo. Demonstra-se, a partir da análise do corpus, a instabilidade deste género, que testemunha a evolução da literatura no que concerne aos movimentos, tendências e confluência de géneros, refletindo simultaneamente o meio histórico-social da sua produção. Procede-se a uma descrição prototípica do género dedicatória de obra, a partir do recenseamento das suas principais funções, considerando-se o contexto, as condições de produção e de receção dos discursos, bem como a singularidade das obras onde se inserem. Evidencia-se, neste trabalho, que a prática da dedicatória obedece a um ritual literário e que se configura como um elemento estratégico de referenciação e legitimação da obra. Demonstra-se igualmente que a dedicatória procede de uma intenção de sedução que visa captar leitores, pois ainda que a homenagem seja para o(s) dedicatário(s), é ao leitor que o seu discurso se destina.

Description

Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Linguística Literatura portuguesa Dedicatória Análise textual Dedication Peritextt Short form Homage Textual linguistics

Citation

Viola, Ana Isabel - A dedicatória na ficção portuguesa contemporânea [Em linha] : homenagem ou revelação?. Lisboa : [s.n.], 2014. 251 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue