Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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- Ler melhor através dos temas e mitos na literatura cabo-verdiana : uma análise comparativistaPublication . Silva, Pedro dos Santos; Coelho, Paula MendesEsta dissertação teve como ponto de partida a pergunta “Como se comportaram alguns temas e mitos ao longo da história da literatura de Cabo Verde? Que caminho percorreram?” Para tentar dar-lhe resposta recorremos à metodologia comparativista, com o objetivo de analisar as evoluções e possíveis mudanças ocorridas ao longo dos tempos, a partir do cruzamento transversal entre temas e mitos em épocas diferentes. Foi assim necessário abordar a literatura cabo-verdiana, na sua relação profunda com a história do país, considerando os seus três grandes momentos: um tempo “ indefinido” que vai até 1936, um segundo que vai de 1936 até 1975 e, por último, o que vai desde essa data até à atualidade. Ao longo dessa análise, e a partir de um corpus textual necessariamente circunscrito, fomos detetando as variantes, as diferentes atualizações ocorridas nesta literatura, geralmente provocadas por fatores de ordem geográfica, pela evolução histórico-social, por fatores ideológicos que se prenderam sobretudo com a falta de liberdade vivida até 1975. Esta abordagem comparativista, a análise intertextual que lhe é inerente, proporcionou, não uma simples comparação, mas o desvendar de relações múltiplas existentes entre as obras, o corpus literário escolhido, e os tempos que lhes deram origem, permitindo assim conhecer as partes e, consequentemente o todo através do “desocultamento do oculto”. Constatou-se uma migração dos temas e dos mitos entre as literaturas dos três momentos. Em certos casos, alguns elementos permaneceram, mas com novas representações, noutros assumem significados radicalmente diferentes dados os atuais contextos da sua recepção. Relativamente aos mitos, observou-se a sua crescente dessacralização, em sintonia com o progresso que o país foi conhecendo após a independência nacional. A leitura que fomos fazendo conduziu-nos deste modo a uma viagem ao passado do país. Esta leitura transversal, alicerçada na história, dando conta das transformações ocorridas ao longo dos tempos, mostrou-nos ainda de forma cabal a necessidade de se introduzirem mudanças no ensino da literatura nas escolas cabo-verdianas. Uma mudança que deverá passar por uma abordagem comparativista, que privilegia as relações entre textos de diferentes épocas, a sua perspetivação interdisciplinar com outras formas de expressão, capaz de transformar o aluno-mero-receptor num leitor ativo, implicado numa realidade que lhe diz respeito.
- Dificuldades na elaboração de um texto escrito : o uso das tecnologias de informação e comunicação numa turma de 8º anoPublication . Nicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas; Dias, Helena BárbaraEste presente estudo intitulado Dificuldades na elaboração de um texto escrito: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foi realizado numa turma de 8ºano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade, no âmbito da disciplina de português. Centrado no desenvolvimento da competência da escrita, com recurso a ferramentas digitais, procurando, por um lado, analisar as potencialidades das TIC na aprendizagem da língua materna e, por outro, observar a motivação gerada junto dos estudantes. Atualmente, os alunos parecem viver absortos pelas tecnologias, quer na escola, quer em casa e começam a utilizá-las cada vez mais como apoio ao estudo, através do processador de texto, de apresentações de trabalhos ou pesquisas na internet. Similarmente os professores começam a integrar as tecnologias na sua prática docente, tanto nas ações de formação que realizam, como pelos recursos disponibilizados nas aulas. A investigação realizada com a turma referida, relatando a experiência desenvolvida sobre a construção do processo da escrita teve como ponto de partida a audição de um conto tradicional a partir do qual se desenvolveram estratégias, procedimentos e técnicas de trabalho que visaram motivar os estudantes para uma tomada de consciência das suas dificuldades em produzir textos escritos. Ao recorrer a um apoio tecnológico ativo, procurou-se conhecer até que ponto o computador e o recurso ao processador de texto podem contribuir para o aperfeiçoamento da expressão escrita. Foi possível conhecer e identificar vantagens e/desvantagens que o processador de texto permite quanto a melhoria da produção textual e quanto a novos graus de motivação para uso nas atividades em sala de aula por parte dos alunos. Foi, de facto, possível verificar melhorias significativas, não apenas quanto ao aumento da motivação para a escrita por parte dos estudantes, mas também quanto a uma maior diversidade lexical, maior estruturação textual e mais ampla clareza de raciocínio na produção de texto escrito. É, pois, possível afirmar que os estudantes de 8ºano de escolaridade estão mais sensibilizados para descobrir novos ambientes e novas estratégias de aprendizagem.
- A crónica no panorama literário cultural cabo-verdiano : da crítica social a uma preocupação humanitária : Salústio e Medina : dois casos paradigmáticoPublication . Oliveira, Guilherme Delgado; Seara, IsabelEsta dissertação visou compreender o caráter temático e discursivo de algumas crónicas literárias de dois autores cabo-verdianos, Dina Salústio e Daniel Medina, e provar o carácter pedagógico e humanitário das composições. Fez-se, num primeiro momento, um estudo de conteúdos teóricos sobre a cronística portuguesa, visando recensear aspetos relacionados com a evolução do género ao longo dos tempos, desde a Idade Média até à Contemporaneidade, sempre numa perspetiva pragmática, e discutiram-se as características enformadoras do género, sendo assinaláveis a subjetividade, versatilidade, objetividade, estilo entre o oral e o literário, quotidianidade e dialogismo. De seguida, em termos metodológicos, optou-se por convocar o ethos de Amossy e Maingueneau para o estudo das composições. Num segundo momento, através de dez crónicas literárias cabo-verdianas, sendo cinco de cada autor, procedeu-se à análise crítica das quais se confirmou, a partir da análise temática, uma preocupação pedagógica e humanitária uma vez que se notou uma certa inquietação com problemas que envolvem a idiossincrasia do homem cabo-verdiano, como a perda de valores em termos educacionais e instrucionais, quer no seio familiar como escolar, a preocupação com os mais desfavorecidos materialmente, onde se destacam crianças órfãs de pais vivos, o descaso com os doentes mentais e as crianças de rua, a gravidez precoce, a prostituição infantil, entre outros. O modo, como os cronistas se posicionam face à abordagem dos temas, permitiu-nos projetar o ethos discursivo de duas personalidades sensíveis, sérias e comprometidas com os valores mais nobres que enformam o ser humano. Do mesmo modo, pôde constatar como características relevantes das composições a subjetividade e pessoalidade discursivas, a brevidade, o diálogo no estilo indirecto livre, a quotidianidade e literariedade aliados a alguns recursos retóricos que nos permitiram apurar os tons sério e irónico do sujeito enunciador ao tratar as questões temáticas.
- Prefácio : paratexto preambular ou desafio autoral?Publication . Sá, Ruth Alexandra Metello Marques Frias de; Seara, IsabelEste trabalho é o resultado de muita pesquisa, leitura e reflexão, a fim de compreender qual o percurso dos prefácios dados à estampa em Portugal, nos séculos XX e XXI. Entende-se que o prefácio antecede e introduz um determinado texto, mas será que o discurso nele produzido está diretamente relacionado com esse mesmo texto? A escolha do prefaciador pode dever-se a vários fatores, desde a sugestão dada pelo autor da obra, a um conselho do editor, até impelida a um convite a um terceiro que, pela sua auctoritas na área, se revela um chamariz. O prefácio poderá ser incluído na matéria paratextual, no entanto, surge a problemática do sentido genérico de texto preambular, onde se podem incluir, para além do prefácio, os paratextos “prólogo”, “proémio”, “advertência”. Desta forma, torna-se imprescindível explicar, numa fase inicial, o sentido de texto preambular e especificar quais as propriedades do texto prefacial, definindo-o enquanto género. Na procura das respostas, dado que muitos prefácios passam despercebidos à maioria, surge, também, o objetivo de motivar, seduzir, cativar, persuadir e conquistar o leitor para a obra prefaciada. O que procuram os leitores dos prefácios? Uma possibilidade de lerem o que o autor não pode escrever? Ou até algo diferente do que ele diria? Os prefácios não têm as características de um resumo, pois neles encontramos transgressões às normas mas podem, no entanto, indicar o assunto, os objetivos e o contexto do texto principal. Apesar de não ser um objetivo pessoal ser autor de prefácios podem encontrar-se alguns que são realmente notáveis, onde o prefaciador se empenha para promover o texto prefaciado. No entanto, essa notabilidade na escrita do prefácio faz despoletar a questão que se prende com o “desafio autoral” e que se pode sobrepor ao que lhe foi solicitado, a escrita de um prefácio ao texto original, pois é o que o prefaciador escreve que vai servir de diálogo e de ponte entre o leitor e o autor e o assunto. E, ao escrever um prefácio, o prefaciador adquire um enorme poder e uma enorme responsabilidade para com o destinatário, que é o leitor do texto. Quanto ao corpus do trabalho, este será constituído por prefácios recolhidos de obras literárias em que uma das condições de análise será a da relação entre o prefaciador e o autor da obra e os objetivos do prefácio para com o leitor.
- O discurso sobre o feminino na ficção romanesca antuniana : a emergência de um géneroPublication . Joaquim, Carolina da Costa; Seara, IsabelA ficção portuguesa contemporânea abriu-se a novas preocupações, a novas perspetivas, a novas realizações e a novas vozes e, por isso também, a novas formas de escrita – nesta abertura inovadora, que revolucionou significativamente o panorama literário e cultural contemporâneo português, o feminino tem desempenhado um papel relevante. A consciencialização de uma ancestral e singular condição no seio da sociedade e da humanidade, por um lado; por outro, a tentativa de formulação de um novo e diferente conceito de identidade subjetiva radica na necessidade e na urgência de se transpor para o texto literário a denúncia silenciosa de séculos de tradição de uma condição de inferioridade que se compraz nas múltiplas vozes femininas antunianas – o que nos levou a dilucidar e a salientar o quanto o feminino terá sido o veículo transformador e caracterizador da realidade (social e textual) portuguesa. De facto, desde sempre se havia escrito sobre a mulher, mas eis que, em António Lobo Antunes, o feminino se assume como característica comum e indispensável da sua produção literária, emergindo de um lugar sombrio e silencioso para se movimentar num plano menos obscuro e com maior destaque, sendo, ele próprio, a voz do texto, subvertendo assim, numa sociedade tão dominantemente falocrática quanto hostilizada pela dominação masculina, as mentalidades e os modelos vigentes por uma sociedade que se quer mais igualitária, mais justa e feliz. É pela crescente evolução e importância que o feminino assume na ficção contemporânea e na literatura em geral, figurando-se, nesta dissertação, o feminino num lugar privilegiado, denunciado pela ambiguidade das vozes no feminino que se procede à leitura e análise nas obras de António Lobo Antunes, nomeadamente em Os Cus de Judas, A Ordem Natural das Coisas e O Esplendor de Portugal. Privilegiando nesta fase do nosso percurso de investigação e de escrita uma vertente essencialmente sociodiscursiva, este trabalho pretende dar conta, através de duas visões distintas do feminino, mas que (necessariamente) se intersetam –a saber, o feminino na autoria masculina e o feminino na voz “polifónica” de personagens femininas –, do papel e da imagem da mulher ao longo dos tempos espelhados pela literatura portuguesa contemporânea, salientando igualmente a importância destes dois pontos de vista, bem como a sua repercussão na estrutura e na textura do(género de) texto literário.
- As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literárioPublication . Paiva, José Henrique Martins de; Dias, Helena BárbaraO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.
- A leitura dos clássicos no percurso escolar dos alunos do 3º CicloPublication . Pires, Isabel Cristina PereiraTendo como ponto de partida a convicção da enorme importância que deve assumir a leitura dos Clássicos no nosso ensino secundário, pretendemos com este estudo contribuir para a sua valorização no contexto educativo atual. A orientação que seguimos para proporcionarmos uma leitura bem-sucedida dos Clássicos assenta no comparativismo. Foi nessa base que propusemos estratégias que nos parecem mais adequadas a uma descoberta mais apelativa e eficaz dos Clássicos. Com efeito consideramos da maior importância estabelecer, por um lado, as relações intertextuais entre os conteúdos literários, estudando os temas estruturantes que os sustentam e a sua articulação com a contextualização cultural e histórica e, por outro lado, as variações dos temas principais e o alargamento da sua análise, sempre que possível, a outras formas de arte. Dada a importância dos Clássicos como fonte de entendimento das grandes questões com que o homem se foi confrontando ao longo dos tempos, este trabalho visa mostrar como é imperioso no 3.º ciclo do ensino básico mudarmos as estratégias de leitura por forma a torná-los mais próximos, mais apelativos e imprescindíveis aos jovens, tendo em vista uma melhor integração destes na sociedade cada vez mais complexa em que vivem. O trabalho divide-se em três grandes áreas. Na 1.ª parte abordamos a leitura, aprofundando os aspetos essenciais da leitura literária em particular. A reflexão é em seguida alargada às práticas comparativistas. Na segunda e terceira partes tentamos definir o que são os clássicos, como devem ser lidos e de que forma estão incluídos no presente programa de Português. Na quarta parte, com base na metodologia e teoria comparativistas, apresentamos algumas estratégias inovadoras que podem vir a contribuir para uma leitura mais adequada e proveitosa dos Clássicos.
- A dedicatória na ficção portuguesa contemporânea : homenagem ou revelação?Publication . Viola, Ana Isabel; Seara, Isabel«A Dedicatória na Ficção Portuguesa Contemporânea: Homenagem ou Revelação?» é o resultado de uma investigação de mestrado que tem como objeto de estudo, tal como o título indicia, a dedicatória, mais precisamente a dedicatória de obra, impressa, elemento integrante do peritexto autoral. A análise, subsidiária da linguística textual e da análise do discurso, numa perspetiva enunciativa, visa compreender o funcionamento da dedicatória, enquanto texto e discurso, e apreender as suas funções como género discursivo. Demonstra-se, a partir da análise do corpus, a instabilidade deste género, que testemunha a evolução da literatura no que concerne aos movimentos, tendências e confluência de géneros, refletindo simultaneamente o meio histórico-social da sua produção. Procede-se a uma descrição prototípica do género dedicatória de obra, a partir do recenseamento das suas principais funções, considerando-se o contexto, as condições de produção e de receção dos discursos, bem como a singularidade das obras onde se inserem. Evidencia-se, neste trabalho, que a prática da dedicatória obedece a um ritual literário e que se configura como um elemento estratégico de referenciação e legitimação da obra. Demonstra-se igualmente que a dedicatória procede de uma intenção de sedução que visa captar leitores, pois ainda que a homenagem seja para o(s) dedicatário(s), é ao leitor que o seu discurso se destina.
- Ler por prazer : contributos para a promoção da leitura literária em contexto escolarPublication . Barreto, Maria Clara Marques; Coelho, Paula MendesCientes de que o hábito de ler, contribuindo decisivamente para a formação global do individuo, para uma melhor qualidade de vida, e condição essencial para o exercício da cidadania, constitui um forte indicador do nível de desenvolvimento de uma sociedade, sentimos vontade pessoal e necessidade profissional de aprofundar conhecimentos relativamente à promoção da leitura literária e aos benefícios que dela decorrem. Também à Escola – não o esqueçamos – compete trabalhar no sentido de desenvolver as competências leitoras, motivar para a leitura literária e formar leitores competentes. Levar os alunos a desfrutar do texto literário enquanto objeto estético plurissignificativo, catalisador de sensibilidade, criatividade, imaginação e bom gosto deve, assim, constituir uma das prioridades da Escola. A competência leitora – como muito bem sabemos – está intrinsecamente ligada ao conhecimento escolar e ao sucesso educativo, contribuindo para uma maior igualdade de oportunidades das nossas crianças e jovens. Há, no entanto, para além destas premissas, outra merecedora de consideração: a leitura literária enquanto atividade enriquecedora e gratificante, simultaneamente fonte de conhecimento, prazer e evasão. Assim, este estudo, desenvolvido junto de alunos da Escola Secundária Professor Doutor Flávio Pinto Resende, única escola secundária do concelho de Cinfães, visa dois objetivos essenciais: conhecer, por um lado, os hábitos de leitura literária da população discente matriculada no Ensino Secundário Regular e, por outro, delinear, em função do perfil traçado, um conjunto de atividades de promoção da leitura literária para, numa fase posterior, desenvolver junto dessa mesma população. Saliente-se o facto de o corpus textual proposto incidir essencialmente sobre a literatura portuguesa, pois acreditamos que temos excelentes autores, cuja obra urge dar a conhecer aos nossos jovens. Para tal, propomos que algumas das atividades a desenvolver se baseiem em conceitos-chave da literatura comparada que, como é sabido, oferece um campo de trabalho tão vasto quanto aliciante.
- O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais : a aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridadePublication . Fernandes, Maria Alexandra da Silva; Dias, Helena BárbaraO presente estudo, intitulado O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais: A aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridade tem por objetivo geral analisar as implicações que os recursos digitais têm no ensino da escrita e na aprendizagem do Português, centrando-se no domínio da ortografia e do processo de revisão de texto, e no potencial contributo que as tecnologias podem disponibilizar neste sentido. Seus objetivos específicos são (i) observar as diferenças entre atividades de escrita que não utilizam recursos digitais com as atividades de escrita que utilizam esse recursos; (ii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a compreensão de regras linguísticas, no plano da representação gráfica das palavras; (iii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a concentração dos alunos e para a sua disponibilidade para a prendizagem; (iv) observar a utilidade de recursos digitais para a superação de dificuldades e (v) contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes e dinâmicas. Para a realização desses objetivos, foi necessário aprofundar os estudos desenvolvidos sobre a competência da escrita (1), com destaque para a complexidade do processo de escrita e a dimensão ortográfica e investigar os estudos sobre (2) Aprender a ensinar com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Neste âmbito, descrevem-se as orientações feitas pelo Programa Nacional de Português para o Ensino Básico (2009) e é dado especial relevo aos contributos do processador de texto, no processo de revisão de texto e correção do erro. Como resultado foi, então, possível conjugar uma situação pedagógica de ensino e aprendizagem da escrita nas aulas de Português, 5º ano de escolaridade, com as tecnologias de informação e comunicação, explorando-se as potencialidades do computador/processador na recursividade do processo de escrita, na revisão do texto já escrito pelo aluno, conduzindo-o a tomada de decisões e, consequentemente a um aprofundamento da atitude reflexiva face ao seu próprio texto.