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- O processo/estratégias do ensino e aprendizagem da l. portuguesa como língua segunda em Cabo Verde - alfabetização: caso dos alunos do 2º ano do ensino básico obrigatório - R.GPublication . Cruz, Maria Teresa da; Falé, IsabelEm Cabo verde coexistem duas línguas: a Língua Não Materna - o Português, usufruindo de estatuto oficial, ou seja, de língua das situações formais de comunicação e de ensino e o Crioulo cabo-verdiano que é a Língua Materna e Nacional, sendo do quotidiano informal. Constate-se que a coexistência dessas duas línguas no seio da sociedade caboverdiana tem provocado alguma intriga de foro sociolinguístico e cultural. No entanto, sendo a Língua Portuguesa oficial e usada no ensino formal, o seu uso restringe-se a uma minoria dos cabo-verdianos e o processo de ensino/aprendizagem da mesma em Cabo Verde precisa de maior rigor pedagógico, principalmente no tocante as metodologias usadas. Apesar da existência do decreto-lei que define claramente como deve ser ensinada a língua portuguesa em Cabo Verde, nos últimos anos surgiu várias controvérsias em relação ao processo do ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Mesmo, a atual Ministra da Educação, Maritza Rosabal Peña, após a sua tomada de posse afirmou numa entrevista que o Português passaria a ser ensinado em Cabo Verde como língua estrangeira. Neste sentido, surge esta dissertação – Processos / Estratégias de Ensino E Aprendizagem da Língua Portuguesa, Como Segunda Língua em Cabo Verde – Alfabetização - Caso do 2° Ano do Ensino Básico Obrigatório. Esta dissertação está inserida no contexto de aprendizagem do português como Segunda Língua (L2), que tem como principal objetivo, a análise da situação do ensino da Língua Portuguesa como língua não materna em Cabo Verde. O presente trabalho encontra-se estruturado em cinco capítulos encaixados em três partes principais: teoria, reflexões e sugestões sobre a temática em questão. O primeiro capítulo desta dissertação clarifica alguns conceitos básicos relacionados com o tema, faz uma abordagem teórica sobre o processo ensino/aprendizagem da língua portuguesa como L2, apresenta para a reflexão sobre a situação sociolinguística em Cabo III Verde, recorrendo a argumentos citados em vários autores que enfatizam esta temática e que contribuem com reflexão sobre o Português como Língua Segunda – caso de Cabo Verde. Destaca alguns aspetos sobre a evolução e a situação do sistema educativo de Cabo Verde. É ainda dado destaque aos materiais didáticos e à importância das atividades lúdicas no processo ensino/aprendizagem. Apresenta-se ainda uma pequena reflexão sobre a avaliação diagnóstica e sobre a importância do professor no processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa como Língua Segunda. O segundo capítulo, abordam-se as opções metodológicas. Apresenta-se a metodologia usada ao longo da pesquisa, faz-se uma pequena caracterização do espaço onde decorre a pesquisa (país, ilha e concelho) e explica-se o procedimento da recolha de dados, descrevendo a população-alvo e amostra. Posteriormente, no terceiro capítulo, faz-se uma análise e apresentação dos resultados da pesquisa. O quarto capítulo, que corresponde a apresentação de algumas sugestões, assim como propostas de atividades para o ensino da língua portuguesa como língua segunda. Por fim, o último capítulo, onde são apresentadas algumas considerações finais e limitações do estudo.