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Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars

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  • Parents and the school library: a longitudinal studywith elementary schools in Portugal
    Publication . Bastos, Glória; Novo, Ana
    This longitudinal study investigates parental involvement in school libraries (SL) across four regions in Portugal, examining data from 2015, 2017, and 2019. It explores how parents engage with SL initiatives, particularly in reading promotion, and evaluates their perceptions of the SL’s role in academic success. The study highlights disparities in parental engagement across different regions and underscores the importance of effective communication and collaboration between parents and SLs. The findings reveal that enhanced parental involvement positively impacts students' learning outcomes, emphasizing the need for inclusive practices to foster stronger school-community ties.
  • Convergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus
    Publication . Novo, Ana; Ochôa, Paula; Gaspar Pinto, Leonor; Leitão, Paulo; Penteado, Pedro; Lourenço, Alexandra
    Um dos debates atuais em torno da influência e impacto da transição digital é o que diz respeito às novas competências e às mudanças nos perfis profissionais na área da convergência digital de bibliotecas, arquivos e museus, já que se inserem numa cultura de permanente inovação e novas linhas de atuação. Existindo ainda pouco conhecimento entre os vários stakeholders do setor sobre as mudanças necessárias, cabe às universidades promover o surgimento de cursos adequados à redefinição de fronteiras disciplinares que as competências digitais introduzem. Nesse sentido, no âmbito do Consórcio da Região de Lisboa do Projeto Universities Portugal - Connecting Knowledge, a Universidade Aberta e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa estruturaram o «Curso de Especialização em Cultura e Comunicação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus» e a «Pós-Graduação em Gestão da Informação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus», com o objetivo de desenvolver, atualizar e consolidar conhecimentos e competências em Ciência da Informação adequados aos perfis profissionais emergentes. Esta apresentação 24x7 visa, assim, sintetizar as principais linhas de convergência estratégica e disciplinar em debate e apresentar os formatos epistemológico e pedagógico em desenvolvimento pelas referidas instituições.
  • Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemia
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.
  • Learning with the school library: multi-literacies and collaboration
    Publication . Costa, Magda; Novo, Ana
    This article presents a research process framed in an action-research model, in the context of collaborative work, for which training was designed. Its objective was to put into practice the learning framework associated with the work of school libraries in Basic Education. With it, we tried to build and implement work tools that support teachers and students in the development of information literacy, in the construction of metacognitive strategies and, consequently, in the construction of autonomy processes, under the responsibility of a teacher librarian.
  • Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o global
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional
  • Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório Institucional
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    O trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.
  • Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional
    Publication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de Barros
    O trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
  • O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    A Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que as publicações se enquadram. O objetivo deste trabalho é a partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificar os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem. Efetua-se uma análise da representatividade destes objetivos globalmente e segmentada por comunidade (Teses e Dissertações, Recursos Educacionais e Publicações Científicas) e afere-se o respetivo grau de comprometimento para com os ODS. Analisam-se as variáveis e os padrões de comportamento associadas ao perfil dos depositantes e reflete-se sobre as vantagens e desvantagens da indicação dos ODS no auto depósito. Os resultados preliminares sugerem que, embora possa existir alguma limitação na auto avaliação pelos autores, o que poderá enviesar os resultados, o Repositório Aberto se constitui um sistema de informação, agregador e fonte de verificação por excelência para o fornecimento de indicadores relativos ao nível de compromisso da investigação UAb com os ODS.
  • School libraries and makerspaces: a metric research
    Publication . Jesus, Deise L.; Novo, Ana
    This paper is focused on the use of makerspaces in school libraries. The main objective was to identify, through a bibliometric analysis, the approach given in the scientific literature to the makerspace in school libraries. Using “Publish or Perish” software, 979 articles in English language and 108 articles in Portuguese and Spanish language were retrieved. The results obtained show that the Bradford’s Law is confirmed over this subject, the results are consistent with Lotka's Law but they couldn’t be confirmed with exactness. The theme presented an H index of 31; G index of 58. In the altmetric analysis the social media most used was Twitter followed by Facebook. The country with most mentions was the USA followed by the UK and Australia. In Portuguese and Spanish the results are much lower than in English, both in bibliometric and altmetric analysis.
  • ICT promoting the educational success of students with special educational needs (SEN)
    Publication . Silva, América; Novo, Ana
    This paper is based on the research carried out for a master’s degree dissertation at Universidade Aberta, Portugal, and analyzes the relevance of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in education, and the contribution they can give to the development of social and cognitive competences of students with special educational needs (SEN), by promoting their inclusion. This work took the form of a qualitative case study which focused on the universe of students with SEN attending the school under investigation. The participants were class tutors, ICT teachers and support service technicians and the methods of data collection were interviews, document analysis, non-participant direct observation and diaries. The conclusions show that ICT, being tools that promote motivation, autonomy, self - esteem and interaction, offer significant advantages for cognitive, physical, social and emotional development of students with SEN.