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- Learning with the school library: multi-literacies and collaborationPublication . Costa, Magda; Novo, AnaThis article presents a research process framed in an action-research model, in the context of collaborative work, for which training was designed. Its objective was to put into practice the learning framework associated with the work of school libraries in Basic Education. With it, we tried to build and implement work tools that support teachers and students in the development of information literacy, in the construction of metacognitive strategies and, consequently, in the construction of autonomy processes, under the responsibility of a teacher librarian.
- Os cursos profissionais no Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos: a voz dos alunos e da direçãoPublication . Larguinho, Cristina Maria Brás Caetano; Abelha, Marta; Henriques, SusanaO Ensino Profissional registou na última década taxas de sucesso superiores e taxas de abandono inferiores às do Ensino Regular, com exceção do ano de 2020 (dados da DireçãoGeral de Estatísticas da Educação e Ciência). Na análise comparativa dos dados estatísticos nacionais com os dados estatísticos do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, referentes a taxas de conclusão, retenção e desistência dos cursos profissionais desde 2009 é notória a inexistência de um padrão de regularidade nos dados do agrupamento, não acompanhando a tendência nacional. Neste sentido, pretendemos com este estudo dar voz aos alunos do Ensino Profissional e à direção do agrupamento, considerando que, com o estudo e conhecimento produzido, possamos identificar e refletir sobre as causas e possíveis soluções, que possam contribuir para a melhoria das taxas de conclusão e para a diminuição do abandono escolar neste tipo de ensino no agrupamento. Em termos metodológicos optámos por um estudo de caso, com combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos à análise documental, aplicámos um inquérito por questionário a 129 alunos do Ensino Profissional e realizámos entrevistas semiestruturadas. A primeira entrevista foi aplicada, em grupo focal, a 6 alunos finalistas e as restantes entrevistas semiestruturadas contaram com a participação do Diretor, do Coordenador do Ensino Não Regular, de dois Diretores de Curso e da Psicóloga do agrupamento. Posteriormente foi realizada a análise dos dados, com recurso ao tratamento estatístico dos dados quantitativos, e à análise de conteúdo dos dados qualitativos. Como principais resultados identificámos, por um lado, a satisfação geral dos alunos na escolha da escola, da área profissional e desta modalidade de ensino e, por outro, a ação da direção na procura de uma oferta para todos os seus alunos. Foram identificadas fragilidades motivacionais em alguns alunos deste modelo de ensino, lacunas ao nível dos recursos materiais, de formação e de financiamento atempado, bem como a necessidade de implementação de mecanismos de monitorização dos resultados e de satisfação interna, e com os parceiros, de forma a proporcionar ações/estratégias para aplicação de metodologias promotoras da qualidade do Ensino Profissional no agrupamento e que promovam a melhoria dos resultados/sucesso dos alunos.
- Interculturalidade e internacionalização das empresas portuguesas em Moçambique: colonialidade e decolonialidade, o caso FerpintaPublication . Rocha, Manuela; Vidal, Nuno; Caetano, João RelvãoA filosofia ocidental baseia-se essencialmente no pensamento moderno do velho continente europeu e, por conseguinte, as teses filosóficas diligenciaram diálogos e investigações baseadas nas categorias do pensamento moderno europeu. Assim se justifica a existência de uma recorrente deslegitimação das filosofias externas à filosofia europeia, em especial, denota-se uma discriminação excessiva no que se relaciona com o continente africano. Verifica-se a existência de uma teoria hegemónica que sempre classificou a produção de conhecimento africano como incapaz de um diálogo equânime com a tradição europeia. Esta tese, focada no objetivo de estudar e avaliar o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa em Moçambique, vai-se deparar com várias questões de interculturalidade ligadas a um quadro mental ainda arraigado na Colonialidade, focando-se na necessidade da Decolonialidade enquanto perspetiva oposta e alternativa e de perceber como as empresas, essencialmente Portuguesas e mais concretamente a empresa aqui objeto do estudo de caso, que foram para Moçambique ainda numa perspetiva da Colonialidade, enfrentaram inúmeros problemas daí resultantes, necessitando de um processo de Decolonialidade que aqui será analisado. Por isso, nesta tese coloca-se a seguinte questão: Tendo como estudo de caso a empresa Ferpinta em Moçambique, será que a eficácia de internacionalização depois da independência foi reduzida durante as primeiras fases precisamente pelo fato de os primeiros prospetores enviados terem sido antigos colonos, com uma perspetiva paternalista, de um certo complexo de superioridade cultural da Colonialidade? A empresa melhora a sua eficácia empresarial em Moçambique quando percebe que a suposta vantagem que pensava ter nos antigos colonos era afinal uma desvantagem, tendo optado por alterar a postura e o perfil de quem enviava para Moçambique e com isso conseguiu ultrapassar os anteriores obstáculos e deficiências dos anteriores agentes? Destas questões resultam as nossas hipóteses centrais: A eficácia de uma estratégia empresarial de internacionalização em África depois das independências é beneficiada pela adoção de uma perspetiva Decolonial. Numa tal estratégia de internacionalização empresarial, uma perspetiva Decolonial é especialmente importante quando a empresa é oriunda de uma antiga potência colonial e o mercado visado é o de uma ex-colónia dessa mesma potência devido a todo o histórico de relações de Colonialidade. A suposta vantagem competitiva empresarial de uma tal empresa, com base no facto de ser oriunda de uma ex-potência colonial será uma desvantagem caso a perspetiva dominante seja ainda de matriz da Colonialidade. Para respondermos a estas questões e aferirmos destas hipóteses, foi desenvolvida uma análise e discussão teórico-conceptual orientada por teóricos decoloniais, entre os quais muitos latino-americanos e pensadores africanos contemporâneos, sendo em grande parte produtores de estudos em língua francesa e inglesa. Seguidamente tomámos o estudo de caso da empresa Portuguesa Ferpinta, cuja estratégia de internacionalização em Moçambique nos pareceu um excelente exemplo para aferirmos das nossas hipóteses.