Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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- Actas do 10º Encontro Português de Computação GráficaPublication . Madeira, Joaquim; Marques, Jorge SalvadorA investigação, o desenvolvimento e o ensino na área da Computação Gráfica constituem, em Portugal, uma realidade positiva e de largas tradições. O Encontro Português de Computação Gráfica (EPCG), realizado no âmbito das actividades do Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG), tem permitido reunir regularmente, desde o 1º EPCG realizado também em Lisboa, mas no já longínquo mês de Julho de 1988, todos os que trabalham nesta área abrangente e com inúmeras aplicações. Pela primeira vez no historial destes Encontros, o 10º EPCG foi organizado em ligação estreita com as comunidades do Processamento de Imagem e da Visão por Computador, através da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP), salientando-se, assim, a acrescida colaboração, e a convergência, entre essas duas áreas e a Computação Gráfica. Este é o livro de actas deste 10º EPCG.
- Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo: situação actual nas Escolas Básicas IntegradasPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioEsta comunicação apresenta a situação actual da formação dos recursos humanos das equipas das Bibliotecas Escolares /Centros de Recursos Educativos (BE/CREs) das Escolas Básicas Integradas (EBIs) do ensino público Português que em 2005 estavam integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. Estudos extensivos feitos noutros países, como os EUA e o Reino Unido sugerem que os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de aprendizagem e de resolução de problemas quando os professores bibliotecários possuem formação específica para exercício de funções na biblioteca escolar. A análise preliminar dos dados obtidos através de um questionário indica que 32.4% dos professores bibliotecários não têm qualquer formação específica para desempenho de funções.
- Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?: the case of 20 selected onesPublication . Novo, AnaThis paper aims at describing the today’s reality of 20 school libraries (SL) belonging to Portuguese public basic integrated schools (Escolas Básicas Integradas, EBIs), which were in the school libraries network (Rede de Bibliotecas Escolares, RBE) till 2005, in terms of their human resources, clients, physical space, books and other materials’ collection and some ongoing activities. This paper is based on the field notes analysis and non-participant direct observation that took place at 20 SL during November and December 2006 and January 2007. This was the 2nd phase, out of four, of a PhD program research for which was adopted a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques. In this sense, the majority of data were obtained through semi-structured interviews and field notes taken during about 4 hours of non participant direct observation to selected respondents. By the end of this research phase it was found that the most significant element in bring about improvements was the commitment and support of the school’s management board. Nevertheless, school libraries with more students coming in, more activities, larger and catalogued/classified book stock, more equipment and with better physical space, have team members with adequate training for the development of their tasks and roles. Recommendations/suggestions are given both to school management boards and the ones responsible for the development of school libraries in schools, the RBE and the regional education authorities, aiming at placing school libraries on the top educational priorities, therefore recognizing them as an important point of access to information for everyone.
- The value of collaboration: who, how, whyPublication . Novo, AnaThe qualitative analysis done on interviews to 20 teacher librarians, about their perceptions on factors that might impact students’ educational success seems to reveal that collaborative work is one of the conditions for this success to exist and one of the biggest challenges to those teachers. The theme collaboration appears in the discourse of all interviewees and it was not found significant differences of opinion, in what refers to its importance, between teachers with and without specific training to perform their tasks in the school libraries belonging to schools with diverse characteristics and geographical location. Nevertheless, it was not identified any real collaboration practices between teachers but only cases of coordination and / or cooperation. Some of the conditions most referred by the interviewed teacher librarians as “against” to and “in favour” of collaborative work and educational success, where respectively, lack of time and the existence of a full time teacher librarian. Some suggestions and / or recommendations are done to the responsible for the organisation and development of school libraries as to gather efforts to get the teacher librarian post institutionalised, and to the school management boards to implement and stimulate true collaborative work between teachers and teacher librarian, aiming at the students’ educational success. specific training might have on students’ educational success, and to gather diverse opinions, TL with (WT) and with out (WOT) specific training, to perform their duties at the SL were interviewed. The interviews were taped, with the interviewee’s agreement, and their qualitative analysis was supported by the use of ATLAS.ti software.
- Academic achievement and/or educational attainment : the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in PortugalPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioThis paper aims at analysing 20 teacher librarians definitions’ of academic achievement and educational attainment targeting their students’ preparation for the future. Reflection is also done on how these teacher librarians see their roles and specific qualifications in relation with those concepts. This research work, belonging to a PhD program, is focused on School Libraries of Portuguese public elementary integrated schools, which were in the school libraries network till 2005. This research used a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques.
- O desbaste da colecção : um adjuvante da leitura?Publication . Póvoa, Maria Clara de Oliveira; Vasconcelos, Ana IsabelO objectivo desta comunicação é demonstrar que uma colecção sujeita a um desbaste criteriosamente efectuado favorece a leitura. A cada vez maior utilização da Biblioteca Escolar, a par com a criação do Plano Nacional de Leitura (PNL) nos 1º, 2º e 3º Ciclos e com a obrigatoriedade de se estabelecerem Contratos de Leitura, a nível da disciplina de Português, no Ensino Secundário vêm necessariamente provocar alterações na constituição, desenvolvimento e gestão dos fundos documentais. Este facto realçou a necessidade de se proceder à avaliação sistemática da colecção da BE, tornando-se fundamental a implementação de uma Política de Desenvolvimento de Colecções. Esta “Política” vai, entre outros aspectos, estabelecer princípios claros e fundamentados para a acção de selecção, encontrando-se este processo na base de duas actividades complementares: a aquisição e o desbaste. É sobre este último procedimento e sobre as suas implicações na optimização da gestão da colecção – nomeadamente na organização do espaço e na recuperação da informação --, que nos propomos debruçar nesta comunicação. Complementaremos esta reflexão com a apresentação de um estudo empírico realizado num conjunto de bibliotecas escolares portuguesas e que teve como objectivo perceber e explicar as atitudes dos responsáveis pela colecção relativamente ao desbaste da mesma. Concluiremos, demonstrando que uma colecção sistematicamente sujeita a desbaste é uma colecção que facilita e promove a leitura.
- Os recursos de informação e as bibliotecas no contexto das universidades de ensino a distância : atas do I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a DistânciaPublication . Pais, Carlos Castilho; Carvalho, MadalenaPromovido pelos Serviços de Documentação da UAb e pela Coordenação da Licenciatura em Ciências da Informação e da Comunicação, o I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância realizou-se no dia 19 de outubro de 2013 na sede da Universidade Aberta. Subordinado ao lema: “Os Recursos de Informação e as Bibliotecas no Contexto das Universidades de Ensino a Distância”, este Encontro pretendeu constituir-se como um fórum de partilha, de debate e de aperfeiçoamento técnico para os profissionais que desenvolvem a sua atividade nas bibliotecas das instituições e ensino superior a distância, em Portugal e em Espanha, bem como para os docentes e os alunos e ex‐alunos das Ciências da Informação e da Documentação, para além do público interessado na sua temática. Das temáticas abordadas destacam-se: • Perspetivar a gestão dos recursos de informação a distância; • Conhecer as tendências nos processos de descoberta, acesso e uso da informação, no contexto da aprendizagem a distância; • Ouvir os utilizadores; • Divulgar e partilhar boas práticas; • Debater os desafios e os futuros cenários de intervenção e trabalho; • Criar uma rede das bibliotecas das universidades de ensino a distância ibéricas.
- 2º Encontro Bibliotecas do Ensino Superior : partilha, criatividade e engenho: relatório e conclusõesPublication . Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BADApresentam-se neste documento as principais linhas de reflexão e debate que ao longo dos dois dias de encontro foram o mote para levar à prática a partilha, a criatividade e o engenho no quotidiano das bibliotecas de ensino superior em Portugal
- O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas característicasPublication . Novo, AnaA utilização da gestão estratégica tem sido sugerida como uma forma eficaz para ajudar os serviços de informação a definirem e desenvolverem estratégias para sobreviver, ter sucesso e conseguir alcançar as suas metas e objetivos num mundo cada vez mais instável e em constante evolução. O profissional da informação assume assim o papel de gestor estratégico e a responsabilidade que lhe é atribuída exige um perfil profissional diversificado e complexo. É neste cenário que, no âmbito da docência de uma UC da Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Aberta, e desde 2011/2012, se tem vindo a propor aos estudantes, uma reflexão sobre as características mais necessárias ao profissional da informação, agora e no futuro, na cada vez mais exigente sociedade da informação e do conhecimento, com a geração Y como utilizadora desses mesmos serviços. A análise dos diversos relatórios efetuados pelos estudantes, assim como das suas participações individuais em fóruns de discussão, permite identificar e fundamentar as cinco características, tidas como essenciais, traçando o perfil do atual profissional e gestor estratégico de serviços de informação.
- Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhadaPublication . Novo, AnaEsta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre novembro 2006 e janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2.º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.