Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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- 2º Encontro Bibliotecas do Ensino Superior : partilha, criatividade e engenho: relatório e conclusõesPublication . Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BADApresentam-se neste documento as principais linhas de reflexão e debate que ao longo dos dois dias de encontro foram o mote para levar à prática a partilha, a criatividade e o engenho no quotidiano das bibliotecas de ensino superior em Portugal
- Academic achievement and/or educational attainment : the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in PortugalPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioThis paper aims at analysing 20 teacher librarians definitions’ of academic achievement and educational attainment targeting their students’ preparation for the future. Reflection is also done on how these teacher librarians see their roles and specific qualifications in relation with those concepts. This research work, belonging to a PhD program, is focused on School Libraries of Portuguese public elementary integrated schools, which were in the school libraries network till 2005. This research used a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques.
- Actas do 10º Encontro Português de Computação GráficaPublication . Madeira, Joaquim; Marques, Jorge SalvadorA investigação, o desenvolvimento e o ensino na área da Computação Gráfica constituem, em Portugal, uma realidade positiva e de largas tradições. O Encontro Português de Computação Gráfica (EPCG), realizado no âmbito das actividades do Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG), tem permitido reunir regularmente, desde o 1º EPCG realizado também em Lisboa, mas no já longínquo mês de Julho de 1988, todos os que trabalham nesta área abrangente e com inúmeras aplicações. Pela primeira vez no historial destes Encontros, o 10º EPCG foi organizado em ligação estreita com as comunidades do Processamento de Imagem e da Visão por Computador, através da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP), salientando-se, assim, a acrescida colaboração, e a convergência, entre essas duas áreas e a Computação Gráfica. Este é o livro de actas deste 10º EPCG.
- Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade AbertaPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelNesta comunicação pretende-se analisar e comentar as potencialidades de uma experiência de ensino em e-learning, no âmbito de uma oferta formativa de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e Documentação (CID). Trata-se de um curso oferecido pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), e que foi concebido com base num Modelo Pedagógico Virtual próprio (MPV®). Este modelo foi criado tendo em conta as oportunidades proporcionadas pela formação online e pelos desafios da educação em rede, explorando de forma pedagógica os recursos digitais e as funcionalidades da plataforma Moodle. Assente numa comunicação essencialmente realizada de forma assíncrona, o modelo aplicado adequa-se de forma particular a estudantes que, inseridos no mercado de trabalho, se veem impedidos de frequentar uma formação superior presencial. Por outro lado, a conceção do curso teve em conta uma auscultação do mercado e a identificação de necessidades concretas de formação de um público que, já se encontrando a desempenhar funções em unidades de informação, não possuía formação de nível superior em CID. Tomando como referente este contexto, em termos metodológicos procedeu-se a uma apreciação reflexiva do curso. Essa análise incidiu sobre o plano curricular, a sua configuração no âmbito do MPV, e um conjunto de dados quantitativos que foram recolhidos ao longo do percurso desenvolvido, nomeadamente através de um inquérito de satisfação aplicado anualmente aos estudantes. Do exame efetuado é possível concluir que esta oferta formativa, que constituiu simultaneamente um desafio para a UAb e uma oportunidade para um grupo específico de profissionais da informação, explorou de forma consequente as potencialidades oferecidas por este sistema de e-learning e pelos recursos digitais.
- Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?: the case of 20 selected onesPublication . Novo, AnaThis paper aims at describing the today’s reality of 20 school libraries (SL) belonging to Portuguese public basic integrated schools (Escolas Básicas Integradas, EBIs), which were in the school libraries network (Rede de Bibliotecas Escolares, RBE) till 2005, in terms of their human resources, clients, physical space, books and other materials’ collection and some ongoing activities. This paper is based on the field notes analysis and non-participant direct observation that took place at 20 SL during November and December 2006 and January 2007. This was the 2nd phase, out of four, of a PhD program research for which was adopted a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques. In this sense, the majority of data were obtained through semi-structured interviews and field notes taken during about 4 hours of non participant direct observation to selected respondents. By the end of this research phase it was found that the most significant element in bring about improvements was the commitment and support of the school’s management board. Nevertheless, school libraries with more students coming in, more activities, larger and catalogued/classified book stock, more equipment and with better physical space, have team members with adequate training for the development of their tasks and roles. Recommendations/suggestions are given both to school management boards and the ones responsible for the development of school libraries in schools, the RBE and the regional education authorities, aiming at placing school libraries on the top educational priorities, therefore recognizing them as an important point of access to information for everyone.
- Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta: recursos educacionais em acesso abertoPublication . Carvalho, MadalenaO trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, na disponibilização do acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita à Universidade Aberta disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela sua produção audiovisual bem como das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Através desta ferramenta é possível a disponibilização, em acesso aberto, de recursos educacionais de cariz científico e pedagógico, mas também histórico, pois para além do mais, os documentos em acervo, são testemunho dos métodos e práticas, utilizadas pelas instituições que em Portugal foram pioneiras no ensino a distância. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções. A aposta no desenvolvimento desta ferramenta assume grande relevância para o sucesso do investimento que a UAb efetua no desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA).
- Bibliotecas da Universidade Aberta: integração e gestão de leitores através do software KohaPublication . Carvalho, Madalena; Rodrigues, Vítor; Marcos, Isabel MarquesPartilhar a experiência da Universidade Aberta com a aquisição do software Koha para a gestão das atividades das Bibliotecas da UAb. Para além do processo de implementação do software, apresenta-se o projeto de autenticação de leitores, integrado na dinâmica do Campus Virtual da UAb.
- As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBEPublication . Silva, Lázaro; Novo, AnaEsta comunicação visa contribuir para o melhor conhecimento das Bibliotecas Escolares na região autónoma dos Açores no âmbito do importante papel que têm vindo a desempenhar na promoção do sucesso escolar dos alunos. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar o cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática na região da recém-criada Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade, pouco ou deficientemente estudada, e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Foi adotada uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos 38 coordenadores de Bibliotecas Escolares dos Açores, e b) cariz qualitativo, com cinco inquéritos por entrevista. Os resultados deste estudo parecem indicar que os agentes de educação envolvidos nas Bibliotecas Escolares dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige.
- Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhadaPublication . Novo, AnaEsta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre novembro 2006 e janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2.º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.
- Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhadaPublication . Novo, AnaEsta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.