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- Integração de crianças recém-chegadas a Portugal numa escola do 1º ciclo de escolaridadePublication . Botas, Dilaila; Moreira, DarlindaNum tempo caraterizado pela diversidade cultural, a escola tem também de desenvolver uma perspetiva inclusiva e de ser um espaço aberto a todos e para todos, apoiando-se numa ideologia abalizada pelo princípio da democracia e igualdade o que significa que a diversidade que existe na escola, nos seus múltiplos aspetos, tais como as diferentes línguas, religiões e costumes tem de ser objeto de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades de todos. O presente artigo aborda a problemática do acolhimento e da integração de alunos provenientes de diferentes nacionalidades através do acompanhamento de várias crianças numa escola do 1º ciclo de escolaridade localizada na região da grande Lisboa, onde os alunos de origem não portuguesa correspondem a cerca de dez por cento da população escolar. O principal objetivo da investigação é procurar compreender quais as práticas escolares inerentes aos processos de receção e integração face aos alunos recém-chegados. Metodologicamente, esta pesquisa utiliza uma abordagem etnográfica, incidindo o processo de recolha de dados na observação participante. Também foram realizadas conversas informais com os professores e pais donde resultaram informações que completaram o registo de campo. Através de um acompanhamento de proximidade em locais diversificados, como o recreio e o refeitório a investigação focou-se no processo de integração escolar de nove crianças recém- chegadas a Portugal, que ingressaram na escola anos letivos 2011/2012 e 2012/2013 destacando-se as seguintes dimensões: Notas biográfica; Entrada na escola: Início do processo escolar; Convívio com os adultos; Problemas e necessidades do dia a dia. O grupo de alunos pertence à faixa etária entre os 7 e 10 anos de idade e são falantes de diferentes línguas maternas. Devido a essa situação foram sujeitos a um teste diagnóstico de modo a aferir-se o seu nível de proficiência linguística. A análise de dados teve como referência três momentos: descrição, análise e interpretação e permite desde já concluir que estes nove alunos ingressaram todos na escola de forma muito similar, obedecendo aos mesmos procedimentos: matricula no ano de escolaridade correspondente ao que já frequentavam no seu país. Também o seu primeiro dia de aulas decorreu de forma semelhante. Acompanhados por um familiar apresentaram-se na sala onde conheceram a professora e os colegas, iniciando a sua vida escola no dia seguinte. Neste processo a família demonstrou interesse e tentou sempre acompanhar a integração do aluno no novo ambiente, comparecendo sempre que convocada pela professora e auxiliando o aluno, de acordo com as suas possibilidades, na realização dos trabalhos de casa. A escola preocupa-se com que haja igualdade de acesso, no entanto não tem, nem desenvolve projetos diferenciados para facilitar a integração dos alunos recém - chegados. Emergindo que os principais agentes de inclusão são os alunos portugueses ou estrangeiros com mais tempos de permanência, os professores e os auxiliares de educação. As rotinas simples da vida escola são aprendidas informalmente entre pares no contexto exterior à sala de aula.
- Inovação e formação na sociedade digital: ambientes virtuais, tecnologias e serius gamesPublication . Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, AngélicaA mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação aberta e em rede, exige uma política ativa de formação, de conversão digital, para garantir práticas pedagógicas de qualidade, através de programas de qualificação com o recurso a tecnologias digitais interativas. Neste sentido, torna-se necessário uma valorização institucional da prática da educação online a par de um investimento na formação para a docência online. É no quadro dessas necessidades identificadas ao nível da e-Docência que surge a presente obra, Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games, que se centra na formação e nos possíveis cenários personalizáveis e virtuais de aprendizagem de interação lúdica, dinâmica, estimulante e cooperativa, destacando a importância dos jogos digitais no que respeita à capacitação e promoção de competências sociais, académicas e profissionais.
- Contar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vidaPublication . Cardoso, Ricardo; Moreira, DarlindaEste artigo apresenta resultados preliminares de um estudo que se enquadra numa investigação decorrente no âmbito de um doutoramento onde, através de uma experiência educativa, se aborda a construção da identidade, na sua relação com o mundo, de 6 mulheres socialmente vulneráveis, com idades entre os 53 e os 78 anos, residentes no norte de Portugal. Pretende-se compreender se, ao narrarem as suas histórias de vida, ficam mais ou menos conscientes de si mesmas, numa partilha intercultural das suas experiências com outros sujeitos. Pretende-se igualmente envolver as participantes num processo de conhecimento numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
- Sustainable universities: a study of critical success factors for participatory approachesPublication . Disterheft, Antje; Caeiro, Sandra; Azeiteiro, Ulisses; Filho, Walter LealParticipatory approaches can be seen as a requirement, but also as a benefit to the overall paradigm change towards sustainable development and contribute towards the integration of sustainability concept into the university culture. So far, there have been comparatively few research studies on participation within sustainability implementation at university level, and a more differentiated understanding of these processes is still missing, both in the practice of conducting a participatory process and in the sustainability assessment. This paper addresses some of the failures and successes experienced within participatory approaches in campus sustainability initiatives, and deduces a set of critical success factors and emergent clusters that can help to integrate the dimensions of participation more inclusively into sustainability assessment. Following a qualitative approach and inspired by the Delphimethod, semi-structured expert interviews (N ¼ 15) and four focus group discussions (N ¼ 36), with participants coming from twenty different countries in total, were conducted and compared according to qualitative content analysis. Findings give empirical evidence to some of the characteristics related to stakeholder engagement, and associate higher education for sustainable development to empowerment and capacity building, shifting away from a previous focus on environmental sustainability. The success of participatory approaches is interdependent with structural institutional conditions and the persons engaged, highlighting the importance of specific skills and participatory competencies. A better integration of the dimensions of participation into sustainability assessment practices can help in defining and establishing participatory approaches on institutional level and fostering a culture of participation in the transition to sustainable universities.
- A regulação no espaço europeu : comparações e a opinião dos municípios do distrito de SetúbalPublication . Almeida, Octávio; Jacquinet, Marc; Martinho, Ana PaulaTendo em conta as suas características próprias, a sua importância para a vida, a sua existência em termos de gestão como um monopólio natural, a Água não pode ser considerada como uma "Mercadoria". A água é justamente considerada, mesmo ao nível da UN, como um Direito Humano e um dos mais importantes, senão o mais importante, de entre os Recursos Comuns. A defesa dos recursos comuns encontra-se ligada à noção de Instituição. Utilizando um conceito alargado de Instituição, estas podem ser estruturas, mas também regras e regulamentos e ainda normas comportamentais. Consideramos nesta investigação a regulação e as entidades reguladoras como Instituições. A Regulação na União Europeia não é uniforme, e nalguns países, como é o caso de Portugal, é ainda recente. No setor das águas a Regulação aparece ligada ao alargamento da gestão de sistemas por entidades privadas que passaram a poder intervir na gestão plena de infraestruturas de abastecimento de água, fundamentalmente na distribuição, recolha e tratamento de esgoto, e recolha e tratamento de resíduos sólidos. O setor alterou a sua filosofia de quase exclusividade pública da propriedade com o grande impacto das privatizações ocorridas em Inglaterra e depois no grande alargamento da atividade a Concessões, por longos períodos, em vários países europeus. O trabalho a apresentar, sob a forma de intervenção oral, dará conta dos resultados de um questionário desenvolvido e aplicado em 2014, nos 27 países da União Europeia, envolvendo: entidades reguladoras, quando existem, entidades gestoras, organizações de defesa do Consumidor e a comunidade académica. Neste trabalho será apresentada a situação geral da UE, em comparação com o quadro vigente em Portugal, quanto ao Quadro de Atribuições e Competências, formas organizativas do Regulador, formas de Nomeação do seu órgão Executivo, formas de financiamento, maiores áreas de atuação e forma de intervenção: vinculativa ou de recomendação. Paralelamente ao Questionário referido, foi feito um contacto direto com responsáveis autárquicos e de entidades gestoras privadas, em regime de Concessão, no Distrito de Setúbal, e também serão apresentadas as principais conclusões das Entrevistas realizadas, abordando a atuação do regulador em Portugal.
- A eficiência dos sistemas de água em Portugal e a sua ligação com os níveis de perdas de água : a opinião dos municípiosPublication . Almeida, Octávio; Jacquinet, Marc; Martinho, Ana PaulaO acesso do ser humano aos bens comuns é essencial para o seu bem-estar. As Nações Unidas consideram a água com um dos maiores bens comuns. Para defender esse recurso e universalizar o seu uso é necessário tornar sustentável a sua gestão. As elevadas Perdas de Água que se registam em Portugal e outras medidas organizativas previstas nos Planos Estratégicos para o setor e não realizadas, põem em causa essa sustentabilidade, do setor e em particular das Entidades Gestoras. Combater as Perdas de Água é essencial para que o seu acesso seja possível a todos os cidadãos. A Entidade Reguladora do setor, deve defender a qualidade dos serviços, a sua justa distribuição e a sustentabilidade dos recursos, utilizando para isso mecanismo legais, de formação e informação, mas também instrumentos financeiros e fiscais. Assim, o objetivo do presente trabalho é aprofundar o conhecimento das medidas de combate às Perdas de Água bem como o quadro de Atribuições e Competências do Regulador, que permita tornar sustentável a gestão dos sistemas de Abastecimento de Água, após os elevados investimentos efetuados no setor nos últimos 20 anos em Portugal. Para o efeito foram realizadas um conjunto de Entrevistas aos responsáveis de vários municípios, numa região considerada representativa e deste modo foi recolhida a opinião de eleitos locais, quer quanto às Perdas de Água, quer quanto ao papel que a Entidade Reguladora deverá ter no apoio às Entidades Gestoras para melhorarem os seus níveis de Eficiência em geral, e no combate às Perdas de Água, em particular, diminuindo progressivamente os elevados valores de água não faturada ainda muito significativos em Portugal.
- Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade AbertaPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelNesta comunicação pretende-se analisar e comentar as potencialidades de uma experiência de ensino em e-learning, no âmbito de uma oferta formativa de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e Documentação (CID). Trata-se de um curso oferecido pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), e que foi concebido com base num Modelo Pedagógico Virtual próprio (MPV®). Este modelo foi criado tendo em conta as oportunidades proporcionadas pela formação online e pelos desafios da educação em rede, explorando de forma pedagógica os recursos digitais e as funcionalidades da plataforma Moodle. Assente numa comunicação essencialmente realizada de forma assíncrona, o modelo aplicado adequa-se de forma particular a estudantes que, inseridos no mercado de trabalho, se veem impedidos de frequentar uma formação superior presencial. Por outro lado, a conceção do curso teve em conta uma auscultação do mercado e a identificação de necessidades concretas de formação de um público que, já se encontrando a desempenhar funções em unidades de informação, não possuía formação de nível superior em CID. Tomando como referente este contexto, em termos metodológicos procedeu-se a uma apreciação reflexiva do curso. Essa análise incidiu sobre o plano curricular, a sua configuração no âmbito do MPV, e um conjunto de dados quantitativos que foram recolhidos ao longo do percurso desenvolvido, nomeadamente através de um inquérito de satisfação aplicado anualmente aos estudantes. Do exame efetuado é possível concluir que esta oferta formativa, que constituiu simultaneamente um desafio para a UAb e uma oportunidade para um grupo específico de profissionais da informação, explorou de forma consequente as potencialidades oferecidas por este sistema de e-learning e pelos recursos digitais.
- Bridges for a more sustainable future: joining Environmental Management for Sustainable Universities (EMSU) and the European Roundtable for Sustainable Consumption and Production (ERSCP) conferencesPublication . Lozano, Rodrigo; Ciliz, Nilgun; Ramos, Tomás B.; Blok, Vincent; Caeiro, Sandra; van Hoof, Bernardus; Huisingh, Donald
- External school evaluation : teachers’ perspectives : two case studies from Northern PortugalPublication . Seabra, Filipa; Morgado, José CarlosThe external evaluation of non-higher education schools in Portugal has been developed by the General Inspectorate of Education since 2006. A first cycle of evaluation was completed, covering all educational units in continental Portugal up to 2011. The model of evaluation has since been subject to alterations, and a second cycle of evaluation is now coming to an end. The current model of evaluation is based on documental analysis, analysis of students’ results, and panel interviews with a variety of representatives of the school community, and addresses three domains: results, provision of educational service and management. This paper is part of an ongoing research project, developed by 6 universities and supported by the Portuguese Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE-CED/116674/2010) which intends to analyse the impacts and effects this process of external evaluation has had on Portuguese schools. This project includes a variety of perspectives and methodologies. In particular, we will focus on two case studies undertaken in two schools from the northern region of Portugal, and more specifically on the perspectives expressed by the teachers of those schools. These particular schools were chosen because they have been evaluated twice and represent different educational levels (basic and secondary), contexts and results. These case studies included the analysis of documental data, interviews to key informants and a questionnaire directed to teachers (n = 141) – the latter will be the main focus of this paper. Teachers are essential elements of the school community when considering the impacts of external evaluation, as any changes directed at teaching practices, student evaluation, among others are only possible through their direct action and implication. Therefore, their perceptions on the process and its impacts are crucial to the understanding of what does and does not change in schools as a consequence of external evaluation. Although teachers’ opinions are not homogenous and each school reveals a number of differences when it comes to teachers’ perceptions of School Evaluation, it was possible to stress some areas as the most and as the least consensual. Teachers in both schools agree External School Evaluation (ESE) is useful for the identification of the schools’ strengths and weaknesses, values students’ external evaluation results, imposes a model for schools internal evaluation (and in fact contributes to the very existence of internal evaluation practices), and contributes to schools improvement. However teachers in both schools do not believe ESE contributes to teachers’ autonomy produces changes in how curriculum is managed, or leads to innovative teaching practices. These results point to a greater emphasis on change at the levels of school management, self-evaluation and particularly internal evaluation, but little impact on the teaching practices. We believe the classroom is at the core of school practices and teaching processes are essential to any measure of school quality and to their impacts on student learning.
- Experiences from the implementation of sustainable development in higher education institutions: environmental management for sustainable universitiesPublication . Ramos, Tomás B.; Caeiro, Sandra; van Hoof, Bart; Lozano, Rodrigo; Huisingh, Donald; Ceulemans, KimDuring the last decades several international initiatives have emphasised that education is an imperative for societies to become more sustainable. This special volume stream is comprised of 33 papers that illustrate some of the efforts being taken by higher education institutions to contribute to sustainability. The majority of the papers were presented at the European Roundtable on Sustainable Consumption and Production e Environmental Management for Sustainable Universities conference in Istanbul, Turkey in 2013. The papers address topics such as implementation of sustainable development, stakeholder engagement and participation, campus operations, sustainability reporting and assessment, organisational change management, and curriculum development. the papers in this special volume stream provide significant steps for the higher education for sustainable development discipline by exploring new and rethink theories, approaches, concepts, methods, and frameworks, as well as providing case studies and guidelines for practitioners. As the collection of papers shows, there have been many efforts in the implementation of sustainable development in higher education institutions; however, there are still many challenges to integrate sustainable development into their systems, and many opportunities for research in the topic.