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- Conhecimento da comunidade local para a elaboração e implementação de programas intergeracionais : nota de pesquisaPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNo presente estudo ilustra-se o processo de coleta de informações, de modo inter-relacionado e multidimensional, sobre a freguesia do Bonfim da cidade do Porto, por meio da sua caracterização sociodemográfica. Pretende-se assim identificar possibilidades/potencialidades e recursos, bem como problemas e dificuldades sob a forma de necessidades que orientarão o conhecimento da comunidade local e o aprofundamento da análise de demandas em fases posteriores, necessárias ao desenho e implementação de programas intergeracionais.
- Primitivas e integraisPublication . Costa, Fernando Pestana daEste texto foi elaborado para apoio a uma Ação de Formação (“Primitivas e Integrais no novo Programa do Secundário de Matemática A”, da Sociedade Portuguesa de Matemática, registada com o nº CCPFC/ACC-79563/14) dirigida a professores do Ensino Secundário que tem como objetivo o refrescamento e a atualização de conhecimentos sobre primitivas e integrais de funções reais de uma variável real. A abordagem, em termos de extensão e profundidade, é, essencialmente, a que é usual no primeiro ano de uma licenciatura em Matemática, com uma exceção importante: a definição formal do integral de Riemann e a caracterização das funções integráveis estão ausentes. No entanto, é abordada a primitivação em termos finitos, que não é usualmente tratada num primeiro curso de primitivação e integração, mas constitui um assunto clássico cujo conhecimento pelos professores é enriquecedor. Atendendo a que o público-alvo deste texto tem uma maturidade matemática superior à de quem estuda estes temas pela primeira vez, poderão ocorrer, ao longo do texto, referências a assuntos e resultados exteriores aos temas tratados no Ensino Secundário mas que deverão ser do conhecimento dos leitores. As secções ou subsecções assinaladas por ** ou por * são inteiramente constituídas por assuntos que não fazem parte da matéria abordada no Ensino Secundário.
- A cidadania, o universalismo e a diferençaPublication . Costa, Paulo ManuelO debate contemporâneo sobre a cidadania tem sido dominado por três correntes teóricas: o liberalismo, o comunitarismo e o republicanismo. Ele revela diferentes formas de conceptualização da cidadania e, consequentemente, uma diversidade de propostas para o desenho e a organização das instituições políticas. Neste artigo, pretendemos apreender como essas teorias lidam com a questão específica da diferença e da diversidade cultural. A sistematização do debate foi efetuada com referência a quatro eixos temáticos fundamentais: em primeiro lugar, a articulação que deverá ser estabelecida entre o espaço público e a esfera privada; em função dessa articulação, qual a identidade prevalecente na comunidade política; em terceiro lugar, qual o papel atribuído à participação política; e, por fim, os reflexos que a cidadania poderá ter na coesão social da comunidade política. A existência de um núcleo de valores e princípios comuns é fundamental para a estabilidade e a coesão social da comunidade, mas ele terá de ser capaz de incorporar a diferença, de modo a desenvolver uma identidade que possa ser partilhada pelos vários grupos culturais e étnicos, evitando assim a exclusão, a marginalização e a opressão. A melhor via para assegurar a expansão quantitativa e qualitativa da cidadania parece ser aquela que promove a participação e o envolvimento dos indivíduos e dos grupos nos processos de (re)definição de valores e dos princípios comuns que assegurem a (con)vivência conjunta. Esse processo parece supor ainda o afastamento de leituras rígidas e dogmáticas dos princípios liberais e a recusa de reivindicações e de princípios não liberais, nomeadamente aqueles que questionem a liberdade dos indivíduos face ao poder político e aos grupos sociais.
- Identity trends of academics at the Universidade Aberta (Portuguese Open University)Publication . Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Aires, LuísaAs a result of the European crises, higher education institutions have been affected by dramatic budgets cuts that have repercussions in the quality of education, in the financial support for research, in students support as well as in the faculty’s capacity to promote their own professional development. Moreover advances in communication technology have been radically transforming all the different dimensions of academic life. This chapter presents the analytical perspective of three academic women that belong to the Department of Education and Distance Education in the Portuguese Open Education University and who have lived through the profound transformations in their university that have impact in pedagogical approaches, content and teaching materials, student population, and methodologies.as well as in social adjustments related to: how the national framework of faculty professional development integrates the differences of our institution and how we act before them.
- Polymer measure: varadhan's renormalization revisitedPublication . Bock, Wolfgang; Oliveira, Maria João; Silva, José Luís da; Streit, LudwigThrough chaos decomposition we improve the Varadhan estimate for the rate of convergence of the centered approximate self-intersection local time of planar Brownian motion.
- Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhadaPublication . Novo, AnaEsta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.
- Performing and evaluating (non)modernities of Portuguese migrant figures on YouTube: the case of Antonio de CarglouchPublication . Koven, Michèle; Marques, Isabelle SimõesWe analyze how France-bassed YouTube comedic performers Ro et Cut enact the stylized figure of a Portuguese migrant in France, Antonio, in their most popular video, Carglouch.We then examine how commenters respond to the enactment.Specifically,we apply Irvine and Gal’s notion of semiotic differentiation to study how participants use language to construct and apply polycentric notions of modernity/nonmodernity.This allows us to analyze how YouTube performers and commenters produce their own and Antonio’s relative (non)modernity,as they orient to diferente versions of a modern/nonmodern axis of differentiation, situated in multiple‘centers’: France, Portugal, or Europe.That is, participants either interpret Antonio as a nonmodern immigrant in France, a nonmodern emigrant from Portugal,or an international representative of Portugal, spreading nonmodern images of Portugal abroad.We then consider how participants bring these differently centered images of the nonmodern Other into dialogue with each Other, with diferente outcomes for variously positioned participants.
- Emissão Nº 94Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoBanco de vídeo FCCN: Protocolo entre a Universidade Aberta (UAb) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, Pólo FCCN- Fundação para a Computação Científica Nacional; Depoimentos do professor Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta, de João Nuno Ferreira, vogal da FCT, de Vítor Rocio, Pró-reitor da UAb e de João Gomes, diretor dos Serviços Avançados do Pólo FCT-FCCN. Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta: Entrevista à diretora dos Serviços de Documentação, Dra. Madalena Carvalho. Imagens do Arquivo Audiovisual da UAb. Curso Unificado da Telescola: excerto do filme “Foco - Revista de Actualidades Sociais, 1967”, do acervo de filmes da UAb. Academia Virtual: VPN, pela técnica de Informática da UAb, Ana Cal. As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no Ensino Superior: 2ª sessão do projeto “Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior: oportunidades e desafios”. Depoimentos de Gilian Moreira, Coordenadora do projeto, Pró-reitora da Universidade de Aveiro (UA), de Teresa Cardoso, docente da UAb, da Comissão Organizadora, de Lúcia Amante, docente da UAb e de Fernando Albuquerque Costa, do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Fugas: exposição “Sonnabend. Paris-New YorK” no Museu da Fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva, pela diretora do Museu da Fundação, Marina Bairrão Ruivo. Notícias: "The heat is up – Cross-disciplinary perspectives on climate change negotiations": reunião de trabalho dos estudantes portugueses e alemães, no âmbito do projeto DAAD - program "Dialogue with universities in Southern Europe”, na Universidade Aberta, em Lisboa; Reunião de professores de Universidades Russas parceiras do projeto Tempus, na Universidade Aberta, em Lisboa, para promover a harmonização dos curricula dos cursos de mestrado em arte digital; 3ªs Jornadas de Matemática da Aberta, organizadas pela Secção de Matemática do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da UAb; “100 Orpheu. Congresso Internacional 2015”, em Lisboa.
- Emissão Nº 95Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoProdução de ebooks na Universidade Aberta (UAb): Vox Pop: Ebooks uma opção de leitura?; Entrevista ao professor Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta; Depoimentos de Alexandra Câmara e de José Bidarra de Almeida, docentes da UAb e de Fátima Silva, chefe de divisão dos Serviços de Produção Digital da UAb. Conferência “Políticas para a Regulação da Educação a Distância e eLearning, no âmbito do Ciclo de Conferências “O Presente e o Futuro na Educação a Distância e eLearning”, promovidas pelo Conselho Geral da UAb: Depoimentos de António Sampaio, professor catedrático da Universidade de Lisboa, de Gabriela Canavilhas, membro do Conselho Geral da UAb e de Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas. 3.ªs Jornadas de Matemática na Universidade Aberta, organizadas pela Secção de Matemática do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT), dia 28 de março de 2015, na Universidade Aberta. Depoimentos de Pedro Freitas, docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, de Maria do Rosário Ramos, docente da UAb, de João Branco, docente do Instituto Superior Técnico- UL, de Conceição Leal, estudante de Mestrado na UAb e de Pedro Serranho, docente da UAb. Worskshop “The Heat is up” sobre “Alterações Climáticas”: Depoimento de Ulisses Azeiteiro, docente da UAb, de Angela Oels, professora catedrática da Universidade de Hagen, de Bernardo Castro, estudante de Mestrado da UAb, de Andreia Setti, Investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, de Francisco Ferreira, docente da Universidade Nova de Lisboa e da Quercus, de Paula Nicolau, docente da UAb, de Sara Becker, docente da Universidade de Hagen, de Sebastian Konitzer, docente da Universidade de Hagen e de Sandra Caeiro, docente da UAb (sobre o projeto de cooperação financiado pelo governo alemão, da Alemanha com países do Sul da Europa). Notícias da Universidade Aberta (UAb): Protocolo entre a Universidade Aberta e o Centro de Investigação Cientifica Joaquim Veríssimo Serrão; Sessão de apresentação da obra “Jovens da Europa e do Magreb. Repensar as Relações Interculturais”, da autoria de Albino Cunha, investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Interculturais (CEMRI) da UAb; Encontro anual de estudantes da UAb, na Delegação do Porto, da Universidade Aberta.