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- As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBEPublication . Silva, Lázaro; Novo, AnaEsta comunicação visa contribuir para o melhor conhecimento das Bibliotecas Escolares na região autónoma dos Açores no âmbito do importante papel que têm vindo a desempenhar na promoção do sucesso escolar dos alunos. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar o cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática na região da recém-criada Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade, pouco ou deficientemente estudada, e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Foi adotada uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos 38 coordenadores de Bibliotecas Escolares dos Açores, e b) cariz qualitativo, com cinco inquéritos por entrevista. Os resultados deste estudo parecem indicar que os agentes de educação envolvidos nas Bibliotecas Escolares dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige.
- Emissão Nº 148Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiObservatório Astronómico de Lisboa (OAL), na Tapada da Ajuda: Entrevista com Paula Santos, curadora do Observatório Astronómico de Lisboa e dos Museus da Universidade de Lisboa (UL) Fugas: exposição “Carlos Relvas (1838-1894) - Vistas Inéditas. Fotografia nos Salões Europeus”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), do Chiado, Lisboa. Visita guiada por Emília Ferreira, diretora do MNAC. Noticias: Colóquio “Património das Amoreiras ao Tejo. Revisitar a Sétima Colina”, dias 17 e 18 de outubro de 2018, na Universidade Aberta, em Lisboa. Evento organizado pela coordenação do Mestrado em Estudos do Património, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e das Comemorações dos 30 anos da Universidade Aberta; E-MATH|2018: Workshop Internacional de Matemática E-learning, dias 15 e 16 de outubro de 2018, na Universidade Aberta, em Lisboa. Evento coorganizado pela Universidade Aberta, em parceria com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid) e Universitat Oberta de Catalunya (Barcelona); Colóquio “Literatura e Ciência: Diálogos Multidisciplinares II”, dias 11 e 12 de outubro de 2018, na Universidade Aberta, em Lisboa; A UAbTV, no portal da Universidade Aberta.
- Fernando Namora : do neorrealismo ao humanismoPublication . Nunes, Armindo José Pires de Azevedo; Vila Maior, Dionísio; Duarte, Maria do Rosário da CunhaPretende-se com esta Tese apresentar uma leitura crítica da vasta obra literária de Fernando Namora, orientando-a para uma das suas vertentes mais significativas e incontestáveis – o apaixonado Humanismo que a percorre. Na verdade, o escritor soube sempre manter um olhar simultaneamente constante, lúcido e atento face aos reais problemas do seu tempo, que são, afinal, os sofrimentos, as preocupações e as angústias comuns à maioria dos Homens. Renovando continuamente a sua arte narrativa (e mesmo poética) em função das circunstâncias estético-ideológicas com que se ia confrontando, Fernando Namora transmitiu, em cada um desses momentos, a verdade do Homem Português nas suas mais singelas especificidades, do mesmo modo que o integra no mundo que o rodeia, embora tendo plena consciência de que essa verdade é dolorosa e inquietante. Desde o sofrimento extremo, a alienação e a opressão a que estava votado o Homem neorrrealista, passando pela angústia ontológica do Homem existencialista, que permanentemente se questiona com o intuito de desvendar o mistério do ser, e desaguando no desencanto e na incapacidade de atingir a felicidade do Homem pós-revolução de abril, a obra namoriana unifica-se no fio condutor desse imenso Humanismo dado que, a cada momento, o escritor procura clarificar o sentido da existência humana, solidarizando-se com o sofrimento, a injustiça, a angústia, a desilusão e a infelicidade do Homem Português. A obra literária namoriana concretiza, por conseguinte, a fusão total entre os anseios e as inquietações do escritor com o Homem e os seus valores, permitindo o encontro com a vida e com os Homens, o que enriquece ainda mais esse Humanismo. Esta Tese visa, assim, realizar uma viagem espacial e temporal pelo Humanismo em que a obra de Fernando Namora assenta, a qual se constitui como importante documento do seu tempo, legando-nos o exemplo de uma forte lição humanista de amor incondicional ao próximo.