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- Actas do 10º Encontro Português de Computação GráficaPublication . Madeira, Joaquim; Marques, Jorge SalvadorA investigação, o desenvolvimento e o ensino na área da Computação Gráfica constituem, em Portugal, uma realidade positiva e de largas tradições. O Encontro Português de Computação Gráfica (EPCG), realizado no âmbito das actividades do Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG), tem permitido reunir regularmente, desde o 1º EPCG realizado também em Lisboa, mas no já longínquo mês de Julho de 1988, todos os que trabalham nesta área abrangente e com inúmeras aplicações. Pela primeira vez no historial destes Encontros, o 10º EPCG foi organizado em ligação estreita com as comunidades do Processamento de Imagem e da Visão por Computador, através da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP), salientando-se, assim, a acrescida colaboração, e a convergência, entre essas duas áreas e a Computação Gráfica. Este é o livro de actas deste 10º EPCG.
- A realidade virtual como ferramenta de treino para montagem de cablagens eléctricasPublication . Grave, Luís; Escaleira, Cristina; Silva, António; Marcos, AdéritoA realidade virtual (RV) é aplicada em diferentes áreas de interesse, entre as quais se insere a indústria automóvel. A capacidade de RV em criar simulações realísticas de dados, objectos e ambientes, associado à possibilidade de interagir e manipular de uma forma intuitiva com os mesmos, tem sido um chamariz neste domínio, abrindo oportunidades de aplicação em diferentes sectores dos quais a prototipagem, a simulação de situações de risco, a visualização e o treino de processos fazem parte. Este artigo foca em especial uma aplicação de RV direccionada para o ensino e treino de operadores de montagem na indústria de cablagens eléctricas para a indústria automóvel. O artigo começa por introduzir o tema de uma forma genérica apresentando alguns conceitos sobre ambientes virtuais, ensino e treino que servirá de apoio à descrição do problema e dos objectivos. Depois é apresentado o sistema de realidade virtual começando por referir os requisitos necessários para a sua elaboração e expondo em seguida a estrutura, a modelação geométrica e a configuração do mesmo. O artigo continua, apresentando as metáforas de interacção utilizadas, seguido de uma exposição sobre o método adoptado para testar e validar a ferramenta em ambiente laboratorial e fabril. Neste ponto é apresentado uma análise dos resultados obtidos. Finalmente, são tecidas as conclusões e indicado novos caminhos a percorrer nesta área de conhecimento.