Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
106.7 KB | Adobe PDF |
Authors
Novo, Ana
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre novembro 2006 e janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2.º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar.
Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos.
Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos.
São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao
trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação.
Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.
Description
Keywords
Colaboração Literacia da informação Bibliotecas escolares Professor bibliotecário Portugal
Pedagogical Context
Citation
Novo, Ana - Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada. In Congresso Literacia, Media e Cidadania, 3, Lisboa, 2015 - "Congresso... [Em linha] : livro de atas". Editado por S. Pereira, M. Toscano. Braga : CECS, 2015. ISBN 978-989-8139-53-5. p. 47-59
Publisher
CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade