Loading...
44 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 44
- As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBEPublication . Silva, Lázaro; Novo, AnaEsta comunicação visa contribuir para o melhor conhecimento das Bibliotecas Escolares na região autónoma dos Açores no âmbito do importante papel que têm vindo a desempenhar na promoção do sucesso escolar dos alunos. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar o cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática na região da recém-criada Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade, pouco ou deficientemente estudada, e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Foi adotada uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos 38 coordenadores de Bibliotecas Escolares dos Açores, e b) cariz qualitativo, com cinco inquéritos por entrevista. Os resultados deste estudo parecem indicar que os agentes de educação envolvidos nas Bibliotecas Escolares dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige.
- Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolarPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.
- Learning with the school library: multi-literacies and collaborationPublication . Costa, Magda; Novo, AnaThis article presents a research process framed in an action-research model, in the context of collaborative work, for which training was designed. Its objective was to put into practice the learning framework associated with the work of school libraries in Basic Education. With it, we tried to build and implement work tools that support teachers and students in the development of information literacy, in the construction of metacognitive strategies and, consequently, in the construction of autonomy processes, under the responsibility of a teacher librarian.
- Prioridade nº 1 - Conquista de leitores: estratégias adoptadas em bibliotecas escolaresPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioEste texto descreve e discute as estratégias de conquista de leitores,adoptadas por 20 professores bibliotecários de Escolas Básicas Integradas (EBIs) do ensino público Português, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) até 2005. Tem como ponto de partida as conclusões de relatórios nacionais que sugerem que os estudantes Portugueses revelam competências abaixo da média dos países da OCDE, que estudantes com menos competências literácitas são mais vulneráveis ao insucesso escolar e que o combate ao insucesso pode passar pela conquista de leitores. O estudo em que o texto se baseia resulta também da análise qualitativa de 20 entrevistas que tiveram lugar entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007, e da análise documental dos Planos de Actividades das BE/CREs das referidas EBIs. Estas análises, parte integrante da terceira fase de investigação de um programa de doutoramento, apontam a leitura como uma das condições necessárias ao sucesso escolar/educativo e uma das maiores preocupações para os professores bibliotecários. Várias estratégias para a conquista de leitores aparecem no discurso da totalidade dos entrevistados, colocados em escolas com características e localização geográfica diversas, não tendo sido encontradas diferenças significativas de opinião, quanto à sua importância. Investigação feita em Portugal acerca do impacto que as bibliotecas escolares e os professores bibliotecários podem ter no sucesso escolar/educativo, directamente relacionado com a in)existência de práticas de leitura, é reduzida. Este texto visa trazer algum conhecimento sobre a maneira como estes profissionais tentam conquistar leitores combatendo o insucesso escolar.
- Academic achievement and/or educational attainment : the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in PortugalPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioThis paper aims at analysing 20 teacher librarians definitions’ of academic achievement and educational attainment targeting their students’ preparation for the future. Reflection is also done on how these teacher librarians see their roles and specific qualifications in relation with those concepts. This research work, belonging to a PhD program, is focused on School Libraries of Portuguese public elementary integrated schools, which were in the school libraries network till 2005. This research used a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques.
- Literacia para os mediaPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer a existência de diferentes abordagens e técnicas para desenvolver a literacia da informação e para os media.
- Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo : uma revisão da literaturaPublication . Novo, AnaEste artigo descreve a investigação sobre biblioteconomia escolar, tanto a nível nacional como internacional, com principal incidência na última década. Através de uma revisão da literatura, onde foram consultados vários tipos de fontes em diversos formatos, faz-se uma caracterização do bibliotecário escolar e das bibliotecas nas escolas. Com as palavras e opiniões de autores especialistas na matéria distinguem-se, seguidamente, os conceitos de (in)sucesso escolar e (in)sucesso educativo. Faz-se posteriormente referência e descrição de um leque variado de documentos e estudos internacionais, quantitativos e qualitativos, que mostram que existe uma relação estreita entre uma biblioteca escolar com adequados recursos humanos (número e formação) e o desempenho e sucesso escolar dos alunos. Referem-se igualmente algumas limitações da investigação nesta área. O artigo termina concluindo que conhecida a realidade portuguesa actual, ainda que parcialmente, dos bibliotecários escolares e das bibliotecas e dos resultados dos numerosos estudos de impacto internacionais, que se torna cada vez mais importante e necessária a formação específica dos professores responsáveis pelas bibliotecas escolares e/ou a legislação adequada que permitiria pôr em prática numerosas propostas que de há já bastantes anos têm vindo a ser feitas tanto por pessoas colectivas como singulares.
- O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas característicasPublication . Novo, AnaA utilização da gestão estratégica tem sido sugerida como uma forma eficaz para ajudar os serviços de informação a definirem e desenvolverem estratégias para sobreviver, ter sucesso e conseguir alcançar as suas metas e objetivos num mundo cada vez mais instável e em constante evolução. O profissional da informação assume assim o papel de gestor estratégico e a responsabilidade que lhe é atribuída exige um perfil profissional diversificado e complexo. É neste cenário que, no âmbito da docência de uma UC da Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Aberta, e desde 2011/2012, se tem vindo a propor aos estudantes, uma reflexão sobre as características mais necessárias ao profissional da informação, agora e no futuro, na cada vez mais exigente sociedade da informação e do conhecimento, com a geração Y como utilizadora desses mesmos serviços. A análise dos diversos relatórios efetuados pelos estudantes, assim como das suas participações individuais em fóruns de discussão, permite identificar e fundamentar as cinco características, tidas como essenciais, traçando o perfil do atual profissional e gestor estratégico de serviços de informação.
- Estratégias e iniciativas da Universidade Aberta para a promoção da originalidade nos trabalhos académicosPublication . Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, PedroO plágio tem assumido crescente relevância no ensino superior, sendo responsabilidade de todos contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. O presente capítulo pretende ilustrar as atividades desenvolvidas junto dos docentes e estudantes e as boas práticas implementadas pelo Grupo de Trabalho para a Promoção da Originalidade nos Trabalhos Académicos na Universidade Aberta (2017-2020), com o objetivo de prevenir e sensibilizar a comunidade académica para a adoção de comportamentos éticos relativamente à utilização de informação.