Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
75.55 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto descreve e discute as estratĂ©gias de conquista de leitores,adoptadas por 20 professores bibliotecĂĄrios de Escolas BĂĄsicas Integradas (EBIs) do ensino pĂșblico PortuguĂȘs, integradas na Rede de Bibliotecas
Escolares (RBE) atĂ© 2005. Tem como ponto de partida as conclusĂ”es de relatĂłrios nacionais que sugerem que os estudantes Portugueses revelam competĂȘncias abaixo da mĂ©dia dos paĂses da OCDE, que estudantes com
menos competĂȘncias literĂĄcitas sĂŁo mais vulnerĂĄveis ao insucesso escolar e
que o combate ao insucesso pode passar pela conquista de leitores. O estudo em que o texto se baseia resulta também da anålise qualitativa de 20 entrevistas que tiveram lugar entre Novembro de 2006 e Janeiro de
2007, e da anålise documental dos Planos de Actividades das BE/CREs das referidas EBIs. Estas anålises, parte integrante da terceira fase de investigação de um programa de doutoramento, apontam a leitura como
uma das condiçÔes necessĂĄrias ao sucesso escolar/educativo e uma das maiores preocupaçÔes para os professores bibliotecĂĄrios. VĂĄrias estratĂ©gias para a conquista de leitores aparecem no discurso da totalidade dos entrevistados, colocados em escolas com caracterĂsticas e localização geogrĂĄfica diversas, nĂŁo tendo sido encontradas diferenças significativas de
opinião, quanto à sua importùncia. Investigação feita em Portugal acerca
do impacto que as bibliotecas escolares e os professores bibliotecĂĄrios podem ter no sucesso escolar/educativo, directamente relacionado com a in)existĂȘncia de prĂĄticas de leitura, Ă© reduzida. Este texto visa trazer algum conhecimento sobre a maneira como estes profissionais tentam conquistar leitores combatendo o insucesso escolar.
Description
Keywords
Leitura Estratégias Conquista de leitores Bibliotecas escolares Professores bibliotecårios Portugal
Pedagogical Context
Citation
Novo, Ana; Calixto, JosĂ© AntĂłnio - Prioridade nÂș 1 [Em linha]: conquista de leitores: estratĂ©gias adoptadas em bibliotecas escolares. In Calixto, JosĂ© AntĂłnio, ed. â "Bibliotecas para a Vida II: bibliotecas e leitura". Lisboa: EdiçÔes Colibri: CIDEHUS-EU: BPE, 2010. ISBN: 978-972-772-949-4. p. 267-282
Publisher
EdiçÔes Colibri, CIDEHUS-EU, BPE