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Ciências da Informação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books

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Recent Submissions

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  • Repositório Aberto: 10 anos a valorizar o conhecimento e a produção intelectual da Universidade Aberta
    Publication . Carvalho, Madalena
    Analisa-se o percurso de construção e afirmação do Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto, dez anos passados sobre a sua criação. Apresentam-se os mecanismos de gestão da informação, nomeadamente a aferição da qualidade, a preservação dos conteúdos e promoção do acesso à informação. Analisam-se os indicadores de utilização, e reflete-se sobre o funcionamento do sistema e a relevância que o mesmo assume numa universidade cuja estratégia passa pelo alinhamento com o acesso aberto e a partilha do conhecimento. Perspetiva-se a sustentabilidade do projeto através da proposta de um conjunto de linhas de orientação, de acordo com os cenários que empreendemos relativamente ao desenvolvimento, e posicionamento do Repositório Aberto no panorama científico nacional e internacional.
  • Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo : uma revisão da literatura
    Publication . Novo, Ana
    Este artigo descreve a investigação sobre biblioteconomia escolar, tanto a nível nacional como internacional, com principal incidência na última década. Através de uma revisão da literatura, onde foram consultados vários tipos de fontes em diversos formatos, faz-se uma caracterização do bibliotecário escolar e das bibliotecas nas escolas. Com as palavras e opiniões de autores especialistas na matéria distinguem-se, seguidamente, os conceitos de (in)sucesso escolar e (in)sucesso educativo. Faz-se posteriormente referência e descrição de um leque variado de documentos e estudos internacionais, quantitativos e qualitativos, que mostram que existe uma relação estreita entre uma biblioteca escolar com adequados recursos humanos (número e formação) e o desempenho e sucesso escolar dos alunos. Referem-se igualmente algumas limitações da investigação nesta área. O artigo termina concluindo que conhecida a realidade portuguesa actual, ainda que parcialmente, dos bibliotecários escolares e das bibliotecas e dos resultados dos numerosos estudos de impacto internacionais, que se torna cada vez mais importante e necessária a formação específica dos professores responsáveis pelas bibliotecas escolares e/ou a legislação adequada que permitiria pôr em prática numerosas propostas que de há já bastantes anos têm vindo a ser feitas tanto por pessoas colectivas como singulares.
  • Prioridade nº 1 - Conquista de leitores: estratégias adoptadas em bibliotecas escolares
    Publication . Novo, Ana; Calixto, José António
    Este texto descreve e discute as estratégias de conquista de leitores,adoptadas por 20 professores bibliotecários de Escolas Básicas Integradas (EBIs) do ensino público Português, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) até 2005. Tem como ponto de partida as conclusões de relatórios nacionais que sugerem que os estudantes Portugueses revelam competências abaixo da média dos países da OCDE, que estudantes com menos competências literácitas são mais vulneráveis ao insucesso escolar e que o combate ao insucesso pode passar pela conquista de leitores. O estudo em que o texto se baseia resulta também da análise qualitativa de 20 entrevistas que tiveram lugar entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007, e da análise documental dos Planos de Actividades das BE/CREs das referidas EBIs. Estas análises, parte integrante da terceira fase de investigação de um programa de doutoramento, apontam a leitura como uma das condições necessárias ao sucesso escolar/educativo e uma das maiores preocupações para os professores bibliotecários. Várias estratégias para a conquista de leitores aparecem no discurso da totalidade dos entrevistados, colocados em escolas com características e localização geográfica diversas, não tendo sido encontradas diferenças significativas de opinião, quanto à sua importância. Investigação feita em Portugal acerca do impacto que as bibliotecas escolares e os professores bibliotecários podem ter no sucesso escolar/educativo, directamente relacionado com a in)existência de práticas de leitura, é reduzida. Este texto visa trazer algum conhecimento sobre a maneira como estes profissionais tentam conquistar leitores combatendo o insucesso escolar.