Browsing by Issue Date, starting with "2018-10"
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- Promover a literacia da informação na UAb: a estratégia da Direção de Serviços de DocumentaçãoPublication . Carvalho, MadalenaAnálise das dinâmicas implementadas pelos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb) para dar cumprimento ao seu objetivo estratégico: “Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica da UAb”.
- Repositório Aberto: 10 anos a valorizar o conhecimento e a produção intelectual da Universidade AbertaPublication . Carvalho, MadalenaAnalisa-se o percurso de construção e afirmação do Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto, dez anos passados sobre a sua criação. Apresentam-se os mecanismos de gestão da informação, nomeadamente a aferição da qualidade, a preservação dos conteúdos e promoção do acesso à informação. Analisam-se os indicadores de utilização, e reflete-se sobre o funcionamento do sistema e a relevância que o mesmo assume numa universidade cuja estratégia passa pelo alinhamento com o acesso aberto e a partilha do conhecimento. Perspetiva-se a sustentabilidade do projeto através da proposta de um conjunto de linhas de orientação, de acordo com os cenários que empreendemos relativamente ao desenvolvimento, e posicionamento do Repositório Aberto no panorama científico nacional e internacional.
- Viscosity of liquid diethylene, triethylene and tetraethylene glycols at moderately high pressures using a vibrating wire instrumentPublication . Pereira, Marta F. V.; Avelino, Helena Maria da Nóbrega Teixeira; Caetano, Fernando J. P.; Fareleira, João M. N. A.New viscosity measurements of compressed liquid diethylene glycol (DiEG), triethylene glycol (TriEG) and tetraethylene glycol (TeEG) have been performed using a vibrating wire instrument operated in the forced oscillation mode. The measurements have been carried out in a range of pressures up to 70 MPa and temperatures from (293 - 363) K, covering a total range of viscosities from (3.46 - 1.15 x 10^2) mPa,s. Complementary experimental density data were obtained for the same glycols using an Anton Paar vibrating U-tube densimeter. These measurements have been performed in a range of temperatures from about (283 - 363) K and at pressures up to about 70MPa. The viscosity results were correlated with density, using a modified hard-spheres scheme. The experimental density data were correlated, as a function of temperature and pressure, with a modified Tait-type equation. The expanded uncertainty of the present viscosity results at a 95% confidence level is estimated to be less than ±2.0% for viscosities up to 68 mPa s and less than ±2.6% for higher viscosities. The densities have an expanded uncertainty of ±0.2% at a 95% confidence level.
- Literacia da informação: formação de utilizadores, a distância e em rede, na Universidade AbertaPublication . Carvalho, MadalenaEste artigo analisa os procedimentos implementados pelos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb) para promover o desenvolvimento de competências de literacia da informação junto da comunidade académica desta Universidade. A comunidade UAb encontra-se literalmente em qualquer lugar do mundo. Para garantir uma resposta prospetiva e proactiva às suas necessidades, e potenciar a eficiência na utilização dos recursos, a maximização dos programas curriculares, a produção e a partilha efetiva do conhecimento, os Serviços de Documentação apresentam uma oferta de formação de utilizadores baseada na flexibilidade e na disponibilidade permanente, e ainda no estabelecimento de parcerias, internas e externas, relativas aos conteúdos formativos. O digital não tem distância. A rede é uma estrutura de comunicação e de acesso a conteúdos e serviços. Numa instituição em que os processos de transferência do conhecimento se estruturam em torno de dinâmicas virtuais, partilhamos os procedimentos desenhados em torno de um espaço e de um tempo que não são reais, fazendo com que a distância se consubstancie, de modo eficiente, em aproximação e em criação de valor. O grau de satisfação dos utilizadores, aliado aos indicadores relativos à utilização dos recursos, afere o sucesso do investimento e das práticas implementadas.
- Compacto Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaVídeo que apresenta uma seleção feita a partir de uma série de cinco programas com o escritor Almeida Faria para o programa "Entre Nós" da Universidade Aberta durante o ano de 2008. O programa, em formato de entrevista ao autor, conduzida por Rosa Maria Sequeira, contém depoimentos de Lídia Jorge, Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Jorge Silva Melo, Jorge Braga, Anamaria Filisola, Marcelo Sacco e Beatriz Batarda.
- Avaliação da acessibilidade aos parques urbanos de Coimbra para três modos de transportePublication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeOs parques urbanos são um dos principais equipamentos de lazer, com impacte benéfico na qualidade de vida dos habitantes das cidades. Nesta pesquisa apresenta-se um estudo de acessibilidade aos parques urbanos da cidade de Coimbra, Portugal. Foi considerado o tipo de entrada nestes espaços: ponto, múltiplos pontos ou poligonal contínuo, e três modos de transporte: pedonal, bicicleta e automóvel. A acessibilidade foi calculada de acordo com a definição clássica de acessibilidade como desutilidade e função da impedância entre origens (pontos na malha urbana) e destinos (entradas nos parques). A função de impedância escolhida foi a log-logística e os cálculos foram efetuados no sistema de informação geográfica ArcGIS. Os resultados, apresentados sob a forma de mapas de probabilidade de realização da viagem por cada um dos modos considerados, revelam que apenas as zonas mais centrais da cidade estão bem servidas pelos modos ativos.
- Salvaguarda e valorização do património audiovisual da Universidade Aberta (UAb)Publication . Carvalho, MadalenaApresenta-se o trabalho de salvaguarda, conservação e valorização do património audiovisual da Universidade Aberta, efetuado pelo seu Arquivo Audiovisual. Um dos desafios do século XXI é o de garantir o acesso e a utilização da informação. Garantir que a informação, produzida ou custodiada hoje pela Universidade Aberta (UAb), permaneça acessível, interpretável e autêntica, para que possa ser utilizada pelas gerações futuras, é um objetivo assumido pelos Serviços de Documentação desta Universidade. Constituído pela produção UAb, bem como pela produção das instituições que a antecederam, este é um acervo de características singulares, de interesse para a Instituição mas também para a memória coletiva pois os conteúdos documentam a evolução das ferramentas e dos métodos aplicados ao longo dos tempos nas práticas de ensino a distância em Portugal. O nosso objetivo tem sido o de transformar este acervo num recurso apelativo, dinâmico e eficaz no acesso e disponibilização da informação, assegurar a sua salvaguarda e preservação a longo prazo, e ainda possibilitar de modo eficiente, a partilha e a reutilização dos conteúdos. Ao ligar o passado ao presente, pretendemos ainda que, internamente, o acervo se constitua como fonte de identidade e pertença, inovação e criatividade.
- A quality framework for open and distance higher educationPublication . Fonte, Magda; Teixeira, AntónioIn view of the absence of a regulatory and normative framework in Portugal, in the context of Open and Distance Education (ODE) in Higher Education (HE), and in view of the emphasis that international guidelines have placed on this domain, it was considered important to create a quality reference framework that supports the Higher Education Institutions (HEI) and all those involved in the creation and monitoring of open and distance courses in HE. The purpose of this paper is to describe the process of creating a quality reference for ODE, carried out within the scope of the PhD in Education at the Open University of Portugal. Here are described the process of identifying and analysing 40 international quality models in the area of ODE, which led to the preliminary version of the framework; and the Delphi study that was carried out with a panel of ODE specialists, in order to validate the preliminary version. The results of the first Round of the Delphi Study are presented and some considerations for the next steps of the research are outlined.
- The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challengesPublication . Shehadeh, Amal; Amado, Héctor; Morales, Miguel; Hernández, Rocael; Guetl, ChristianMOOCs have become a widely used form of online education offering open education. Cloud-based tools are broadly used for business and private purposes, and can also enrich learning experiences and engage learners. In this paper, we pursue the original ideal of c-MOOCs and explore the advantages and issues – on both the teaching and the technological dimensions - of using cloud-based tools in a MOOC setting. To this end we have conducted research as part of the MOOC Maker project combining a literature survey and the instrument of questionnaires among the project partners. Our findings reveal advantages, such as enlarging the variety of learning activities and outsourcing of services. The drawbacks include security and privacy issues plus the effort involved in administering several external tools.