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- Promover a literacia da informação na UAb: a estratégia da Direção de Serviços de DocumentaçãoPublication . Carvalho, MadalenaAnálise das dinâmicas implementadas pelos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb) para dar cumprimento ao seu objetivo estratégico: “Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica da UAb”.
- Repositório Aberto: 10 anos a valorizar o conhecimento e a produção intelectual da Universidade AbertaPublication . Carvalho, MadalenaAnalisa-se o percurso de construção e afirmação do Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto, dez anos passados sobre a sua criação. Apresentam-se os mecanismos de gestão da informação, nomeadamente a aferição da qualidade, a preservação dos conteúdos e promoção do acesso à informação. Analisam-se os indicadores de utilização, e reflete-se sobre o funcionamento do sistema e a relevância que o mesmo assume numa universidade cuja estratégia passa pelo alinhamento com o acesso aberto e a partilha do conhecimento. Perspetiva-se a sustentabilidade do projeto através da proposta de um conjunto de linhas de orientação, de acordo com os cenários que empreendemos relativamente ao desenvolvimento, e posicionamento do Repositório Aberto no panorama científico nacional e internacional.
- Viscosity of liquid diethylene, triethylene and tetraethylene glycols at moderately high pressures using a vibrating wire instrumentPublication . Pereira, Marta F. V.; Avelino, Helena Maria da Nóbrega Teixeira; Caetano, Fernando J. P.; Fareleira, João M. N. A.New viscosity measurements of compressed liquid diethylene glycol (DiEG), triethylene glycol (TriEG) and tetraethylene glycol (TeEG) have been performed using a vibrating wire instrument operated in the forced oscillation mode. The measurements have been carried out in a range of pressures up to 70 MPa and temperatures from (293 - 363) K, covering a total range of viscosities from (3.46 - 1.15 x 10^2) mPa,s. Complementary experimental density data were obtained for the same glycols using an Anton Paar vibrating U-tube densimeter. These measurements have been performed in a range of temperatures from about (283 - 363) K and at pressures up to about 70MPa. The viscosity results were correlated with density, using a modified hard-spheres scheme. The experimental density data were correlated, as a function of temperature and pressure, with a modified Tait-type equation. The expanded uncertainty of the present viscosity results at a 95% confidence level is estimated to be less than ±2.0% for viscosities up to 68 mPa s and less than ±2.6% for higher viscosities. The densities have an expanded uncertainty of ±0.2% at a 95% confidence level.
- Literacia da informação: formação de utilizadores, a distância e em rede, na Universidade AbertaPublication . Carvalho, MadalenaEste artigo analisa os procedimentos implementados pelos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb) para promover o desenvolvimento de competências de literacia da informação junto da comunidade académica desta Universidade. A comunidade UAb encontra-se literalmente em qualquer lugar do mundo. Para garantir uma resposta prospetiva e proactiva às suas necessidades, e potenciar a eficiência na utilização dos recursos, a maximização dos programas curriculares, a produção e a partilha efetiva do conhecimento, os Serviços de Documentação apresentam uma oferta de formação de utilizadores baseada na flexibilidade e na disponibilidade permanente, e ainda no estabelecimento de parcerias, internas e externas, relativas aos conteúdos formativos. O digital não tem distância. A rede é uma estrutura de comunicação e de acesso a conteúdos e serviços. Numa instituição em que os processos de transferência do conhecimento se estruturam em torno de dinâmicas virtuais, partilhamos os procedimentos desenhados em torno de um espaço e de um tempo que não são reais, fazendo com que a distância se consubstancie, de modo eficiente, em aproximação e em criação de valor. O grau de satisfação dos utilizadores, aliado aos indicadores relativos à utilização dos recursos, afere o sucesso do investimento e das práticas implementadas.
- A wikipédia no ensino superior online: que perceções?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.
- Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interaçãoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasNeste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.
- Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional developmentPublication . Gonçalves, Bruno Miguel F.; Osório, AntónioAlthough the integration of ICT in education is currently on the agenda of educational institutions, it may be difficult to understand the technological progress and the networked society uniquely based on existing learning theories. As a kind of answer to this need, the notion of connectivism has emerged. Connectivism deals with knowledge as something distributed in a network of connections. Considering Massive Open Online Courses (MOOC) as an expression of connectivism, this research attempts to study MOOC as a way to understand the process of professional development of teachers in a connectivist environment. This research adopted Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) as a theoretical referential to examine in detail, the process of professional development of teachers in the MOOC context. Through an in-depth study of this process, it was intended to identify the innovations to be introduced into the operation of MOOC in view of improving the professional development of teachers. The results of this research reveal that the process involved in the professional development of teachers in MOOC is quite complex and therefore, determined by a variety of identified dimensions.
- Compacto Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaVídeo que apresenta uma seleção feita a partir de uma série de cinco programas com o escritor Almeida Faria para o programa "Entre Nós" da Universidade Aberta durante o ano de 2008. O programa, em formato de entrevista ao autor, conduzida por Rosa Maria Sequeira, contém depoimentos de Lídia Jorge, Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Jorge Silva Melo, Jorge Braga, Anamaria Filisola, Marcelo Sacco e Beatriz Batarda.
- Avaliação da acessibilidade aos parques urbanos de Coimbra para três modos de transportePublication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeOs parques urbanos são um dos principais equipamentos de lazer, com impacte benéfico na qualidade de vida dos habitantes das cidades. Nesta pesquisa apresenta-se um estudo de acessibilidade aos parques urbanos da cidade de Coimbra, Portugal. Foi considerado o tipo de entrada nestes espaços: ponto, múltiplos pontos ou poligonal contínuo, e três modos de transporte: pedonal, bicicleta e automóvel. A acessibilidade foi calculada de acordo com a definição clássica de acessibilidade como desutilidade e função da impedância entre origens (pontos na malha urbana) e destinos (entradas nos parques). A função de impedância escolhida foi a log-logística e os cálculos foram efetuados no sistema de informação geográfica ArcGIS. Os resultados, apresentados sob a forma de mapas de probabilidade de realização da viagem por cada um dos modos considerados, revelam que apenas as zonas mais centrais da cidade estão bem servidas pelos modos ativos.
- A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de LisboaPublication . Tomé, IreneEste artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir conhecimentos e competências sobre esses novos modelos. Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao captaram alunos oriundos das diversas partes do globo. Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-, pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as pessoas aprendem (machine learning; deep learning). O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa.