Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
522.95 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
MOOCs have become a widely used form of online education offering open education.
Cloud-based tools are broadly used for business and private purposes, and can also
enrich learning experiences and engage learners. In this paper, we pursue the original
ideal of c-MOOCs and explore the advantages and issues – on both the teaching and
the technological dimensions - of using cloud-based tools in a MOOC setting. To this
end we have conducted research as part of the MOOC Maker project combining a
literature survey and the instrument of questionnaires among the project partners. Our
findings reveal advantages, such as enlarging the variety of learning activities and
outsourcing of services. The drawbacks include security and privacy issues plus the
effort involved in administering several external tools.
Os MOOCs tornaram-se uma forma amplamente utilizada de educação online que permite levar a cabo uma oferta de educação aberta. As ferramentas baseadas na nuvem, que são amplamente utilizadas para fins comerciais e particulares, também podem enriquecer as experiências de aprendizagem e promover o envolvimento dos estudantes. Neste artigo perseguimos o ideal original dos c-MOOCs e exploramos as vantagens e os problemas - tanto ao nível do ensino como no que diz respeito às dimensões tecnológicas - da utilização de ferramentas baseadas na nuvem num ambiente MOOC. Com esta finalidade, realizámos pesquisas (como parte do projeto MOOC Maker) combinando revisão de literatura e aplicação de questionários entre os parceiros do projeto. Os nossos resultados revelam vantagens, como ampliar a variedade de atividades de aprendizagem e a terceirização de serviços. As desvantagens incluem questões de segurança e privacidade, além do esforço envolvido na administração de várias ferramentas externas.
Os MOOCs tornaram-se uma forma amplamente utilizada de educação online que permite levar a cabo uma oferta de educação aberta. As ferramentas baseadas na nuvem, que são amplamente utilizadas para fins comerciais e particulares, também podem enriquecer as experiências de aprendizagem e promover o envolvimento dos estudantes. Neste artigo perseguimos o ideal original dos c-MOOCs e exploramos as vantagens e os problemas - tanto ao nível do ensino como no que diz respeito às dimensões tecnológicas - da utilização de ferramentas baseadas na nuvem num ambiente MOOC. Com esta finalidade, realizámos pesquisas (como parte do projeto MOOC Maker) combinando revisão de literatura e aplicação de questionários entre os parceiros do projeto. Os nossos resultados revelam vantagens, como ampliar a variedade de atividades de aprendizagem e a terceirização de serviços. As desvantagens incluem questões de segurança e privacidade, além do esforço envolvido na administração de várias ferramentas externas.
Description
Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
Keywords
Cloud-based services Massive online learning Service composition Service orchestration Compatibility Serviços baseados na nuvem Aprendizagem online massiva Composição de serviços Orquestração de serviços Compatibilidade
Pedagogical Context
Citation
Shehadeh, Amal; [et. al.] - The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 23-40
Publisher
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)