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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo analisa os procedimentos implementados pelos Serviços de Documentação da
Universidade Aberta (UAb) para promover o desenvolvimento de competências de literacia da
informação junto da comunidade académica desta Universidade.
A comunidade UAb encontra-se literalmente em qualquer lugar do mundo. Para garantir uma resposta
prospetiva e proactiva às suas necessidades, e potenciar a eficiência na utilização dos recursos, a
maximização dos programas curriculares, a produção e a partilha efetiva do conhecimento, os Serviços
de Documentação apresentam uma oferta de formação de utilizadores baseada na flexibilidade e na
disponibilidade permanente, e ainda no estabelecimento de parcerias, internas e externas, relativas aos
conteúdos formativos.
O digital não tem distância. A rede é uma estrutura de comunicação e de acesso a conteúdos e serviços.
Numa instituição em que os processos de transferência do conhecimento se estruturam em torno de
dinâmicas virtuais, partilhamos os procedimentos desenhados em torno de um espaço e de um tempo que
não são reais, fazendo com que a distância se consubstancie, de modo eficiente, em aproximação e em
criação de valor.
O grau de satisfação dos utilizadores, aliado aos indicadores relativos à utilização dos recursos, afere o
sucesso do investimento e das práticas implementadas.
Description
13º Congresso BAD realizado no Fundão de 24-26 de outubro de 2018.
Keywords
Literacia da informação Formação de utilizadores Universidade Aberta Ensino virtual
Pedagogical Context
Citation
Carvalho, Madalena - Literacia da informação: formação de utilizadores, a distância e em rede, na Universidade Aberta. In Congresso Nacional BAD, 13, Fundão, 2018. "Sustentabilidade e transformação" [Em linha]. [Lisboa.] : BAD, 2018. 4 p.