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  • Promover a literacia da informação na UAb: a estratégia da Direção de Serviços de Documentação
    Publication . Carvalho, Madalena
    Análise das dinâmicas implementadas pelos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb) para dar cumprimento ao seu objetivo estratégico: “Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica da UAb”.
  • Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta: a rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade
    Publication . Carvalho, Madalena
    Apresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional. O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Para além de armazenar, preservar e promover o acesso digital à publicação científica, editada pelos autores nos moldes tradicionais, a UAb utiliza o seu Repositório para disponibilizar, de modo integrado, toda a produção intelectual da instituição, nomeadamente recursos de natureza pedagógica. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, este é um projeto inédito em instituições de ensino superior de Portugal. Para potenciar a qualidade dos conteúdos e promover a ampliação da sua utilização enquanto recursos educacionais abertos, o desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto, assenta numa estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitam pela interoperabilidade, efetivar a partilha efetiva de conhecimento e a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de recursos educacionais abertos. Analisam-se os novos cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas ao projeto no âmbito das parcerias estabelecidas entre a UAb e as instituições brasileiras CAPES, FioCruz e UNESP.
  • Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
  • Recursos Educacionais Abertos nos Repositórios RCAAP: panorama atual
    Publication . Carvalho, Madalena; Bastos, Glória
    O trabalho tem como objetivo preencher uma lacuna relativa à identificação do modo como a temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) é apresentada nos repositórios institucionais portugueses representados no Diretório RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A investigação teve por base uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa de modo a retratar os cenários evidenciados pelos repositórios portugueses. A recolha da informação foi efetuada em março de 2023 e a fonte de recolha de dados foi o Diretório RCAAP. Partindo dos referenciais teóricos sobre a temática, nomeadamente as recomendações da UNESCO, foi efetuada uma análise aos repositórios referenciados no Diretório RCAAP que permitiu: 1 - Identificar os repositórios com documentos classificados como “Recurso Educacional” 2 - Percecionar a diversidade de abordagens e de critérios relativas ao licenciamento, à organização e à disponibilização do acesso aos conteúdos. 3 - Avaliar o nível de compromisso dos repositórios portugueses para com o cumprimento das diretrizes definidas pela UNESCO para os Recursos Educacionais Abertos.
  • Repositório Aberto: 10 anos a valorizar o conhecimento e a produção intelectual da Universidade Aberta
    Publication . Carvalho, Madalena
    Analisa-se o percurso de construção e afirmação do Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto, dez anos passados sobre a sua criação. Apresentam-se os mecanismos de gestão da informação, nomeadamente a aferição da qualidade, a preservação dos conteúdos e promoção do acesso à informação. Analisam-se os indicadores de utilização, e reflete-se sobre o funcionamento do sistema e a relevância que o mesmo assume numa universidade cuja estratégia passa pelo alinhamento com o acesso aberto e a partilha do conhecimento. Perspetiva-se a sustentabilidade do projeto através da proposta de um conjunto de linhas de orientação, de acordo com os cenários que empreendemos relativamente ao desenvolvimento, e posicionamento do Repositório Aberto no panorama científico nacional e internacional.
  • Os recursos de informação e as bibliotecas no contexto das universidades de ensino a distância : atas do I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância
    Publication . Pais, Carlos Castilho; Carvalho, Madalena
    Promovido pelos Serviços de Documentação da UAb e pela Coordenação da Licenciatura em Ciências da Informação e da Comunicação, o I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância realizou-se no dia 19 de outubro de 2013 na sede da Universidade Aberta. Subordinado ao lema: “Os Recursos de Informação e as Bibliotecas no Contexto das Universidades de Ensino a Distância”, este Encontro pretendeu constituir-se como um fórum de partilha, de debate e de aperfeiçoamento técnico para os profissionais que desenvolvem a sua atividade nas bibliotecas das instituições e ensino superior a distância, em Portugal e em Espanha, bem como para os docentes e os alunos e ex‐alunos das Ciências da Informação e da Documentação, para além do público interessado na sua temática. Das temáticas abordadas destacam-se: • Perspetivar a gestão dos recursos de informação a distância; • Conhecer as tendências nos processos de descoberta, acesso e uso da informação, no contexto da aprendizagem a distância; • Ouvir os utilizadores; • Divulgar e partilhar boas práticas; • Debater os desafios e os futuros cenários de intervenção e trabalho; • Criar uma rede das bibliotecas das universidades de ensino a distância ibéricas.
  • Literacia da informação: formação de utilizadores, a distância e em rede, na Universidade Aberta
    Publication . Carvalho, Madalena
    Este artigo analisa os procedimentos implementados pelos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb) para promover o desenvolvimento de competências de literacia da informação junto da comunidade académica desta Universidade. A comunidade UAb encontra-se literalmente em qualquer lugar do mundo. Para garantir uma resposta prospetiva e proactiva às suas necessidades, e potenciar a eficiência na utilização dos recursos, a maximização dos programas curriculares, a produção e a partilha efetiva do conhecimento, os Serviços de Documentação apresentam uma oferta de formação de utilizadores baseada na flexibilidade e na disponibilidade permanente, e ainda no estabelecimento de parcerias, internas e externas, relativas aos conteúdos formativos. O digital não tem distância. A rede é uma estrutura de comunicação e de acesso a conteúdos e serviços. Numa instituição em que os processos de transferência do conhecimento se estruturam em torno de dinâmicas virtuais, partilhamos os procedimentos desenhados em torno de um espaço e de um tempo que não são reais, fazendo com que a distância se consubstancie, de modo eficiente, em aproximação e em criação de valor. O grau de satisfação dos utilizadores, aliado aos indicadores relativos à utilização dos recursos, afere o sucesso do investimento e das práticas implementadas.
  • O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    A Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que as publicações se enquadram. O objetivo deste trabalho é a partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificar os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem. Efetua-se uma análise da representatividade destes objetivos globalmente e segmentada por comunidade (Teses e Dissertações, Recursos Educacionais e Publicações Científicas) e afere-se o respetivo grau de comprometimento para com os ODS. Analisam-se as variáveis e os padrões de comportamento associadas ao perfil dos depositantes e reflete-se sobre as vantagens e desvantagens da indicação dos ODS no auto depósito. Os resultados preliminares sugerem que, embora possa existir alguma limitação na auto avaliação pelos autores, o que poderá enviesar os resultados, o Repositório Aberto se constitui um sistema de informação, agregador e fonte de verificação por excelência para o fornecimento de indicadores relativos ao nível de compromisso da investigação UAb com os ODS.
  • Universidade Aberta: recursos educacionais abertos (REA) em rede
    Publication . Carvalho, Madalena
    A Universidade Aberta (UAb) é desde 2008, ano em que obteve o reconhecimento do seu “Modelo Pedagógico Virtual”, uma instituição de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online. Tendo uma oferta formativa lecionada totalmente em regime de elearning, os seus processos administrativos bem como os seus aspetos sociais são cada vez mais concretizados exclusivamente na web, dando corpo ao conceito de Campus Virtual (plataforma de ensino, portal académico, gestores de conteúdos) de uma Universidade moderna e inovadora de EaD. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. Em conformidade com o seu alinhamento estratégico, a UAb tem dedicado particular atenção, do ponto de vista teórico mas também prático, à temática do acesso aberto. Pretende-se partilhar o modo como, para corresponder às necessidades de uma comunidade que se revê e afirma sobretudo na virtualidade, a UAb através da sua Direção de Serviços de Documentação, tem desenvolvido e implementado um conjunto de serviços e de ferramentas que de modo articulado e integradas no “Campus Virtual”, possibilitam a (re)criação e disponibilização em acesso aberto de conteúdos de ensino (REAS), bem como da produção científica e académica dos seus autores. Tendo como missão facultar o acesso à informação especializada nos vários domínios de atividades de ensino e de investigação científica desenvolvidas na instituição, a Direção de Serviços de Documentação tem redimensionado os serviços e os recursos disponibilizados, e desenhado estruturas de apoio aos seus utilizadores, baseadas na partilha efetiva de recursos. Nesta comunicação pretende-se evidenciar três dimensões de um projeto, a partir do qual a UAb pretende promover a criação, o acesso e a difusão do conhecimento. Repositório Aberto (Repositório Institucional) - O repositório institucional da Universidade Aberta pretende agrupar e garantir o acesso e a difusão do conhecimento académico e científico criado na UAb bem como assegurar a preservação a longo prazo da sua memória institucional. Suportado desde 2010 por uma “Política Institucional de Acesso Aberto” (reformulada em 2013 e 2015), está organizado em comunidades temáticas, e disponibiliza em acesso aberto, formato eletrónico e texto integral, a produção científica dos seus autores, a produção académica dos seus estudantes e recursos de aprendizagem, sobretudo documentos audiovisuais, utilizados pelos docentes, no apoio às atividades curriculares. Com a disponibilização de conteúdos em acesso aberto pretende‐se aumentar a eficácia do acesso, da difusão e da preservação da produção intelectual de investigadores e da instituição, quanto a visibilidade de ambos. Arquivo Audiovisual - Constituído pela produção audiovisual da Universidade Aberta e das instituições que a antecederam, este acervo integra documentos que datam de meados dos anos 60 do século passado. Pelas suas características, este é um acervo de fundamental importância, pois para além dos conteúdos científicos e pedagógicos, os documentos têm um valor de fontes pois atestam as práticas, as ferramentas e os métodos utilizados para ensinar a distância em Portugal. Para além do trabalho de salvaguarda deste património audiovisual (arquivo, tratamento documental e a preservação dos suportes e dos conteúdos), a Direção de Serviços de Documentação tem vindo a promover o acesso a estes conteúdos, através do Repositório Aberto, da Plataforma Moodle e do Portal da Universidade. REAS - Recursos Educacionais Abertos - Porque a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres, nacionais e internacionais constitui também uma das áreas estratégicas da Universidade Aberta, esta instituição integra o grupo de trabalho que no âmbito da AIESAD (Associação Ibero Americana de Educação Superior a Distância) estuda a implantação de um sistema de informação que possibilite a disponibilização e a partilha de forma unificada da produção científica e dos documentos gerados pelas instituições e organizações sócias da AIESAD. O Grupo de Trabalho que a UAb integra está a trabalhar na disponibilização de uma ferramenta que possibilite a recolha, agregação e indexação dos Recursos Educacionais Abertos (materiais de ensino, livres em termos de acesso, transformação e partilha), existentes nos repositórios institucionais das entidades parceiras do projeto. O objetivo deste projeto é que, alinhadas com a estratégia da UAb, as ferramentas desenvolvidas sejam eficazes na prossecução dos objetivos e da missão desta instituição: ser, em qualquer lugar do mundo, motor e promotor da criação de conhecimento.
  • Recursos Educacionais Abertos e Agenda 2030: a Universidade Aberta de Portugal (UAb)
    Publication . Carvalho, Madalena
    A educação e a formação, aspetos cruciais do desenvolvimento humano, desempenham um papel central na construção de um mundo sustentável. Para corresponder aos novos contextos de inovação e às exigências da sociedade digital e assegurar a ampliação do acesso à educação, a Universidade Aberta de Portugal disponibiliza, de modo agregado, através da comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) do Repositório Aberto, materiais de ensino, livres em termos de acesso, de transformação e de partilha, cujas temáticas cobrem diversas áreas do saber, transversal a diferentes perfis de utilizadores. A todos os documentos estão associados metadados que asseguram a sua autenticidade, compreensão e utilização, nomeadamente no que concerne ao direito de autor, à utilização legal e legítima em contexto educativo. A cooperação e o intercâmbio com instituições congéneres, constituem uma área de desenvolvimento estratégico, contribuindo para transformar e acrescentar valor à sociedade, dentro e fora das fronteiras nacionais. Para promover a ampliação do acesso aos conteúdos, foi empreendida uma estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitem, pela interoperabilidade, a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos. Os dados estatísticos, expressos no número e nos locais em que os downloads são efetuados, evidenciam que a UAb cumpre o objetivo de promover a qualidade da educação e a capacitação de grandes massas populacionais em contextos geográficos e socioeconómicos diferenciados - ODS-4. As parcerias, o trabalho colaborativo e a interoperabilidade estabelecida sustentam o papel da UAb no apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação em países em desenvolvimento e o reforço da parceria global para o desenvolvimento sustentável – ODS 17.