Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.46 MB | JPEG |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Universidade Aberta (UAb) é desde 2008, ano em que obteve o reconhecimento do seu “Modelo Pedagógico Virtual”, uma instituição de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online. Tendo uma oferta formativa lecionada totalmente em regime de elearning, os seus processos administrativos bem como os seus aspetos sociais são cada vez mais concretizados exclusivamente na web, dando corpo ao conceito de Campus Virtual (plataforma de ensino, portal académico, gestores de conteúdos) de uma Universidade moderna e inovadora de EaD. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento.
Em conformidade com o seu alinhamento estratégico, a UAb tem dedicado particular atenção, do ponto de vista teórico mas também prático, à temática do acesso aberto.
Pretende-se partilhar o modo como, para corresponder às necessidades de uma comunidade que se revê e afirma sobretudo na virtualidade, a UAb através da sua Direção de Serviços de Documentação, tem desenvolvido e implementado um conjunto de serviços e de ferramentas que de modo articulado e integradas no “Campus Virtual”, possibilitam a (re)criação e disponibilização em acesso aberto de conteúdos de ensino (REAS), bem como da produção científica e académica dos seus autores.
Tendo como missão facultar o acesso à informação especializada nos vários domínios de atividades de ensino e de investigação científica desenvolvidas na instituição, a Direção de Serviços de Documentação tem redimensionado os serviços e os recursos disponibilizados, e desenhado estruturas de apoio aos seus utilizadores, baseadas na partilha efetiva de recursos. Nesta comunicação pretende-se evidenciar três dimensões de um projeto, a partir do qual a UAb pretende promover a criação, o acesso e a difusão do conhecimento.
Repositório Aberto (Repositório Institucional) - O repositório institucional da Universidade Aberta pretende agrupar e garantir o acesso e a difusão do conhecimento académico e científico criado na UAb bem como assegurar a preservação a longo prazo da sua memória institucional.
Suportado desde 2010 por uma “Política Institucional de Acesso Aberto” (reformulada em 2013 e 2015), está organizado em comunidades temáticas, e disponibiliza em acesso aberto, formato eletrónico e texto integral, a produção científica dos seus autores, a produção académica dos seus estudantes e recursos de aprendizagem, sobretudo documentos audiovisuais, utilizados pelos docentes, no apoio às atividades curriculares.
Com a disponibilização de conteúdos em acesso aberto pretende‐se aumentar a eficácia do acesso, da difusão e da preservação da produção intelectual de investigadores e da instituição, quanto a visibilidade de ambos.
Arquivo Audiovisual - Constituído pela produção audiovisual da Universidade Aberta e das instituições que a antecederam, este acervo integra documentos que datam de meados dos anos 60 do século passado. Pelas suas características, este é um acervo de fundamental importância, pois para além dos conteúdos científicos e pedagógicos, os documentos têm um valor de fontes pois atestam as práticas, as ferramentas e os métodos utilizados para ensinar a distância em Portugal.
Para além do trabalho de salvaguarda deste património audiovisual (arquivo, tratamento documental e a preservação dos suportes e dos conteúdos), a Direção de Serviços de Documentação tem vindo a promover o acesso a estes conteúdos, através do Repositório Aberto, da Plataforma Moodle e do Portal da Universidade.
REAS - Recursos Educacionais Abertos - Porque a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres, nacionais e internacionais constitui também uma das áreas estratégicas da Universidade Aberta, esta instituição integra o grupo de trabalho que no âmbito da AIESAD (Associação Ibero Americana de Educação Superior a Distância) estuda a implantação de um sistema de informação que possibilite a disponibilização e a partilha de forma unificada da produção científica e dos documentos gerados pelas instituições e organizações sócias da AIESAD.
O Grupo de Trabalho que a UAb integra está a trabalhar na disponibilização de uma ferramenta que possibilite a recolha, agregação e indexação dos Recursos Educacionais Abertos (materiais de ensino, livres em termos de acesso, transformação e partilha), existentes nos repositórios institucionais das entidades parceiras do projeto.
O objetivo deste projeto é que, alinhadas com a estratégia da UAb, as ferramentas desenvolvidas sejam eficazes na prossecução dos objetivos e da missão desta instituição: ser, em qualquer lugar do mundo, motor e promotor da criação de conhecimento.
Description
Poster científico apresentado à 6ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, realizada em Salvador, Bahia, de 4-7 de outubro de 2015
Keywords
Acesso aberto Recursos educacionais abertos Repositórios institucionais Universidade Aberta Portugal REA
Citation
Carvalho, Madalena - Universidade Aberta: recursos educacionais abertos (REA) em rede. In Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 6, Salvador, 2015. "Conferência..." [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 1 poster