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- Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta: a rede como estratégia de comunicação e sustentabilidadePublication . Carvalho, MadalenaApresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional. O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Para além de armazenar, preservar e promover o acesso digital à publicação científica, editada pelos autores nos moldes tradicionais, a UAb utiliza o seu Repositório para disponibilizar, de modo integrado, toda a produção intelectual da instituição, nomeadamente recursos de natureza pedagógica. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, este é um projeto inédito em instituições de ensino superior de Portugal. Para potenciar a qualidade dos conteúdos e promover a ampliação da sua utilização enquanto recursos educacionais abertos, o desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto, assenta numa estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitam pela interoperabilidade, efetivar a partilha efetiva de conhecimento e a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de recursos educacionais abertos. Analisam-se os novos cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas ao projeto no âmbito das parcerias estabelecidas entre a UAb e as instituições brasileiras CAPES, FioCruz e UNESP.
- As TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as liderançasPublication . Santos, José Rui; Gaspar, IvoneHoje vive-se numa sociedade globalizada, sedenta de conhecimento, em que o imediatismo da informação é, cada vez mais, uma necessidade tornada realidade até nos locais mais recônditos do planeta. Ao homem são exigidas novas competências, novas literacias que lhe permitam manter-se profissionalmente ativo, socialmente incluído e independente ao longo da vida. É à escola que, em primeira instância, compete fornecer as ferramentas que permitam, a quem a procura, desbravar caminho para a aquisição dessas competências e literacias. E a escola tem disso consciência. Neste primeiro quartel do século XXI, já não se questiona apenas a entrada das tecnologias da informação e comunicação na escola, mas, sobretudo, como deve a escola fazer a sua apropriação. E, é neste domínio que as lideranças da escola assumem um papel especialmente preponderante porquanto é na e da forma como lidam com as tecnologias, a importância que lhes atribuem e o impulso e orientação que dão à sua utilização, que depende o modo como a escola delas se apropria e as usa com vista não só a delas tirar o melhor partido, como, também, para chamar, e cativar, uma clientela com interesses cada vez mais díspares dos dela e que nela permanece apenas por imposição legal. É das relações entre as tecnologias da informação e comunicação e a escola pública através da análise do uso que delas fazem e do partido que delas tiram diretores e coordenadores de departamento que se fala nesta tese.