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- Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo : uma revisão da literaturaPublication . Novo, AnaEste artigo descreve a investigação sobre biblioteconomia escolar, tanto a nível nacional como internacional, com principal incidência na última década. Através de uma revisão da literatura, onde foram consultados vários tipos de fontes em diversos formatos, faz-se uma caracterização do bibliotecário escolar e das bibliotecas nas escolas. Com as palavras e opiniões de autores especialistas na matéria distinguem-se, seguidamente, os conceitos de (in)sucesso escolar e (in)sucesso educativo. Faz-se posteriormente referência e descrição de um leque variado de documentos e estudos internacionais, quantitativos e qualitativos, que mostram que existe uma relação estreita entre uma biblioteca escolar com adequados recursos humanos (número e formação) e o desempenho e sucesso escolar dos alunos. Referem-se igualmente algumas limitações da investigação nesta área. O artigo termina concluindo que conhecida a realidade portuguesa actual, ainda que parcialmente, dos bibliotecários escolares e das bibliotecas e dos resultados dos numerosos estudos de impacto internacionais, que se torna cada vez mais importante e necessária a formação específica dos professores responsáveis pelas bibliotecas escolares e/ou a legislação adequada que permitiria pôr em prática numerosas propostas que de há já bastantes anos têm vindo a ser feitas tanto por pessoas colectivas como singulares.
- O problema da avalição: resultados provisórios do programa MEPSIRPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João Relvão; Curado, HenriqueNo projecto europeu MEPSIR (iniciais da designação inglesa Measuring European Public Sector Information Resources) da Comissão Europeia, que estuda a aplicação nos países da União Europeia da Directiva 2003/98/CE, de 17/11, relativa à reutilização de informações do sector público, que se iniciou em 2004 e que agora está numa fase de aprofundamento, vários indicadores apontam para a existência de problemas concretos de funcionamento e de avaliação de numerosas entidades administrativas de diferentes tipos.