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Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada
Publication . Novo, Ana
Esta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre novembro 2006 e janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2.º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.
Construção de uma ontologia para as ocupações do Santo Ofício
Publication . Ferreira, Albertina; Caldeira, Carlos; Olival, Fernanda
As ontologias, ao representarem um domínio específico de interesse, podem contribuir para a obtenção de novos conhecimentos sobre dados históricos. A partir de elementos disponíveis numa base de dados prosopográfica, identificaram-se e classificaram-se relacionamentos entre as ocupações e o estatuto social de diversos indivíduos (sobretudo de membros do Santo Ofício - século XVI ao século XVIII). A partir desta base de conhecimento, construiu-se uma ontologia, utilizando o software Protégé. O objetivo deste trabalho é a descrição da construção da ontologia desde a determinação dos recursos utilizados até às metodologias aplicadas.
Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta
Publication . Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro
O plágio tem assumido crescente relevância no ensino superior, sendo responsabilidade de todos contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. A prevenção deste tipo de fraude faz-se educando e formando o estudante, alertando-o para a necessidade de existir um comportamento ético e responsável. O “Grupo de Trabalho para a promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta” discute as temáticas da integridade e honestidade dos trabalhos académicos e realiza atividades neste contexto, essenciais no regime de ensino a distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb). O presente trabalho pretende ilustrar o percurso do primeiro ano deste grupo e discuti-lo no âmbito das boas práticas que acontecem no ensino superior, destacando cinco atividades: ações de formação para docentes sobre o software de deteção de plágio utilizado na UAb; inquérito aos docentes da UAb sobre a perceção acerca do plágio; elaboração de relatório fundamentando o uso de um software de deteção de plágio; inquérito aos estudantes da UAb sobre as perceções acerca do plágio; organização do Colóquio Ibérico “Plágio no Ensino Superior”, onde foram apresentados alguns dos resultados mais recentes da investigação efetuada em três universidades portuguesas e uma espanhola.
O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas características
Publication . Novo, Ana
A utilização da gestão estratégica tem sido sugerida como uma forma eficaz para ajudar os serviços de informação a definirem e desenvolverem estratégias para sobreviver, ter sucesso e conseguir alcançar as suas metas e objetivos num mundo cada vez mais instável e em constante evolução. O profissional da informação assume assim o papel de gestor estratégico e a responsabilidade que lhe é atribuída exige um perfil profissional diversificado e complexo. É neste cenário que, no âmbito da docência de uma UC da Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Aberta, e desde 2011/2012, se tem vindo a propor aos estudantes, uma reflexão sobre as características mais necessárias ao profissional da informação, agora e no futuro, na cada vez mais exigente sociedade da informação e do conhecimento, com a geração Y como utilizadora desses mesmos serviços. A análise dos diversos relatórios efetuados pelos estudantes, assim como das suas participações individuais em fóruns de discussão, permite identificar e fundamentar as cinco características, tidas como essenciais, traçando o perfil do atual profissional e gestor estratégico de serviços de informação.
Information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study of master degree dissertations
Publication . Novo, Ana; Bastos, Glória
Since the beginning of the 21st century, a rapid growth in access to information and communication technologies has been observed in Portugal, as well as in other European countries. School libraries (SL) and teacher librarians (TL) play a fundamental role as they have been increasingly considered by school communities as an essential resource for developing information literacy (IL) competences. The methodology for this study was a meta-analysis of the results of a body of master dissertations, completed between 2007 and 2017, at Universidade Aberta, Portugal. A first group of the analysed dissertations indicated that in general, TL misunderstood the concept of IL, were still not aware of its importance and most of their work was still related to traditional library activities. In more recent years we have identified some important improvements in Portuguese SL and in research studies and evidence of that progress is shown.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

5876

Funding Award Number

UID/HIS/00057/2013

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