Browsing by Issue Date, starting with "2021-10"
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- Sobre a avaliação da coleção numa biblioteca escolar: planeamento, procedimentos e métodosPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Vasconcelos, Ana IsabelRecurso educacional sobre a problemática da Avaliação da Coleção de uma Biblioteca Escolar. O seu propósito é providenciar orientações claras para quem precisa de realizar uma avaliação da coleção, ou parte dela, numa Biblioteca Escolar. Neste manual são fornecidas indicações quanto ao modo de a planear, enumeram-se os procedimentos a realizar, fundamentando a sua pertinência, e identificam-se os métodos principais com as respetivas vantagens e desvantagens.
- Percursos de mudança nas práticas de avaliação pedagógica: uma comunidade de aprendizagem em contexto do EDUFOR - Projeto MaiaPublication . Mouraz, Ana; Serra, Isabel; Sousa, José MiguelOs textos agregam-se em torno das quatro preocupações que sustentaram (e sustentam) o Projeto MAIA e que se articulam de forma muito próxima com a (re)valorização da modalidade da avaliação formativa , nas conceções e nas práticas dos professores e das escolas. São as seguintes, essas preocupações: 1 – Re-valorização da modalidade da avaliação formativa numa perspetiva global da ação de cada escola; 2 – Re-descoberta da importância da discussão acerca do feedback e seus meandros; 3 – Incentivo à utilização diversa de instrumentos de avaliação, mais próximos da atividade de aprender e das competências desejadas pelo currículo; 4 – Valorização da participação dos alunos nas tarefas de avaliação.
- Co-creating a sustainability performance assessment tool for public sector organisationsPublication . Ramos, Tomás B.; Domingues, Ana Rita; Caeiro, Sandra; Cartaxo, Joana; Painho, Marco; Antunes, Paula; Santos, Rui; Videira, Nuno; Walker, Richard M.; Huisingh, DonaldOrganisations are increasingly being pushed to manage, assess and report their sustainability performance, including public sector organisations (PSO). Several approaches were developed to implement sustainability assessments at the organisation level. However, the majority are still for the private sector and are often not supported by active stakeholder involvement. Several PSO have adapted private-oriented models to assess their sustainability performance, which are often not adequate due to public administration, whose main mission is to provide public services. The present work aims at developing a conceptual framework to support PSO and to assess their sustainability performance. The proposed approach is supported by two sustainability performance assessment systems – Formal and Informal Sustainability Performance Assessment. The Formal Sustainability Performance Assessment system, which is the main focus of this paper, consists of a checklist of objectives and practices and a set of twenty-nine (29) performance indicators. An initial proposal was drawn from the literature review and then assessed through a participatory process involving practitioners and academics in semistructured interviews, questionnaire surveys and a collaborative workshop. The Portuguese central public administration was used as a case study. The developed checklist of objectives and practices and related performance indicators will allow PSO to assess and communicate complex information about organisational sustainability. Reference values support the normalization of indicators’ results, and consequently, the comparison of sustainability-related performance between PSO integrated into the context of the Portuguese central public administration. This research contributes to the debate on organisational sustainability assessment and communication, and the importance of selecting and developing sustainability indicators using co-creation processes with key stakeholders.
- Os «báculos» das sociedades agropastoris do Sul do 'território português (último quartel do 4.º milénio/inícios do 3.º milénio a. C.)Publication . Cardoso, João LuísPretende-se que este contributo seja útil ao melhor conhecimento e caracterização dos chamados «báculos», peças da arte móvel do final do Neolítico, com equivalentes nas gravuras e pinturas da arte megalítica e parietal coevas do Ocidente peninsular.
- Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de BarrosO trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
- Contributo dos centros escolares na melhoria das práticas docentes: equacionando o papel da supervisão colaborativaPublication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, FilipaA comunicação salienta dados de um estudo de caso único centrado na questão: até que ponto e de que forma os centros escolares, proporcionando a agregação de docentes e a supervisão colaborativa, terão repercussões na melhoria das práticas profissionais. O estudo valeu-se, numa primeira fase, da recolha de dados através da realização de entrevistas de grupo focal a 28 docentes da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um agrupamento de escolas, seguido de um inquérito por questionário sobre supervisão e de entrevistas individuais a um grupo específico de docentes, de entre os 28 participantes. Os resultados preliminares salientam tendências de resposta associadas a: i) mudanças nas práticas docentes; ii) perspetivas sobre supervisão; iii) e individualismo vs. colaboração. Relativamente ao tópico Conjeturar mudanças nas práticas docentes, há alguma divisão de opiniões: alguns inquiridos consideram que as suas práticas são sempre boas e que foram outros fatores que influenciaram o ato educativo; outros mencionam práticas inovadoras propiciadas pela coexistência no estabelecimento. Nas respostas ao tópico Desocultar perspetivas de supervisão, grande parte dos inquiridos considera que a supervisão de avaliação não deveria existir, ou deveria chamar-se super-visão, considerando que as práticas inter-docentes não podem ser acolhidas sob essa terminologia. Não estabelecem conotação do termo com colaboração, embora reconheçam e valorizem a colaboração no centro escolar, no que concerne a articulação, partilha, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho. Quanto ao tópico Individualismo versus colaboração, as práticas de colaboração são mencionadas pela generalidade dos inquiridos considerando terem sido potenciadas pelos centros escolares. Destacam como essenciais não só as reuniões nos centros, como as interações informais ao longo do dia. Há alguma dicotomia no sentido das respostas: menciona-se que o centro escolar propicia partilhas e articulação, mas enfatiza-se a necessidade de gerir as interações, colidindo com a sua individualidade. Em síntese, no plano formativo, as conclusões do estudo apontam para a visibilidade do papel do centro escolar como recurso privilegiado e de fácil acesso, para encontrar estratégias adequadas para as variadas situações com que os docentes se deparam sendo atribuído um papel mais importante ao convívio e trabalho nos centros escolares do que a formações institucionalizadas.
- No interior do bordado: a rematerialização do bordado numa vertente pós-digitalPublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoA instalação artística toma como ponto de partida o Bordado de Castelo Branco e a tecnologia têxtil envolvida, materializamos os motivos do desenho e desconstruímos o tecido como se o tecido que estava a ser bordado explodisse da tela, expandindo-se pelo espaço expositivo. O Bordado de Castelo Branco é tradicional da região da Beira Baixa, no interior de Portugal, e considera-se que seja fruto do encontro das culturas entre o Ocidente e o Oriente, com forte influência europeia. Os motivos do desenho deste Bordado resultam da convergência do desenho e das gravuras que se faziam na Europa nos séculos XVII e XVIII, na azulejaria portuguesa, nos têxteis indianos e na porcelana chinesa.
- A Fábrica da Pólvora de Barcarena e as “Ferrarias del Rey”: um projecto de arqueologia industrial em construçãoPublication . Cardoso, João LuísA synthesis of the research until now carried out at the remarkable cultural space Barcarena Gunpowder Factory is presented, from the time of the founding of the Ferrarias, in the time of D. João II (1487), until the definitive closure of the gunpowder complex, at the end of the 20th century (1988), five hundred years after.
- Orbital eccentricity: sound performance, using commercial and military satellites with real time tracking dataPublication . Paquete, Hugo; Marcos, Adérito; Bastos, Paulo BernardinoThis music performance starts with an inquiring about the possibility to generate sound and music elements using commercial and military satellites, established in a process of acquirement and conversion of satellite movement data sonified in real time, merged to midi-data language. Used to control hardware and software musical instruments. It‘s importance, reflects on the autonomy of the satellites as objectual performers, actants that generate sonic content in an ecology of casual movements and programmed computational music rules. The routes and trajectories are mediated elements to think about composition in a performative dynamic environmental system, manipulated in real time by the performer in direct dialogue with the external technological body. The satellite as an actant suspended in the edge of the human perceptive border that articulate a direct relation with the planet Earth as a place with external telematic objects. It represents the human activity in the boundaries of the universe limits. This performance starts with the production of hardware and software that captures the movement of public and military satellites. In technical collaboration and partnership with Christopher Zlaket (1992) from the Arizona State University who specializes in interface design and David Stingley (1993) of MIT who specializes in computer science. The sonic qualities are dependent of improvisational approaches developed in real time, pointing to aesthetic elements about dynamics, granulation, noise, and drone. Pointing to post-digital and micro sound aesthetics traditions and proposing ruptures.
- Open Game: uma atividade aberta gamificadaPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João