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Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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  • Uma vida como professor
    Publication . Neves, Ana Filipa da Cunha Costeira e; Mouraz, Ana
    O presente estudo incidiu sobre as perceções dos professores próximos do fim da carreira docente, ou já na reforma, para identificar e descrever as mudanças educativas que modelaram os seus percursos profissionais. Não é possível estudar as mudanças educativas que caraterizam um sistema educativo sem entender como essas mudanças foram percebidas, e impactaram as vidas e as carreiras dos seus agentes no terreno, particularmente nos eixos fundamentais que são a Carreira Docente, o Desenvolvimento Profissional Docente e a Identidade Profissional. Na pesquisa de artigos publicados constatámos que existem, mesmo em Portugal, muitos estudos sobre cada um destes conceitos, mas não se encontraram estudos recentes sob a perspetiva diacrónica e abordagem metodológica a que nos propomos. Este é um estudo qualitativo, de natureza fenomenológica, tendo-se centrado nas histórias de vida dos professores para responder à pergunta de investigação – Que mudanças educativas modelaram os percursos e as identidades profissionais de um grupo de professores à beira da reforma? Os dados foram recolhidos através de entrevistas aprofundadas, a cinco professores (n=5). Um docente por cada um dos ciclos de ensino da escolaridade obrigatória portuguesa. Prevê-se que o estudo contribua para o conhecimento das mudanças educativas ocorridas nas últimas 4 décadas em Portugal, vistas pelo prisma dos agentes dessas mudanças e pelas alterações que foram contribuindo para a sua identidade profissional.
  • Contextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professores
    Publication . Alemão, Rosália Silva; Mouraz, Ana
    Este estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.
  • Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-aluno
    Publication . Peseiro, Oriana; Aires, Luísa; Seabra, Filipa
    A qualidade da relação professor-aluno tem, inequivocamente, um impacto no processo de ensino e aprendizagem. Da interação entre ambos os elementos depende o sucesso da aprendizagem. Nesse sentido, a relação pedagógica entre professor e aluno emerge como uma dimensão central de todo o processo pedagógico. No que respeita à conceção de supervisão, a evolução do conceito permite-nos entendê-la como uma partilha de experiências e como forma de colaboração entre pares, que traduzindo-se num ato de reflexão, permite transformar e melhorar as práticas educativas. Pela análise do enquadramento das duas dimensões expostas, neste estudo objetiva-se analisar os efeitos que a supervisão entre pares poderá evidenciar na relação entre professor e aluno, verificando a possível melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se num modelo de investigação de natureza qualitativa, assente no propósito de conhecer as perceções dos atores envolvidos no que respeita às diferentes situações da realidade vivenciada, considerando que a compreensão do contexto valoriza o ponto de vista de quem nele vive. Consequentemente, optou-se pelo design de estudo fenomenológico, mediante o qual se pretende descrever o fenómeno em estudo, através da análise das realidades experienciadas e vividas pelos participantes da investigação, atendendo à forma como as descrevem e interpretam. Para tal, privilegiou-se a análise documental de projetos educativos e de projetos desenvolvidos no âmbito da observação/supervisão entre pares, bem como de entrevistas semiestruturadas individuais, dirigidas aos coordenadores e participantes de projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas, selecionados por desenvolverem projetos neste campo de ação e aceitarem participar no estudo em curso. A subsequente análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu concluir que, até ao momento, a prática de supervisão entre pares não é reconhecida pelos participantes do estudo como uma possibilidade de melhoria da relação entre professor e aluno, embora seja potencializadora da mudança das ações pedagógicas.
  • Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herança
    Publication . Costa, Cláudia Neves da; Huet, Isabel
    O presente estudo orientou-se para um contexto específico de uma escola comunitária que oferece um programa educativo-cultural de português como língua de herança para crianças e jovens (neste trabalho referenciada como Escola X). Para enfrentar as necessidades de formação de seus professores em língua de herança, a Escola X vem implementando práticas de observação de aulas. No entanto, apesar de a literatura apontar uma estreita relação entre o desenvolvimento profissional docente e a aprendizagem situada, há escassez de estudos que possam partilhar conhecimento sobre a observação de aulas e a sua relação com o desenvolvimento profissional docente no contexto de supervisão pedagógica em escolas comunitárias de língua de herança. Esta dissertação documenta os esforços da investigadora em entender e melhorar esse processo. Para responder à questão principal “Qual o contributo das práticas de observação de aulas para o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências dos professores e gestores de uma escola comunitária de português como língua de herança?”, a investigação desenvolveu-se sob o viés qualitativo, fundamentada no estudo fenomenológico das práticas de observação de aulas sob as lentes dos participantes. Para alcançar esta proposta, após seleção intencional de nove participantes, cinco docentes e quatro gestores, procedeu-se às entrevistas individuais e por grupo focal. Estas últimas foram separadas em dois grupos homogéneos. A partir da análise temática e discussão dos dados das entrevistas individuais, concluiu-se que a observação de aulas é percebida como uma importante estratégia da supervisão pedagógica com potencial para promover melhorias das práticas docentes a partir de necessidades que surgem em contexto da Escola X. Todavia, as práticas de observação de aulas apontam para a necessidade de sua institucionalização, com o objetivo de promover a participação e o protagonismo dos professores no processo de observação de aulas. Como resultados das entrevistas por grupo focal, os participantes elaboraram modelos de observação de aulas com potencial para acolher o contexto da escola em suas necessidades e especificidades. Em sequência, a partir da análise qualitativa e documental das entrevistas por grupo focal, este trabalho contribuiu com recomendações, dentre elas, um modelo de observação de aulas por pares. Por fim, concluiu com a partilha dos aspetos inovadores e limitações do estudo, assim como propostas de trabalhos futuros a estender as presentes contribuições.
  • Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico : um estudo de caso
    Publication . Saraiva, Isabel Maria dos Santos Tomás; Seabra, Filipa; Inês, Helena Natália Pereira
    Este estudo pretendeu perceber como tem sido feita a implementação do projeto Aprender em Círculo no Agrupamento de Escolas A. Esse projeto tem tentado dar respostas a um conjunto de necessidades sentidas no agrupamento, em geral, e por um grupo de professores, em particular. O estudo incidiu no trabalho das equipas educativas (professores de turmas dos 1º e 2º ciclos), na implementação de metodologias diferenciadas e diferenciadoras, promotoras de aprendizagens significativas, de modo especial as práticas colaborativas de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se responder a um conjunto de cinco questões de partida, relacionando as práticas colaborativas, implementadas pelas equipas pedagógicas, com a Supervisão Pedagógica, a experiência do trabalho a pares, bem como a integração de novos professores nas equipas. Foram definidos sete objetivos gerais, com os quais se pretendeu perceber: o modo de implementação do projeto, as conceções e as experiências de supervisão por parte dos professores envolvidos no projeto, o reconhecimento do trabalho de pares como prática supervisiva, as consequências desse trabalho de pares, quer para os professores, quer para os alunos e, ainda, a forma de integração de novos docentes. Em relação à Metodologia, realizou-se um estudo de caso, inserido no paradigma interpretativo, recorrendo a métodos mistos. Face aos objetivos definidos, delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso da entrevista, do inquérito por questionário e da análise documental como técnicas de recolha de dados, e da análise estatística (descritiva) e da análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Em concreto, elaborámos um questionário com base nos objetivos da investigação, que foi aplicado a professores (n=15) do ensino básico (1º e 2º ciclo), do agrupamento A, assim como uma entrevista semiestruturada, aplicada a docentes dos mesmos níveis (n=6). Quanto à análise documental, incidiu sobre um corpus de documentos legais nacionais e relatórios de acompanhamento da implementação do projeto. Os resultados do estudo apontam no sentido da valorização do trabalho de pares dos professores. A Supervisão Pedagógica é vista como parte integrante do processo, acontecendo naturalmente entre os intervenientes.
  • O papel da supervisão colaborativa no contexto de implementação de um plano de inovação. Da teoria à prática: um estudo de caso
    Publication . Andrade, Maria Teresa Nogueira Lima de; Aires, Luísa
    No quadro da atual política educativa, em Portugal, espera-se que as escolas e os professores assumam a inovação como forma de impulsionar a mudança, (re)pensando os modos de organização e desenvolvimento do currículo, baseados em processos de supervisão e colaboração. Várias escolas, no âmbito da sua autonomia, aderiram prontamente a este desafio, implementando planos de inovação. Assim, é no contexto da prática da implementação de cada plano que surge a pertinência de investigar o que pode comprometer a mudança, ou seja, a forma como os atores educativos interpretam e operacionalizam as medidas, adotando (ou não) posturas de colaboração. O objetivo do estudo foi, assim, compreender como lideranças e professores percecionam o papel da supervisão e da colaboração na implementação das medidas de inovação pedagógica da sua escola, partindo da seguinte questão inicial: De que forma professores e respetivas lideranças, do agrupamento de escolas X, desenvolvem e entendem os processos de supervisão e colaboração, como suporte à inovação que pretendem introduzir? O estudo desenvolveu-se num agrupamento de escolas da área metropolitana de Lisboa e envolveu oito participantes. No estudo de caso único, de natureza descritiva e interpretativa, enquadrado num paradigma qualitativo, utilizamos, como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e o focus group. Os resultados revelaram uma grande convergência entre os participantes, os quais reconhecem a importância do desenvolvimento dos processos de inovação numa lógica de liderança partilhada e de colaboração, que concretizam na interação, na reflexão conjunta e nas práticas de supervisão pedagógica horizontal. Identificam nestas práticas contributos para uma aprendizagem e melhoria contínua, apesar de ser possível entrever alguns entendimentos divergentes e resistências às práticas de supervisão e de colaboração.
  • Práticas colaborativas interdisciplinares: um estudo de caso num agrupamento de escolas
    Publication . Negrão, Teresa Inês de Pinho; Mouraz, Ana
    No sistema educativo português, é possível retroceder até ao projeto da Reforma Curricular de 1988, para encontrar as primeiras tentativas de implementar a interdisciplinaridade no currículo. A Área Escola, resultante dessa reforma, foi a face mais visível dessa preocupação. Trinta anos depois e após o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que culminou na publicação do DL 55/2018 intensificaram-se nas escolas portuguesas vários projetos de cariz interdisciplinar, potenciadores do trabalho colaborativo docente. E quando os professores refletem sobre as práticas, se observam e ajudam uns aos outros, estão também a desenvolver uma supervisão entre pares. É neste enquadramento que se perspetivou a realização desta investigação com o objetivo de perceber de que forma as práticas colaborativas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de estratégias de supervisão colaborativa, ou, ao invés, são incrementadas por estas. São três os conceitos estruturantes que enquadram este estudo, de cariz qualitativo e interpretativo: o trabalho colaborativo, a interdisciplinaridade e a supervisão colaborativa. O trabalho concretiza -se através de um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. A recolha de dados foi consubstanciada pela realização de sete entrevistas semiestruturadas a lideranças intermédias de coordenação e diretora do agrupamento. Cruzaram-se os dados com informações reunidas em documentos orientadores do agrupamento de escolas em estudo. Os resultados sugerem que as práticas colaborativas interdisciplinares e as práticas de supervisão entre pares são reconhecidas pelos docentes como muito importantes para o desenvolvimento qualitativo da organização escolar e para os que nela trabalham, nomeadamente professores e alunos. Todavia persistem vários obstáculos à sua implementação, levando a que um conjunto de boas intenções não se efetivem plenamente, e outras, que até se experienciaram, depois não se transformem em rotinas.
  • O papel supervisivo do diretor de curso no ensino profissional
    Publication . Oliveira, Ana Cecília Inácio Sá Morais de; Mouraz, Ana
    O presente estudo de investigação tem por base o universo dos cursos profissionais em Portugal, que constitui uma oferta formativa de conclusão do ensino secundário. A especificidade curricular dos cursos profissionais e a sua importância enquanto percurso de ensino secundário com dupla certificação, deu origem a um cargo de gestão intermédia – o cargo de Diretor de Curso. Ao cargo de Diretor de Curso, no que respeita ao currículo, é atribuída uma importância substancial, na medida em que fomenta um trabalho de articulação das aprendizagens nas diferentes componentes de formação, disciplinas e Unidades de Formação de Curta Duração. Cabe-lhe, igualmente, uma função supervisiva que decorre da ação interativa que promove entre os diferentes intervenientes no ensino profissional. Por isso esta investigação convoca a supervisão pedagógica como conceito estruturante. Esta investigação pretende contribuir para a análise dos mecanismos de atuação do Diretor de Curso, distinguindo as suas diversas funções, como contributo fundamental para melhorar o sistema de ensino e aprendizagem em estreita colaboração com o sucesso educativo dos alunos. Neste sentido, a investigação levada a cabo tem por objetivo dar resposta a uma questão central: “Qual o contributo da supervisão pedagógica praticada pelo Diretor de Curso para o sucesso dos alunos nos cursos profissionais?” A investigação operacionaliza-se sob a forma de estudo de caso e decorreu num curso profissional na área da saúde oferecido por uma escola situada na zona centro do país. Os eixos estruturantes do trabalho centraram-se na ação do Diretor de Curso tal como são percebidos pelos intervenientes chave na oferta do curso. O planeamento do currículo, a avaliação das aprendizagens, a organização das atividades a desenvolver no âmbito da componente de formação tecnológica, na organização da Formação em Contexto de Trabalho e na organização da Prova de Aptidão Profissional constituíram os focos privilegiados desta análise. Os resultados evidenciam que a supervisão pedagógica praticada pelo Diretor de Curso nos cursos profissionais contribui significativamente para o sucesso do curso em diversas vertentes: no acompanhamento próximo dos alunos durante a FCT e na elaboração da PAP; na colaboração ativa com a equipa docente e outros intervenientes, alinhada com os objetivos educacionais e profissionais dos alunos; na articulação eficiente entre os vários elementos formais do processo educativo, garantindo a coerência e relevância do conteúdo oferecido. Pode concluir-se que a supervisão pedagógica exercida pelo Diretor de Curso é um fator determinante na qualidade dos cursos profissionais, permitindo que os alunos façam este percurso educativo, fornecendo-lhes o suporte necessário para enfrentar os desafios da formação e ingressar no mercado de trabalho com confiança.
  • Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português
    Publication . Costa, Sónia Teresa Simões da; Nobre, Ana
    As operacionalização das estratégias de desenvolvimento curricular têm um impacto direto no sucesso/insucesso dos alunos. Foi analisada a forma como os alunos do sétimo ano de escolaridade, por se tratar do início de um ciclo, de uma escola da periferia da cidade de Coimbra acedem ao currículo no âmbito da disciplina de Português. Posteriormente, procedeu-se à definição de estratégias de desenvolvimento curricular com enfoque no papel dos diferentes atores educativos, sobretudo o professor, que é o mobilizador das diferentes estratégias, no desenvolvimento e avaliação do currículo. Visa aferir-se as estratégias de desenvolvimento curricular que estão a ser implementadas no âmbito da disciplina de Português pelos professores do sétimo ano de escolaridade. Dar-se-á uma atenção especial às estratégias de gestão e desenvolvimento curricular que encontram enquadramento no Decreto-Lei n.º 54/2018 aliado ao Decreto-Lei n.º 55/2028, por serem estas as aplicadas no estudo empírico. Face às estratégias identificadas, serão auscultados os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do sétimo ano de escolaridade na disciplina de Português, incluindo os próprios alunos (assumidos como protagonistas da globalidade deste processo). Assim, proceder-se-á ao levantamento das perceções dos alunos, dos professores e das lideranças intermédias (coordenadores de departamento e coordenadora da EMAEI). Após a análise dos dados recolhidos e das perceções apuradas, serão apontadas sugestões, com base nas teorias curriculares, para a operacionalização da gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade. Portanto, após a definição e análise de um status quo, serão empreendidos esforços no sentido de o melhorar e corrigir, de modo a que as estratégias de gestão e desenvolvimento curricular na disciplina de Português do sétimo ano de escolaridade não sejam a fonte do insucesso escolar no âmbito desta disciplina. Reitera-se o facto de as estratégias referidas incidirem sobretudo nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018. Existe uma relação estreita entre o sucesso escolar e as estratégias de desenvolvimento curricular operacionalizadas na aula de Português, uma vez que as barreiras que se colocam à aprendizagem de determinados alunos são ultrapassadas, ou seja, o currículo torna-se acessível a todos, alcançando-se a verdadeira inclusão.
  • Mapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXI
    Publication . Borges, Irina Romina Gomes; Seabra, Filipa
    Num mundo globalizado e em constante mutação surge a exigência de um currículo adaptado às vigentes necessidades educativas. Embora muito se debata sobre as competências que devem ser fomentadas no âmbito de uma educação para o desenvolvimento sustentável, existe pouco suporte empírico que ajude a responder à questão da sua materialização no currículo. Assim sendo, a presente investigação centrase na análise de diversas propostas de competências essenciais para o século XXI particularizando o contexto educativo português. Abraçando um quadro interpretativista construtivista, o estudo adota uma abordagem qualitativa. Assim sendo, e uma vez empregando metodologia de análise de conteúdo documental, explora um conjunto diversificado de artigos e referencias nacionais e internacionais relativos às competências para o século XXI. Os objetivos prendem-se em primeiro lugar com o delineamento de perspetivas e propostas das organizações globais e nacionais relativamente às competências para o século XXI. Em segundo lugar, procura propor um quadro de síntese derivado da análise documental, oferecendo orientações práticas para a reestruturação curricular. A importância do estudo repercute nas políticas educativas e nos cenários de prática, não só em Portugal, mas também à escala global, pretendendo oferecer uma base convincente para informar as decisões políticas e as reformas educativas orientadas para a promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável. Além disso, o quadro de síntese que se propõe apesentar, assume-se promissor enquanto ferramenta pragmática para educadores e criadores de currículos que se esforçam por adaptar as práticas pedagógicas para satisfazer as exigências em evolução do século XXI.