Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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- Práticas de supervisão pedagógica: contributos para a implementação de estratégias de feedbackPublication . Xavier, Ana Cristina de Jesus Gomes; Casa Nova, DiogoO presente estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º ciclo do ensino básico, integrada num agrupamento de escolas com distribuição geográfica dispersa. Tem como principais finalidades conhecer as práticas e estratégias de feedback utilizadas em contexto de sala de aula e compreender os contributos que a supervisão pedagógica pode oferecer para a melhoria das competências de avaliação das aprendizagens dos alunos. Para tal, procura-se responder às seguintes questões: Qual a natureza e eficácia percebida das estratégias de feedback utilizadas pelos professores do 3.º ciclo da escola X? Que contributos proporcionam as práticas de supervisão pedagógica para a implementação dessas estratégias? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso com abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário e entrevistas em focus group. Os dados quantitativos foram analisados com recurso a estatística descritiva simples e os qualitativos submetidos a análise temática. Os resultados evidenciam que, embora o feedback seja uma prática recorrente, a sua aplicação é heterogénea e desafiante, com perceções de impacto variável na aprendizagem. Destacam-se as necessidades de aprofundar a literacia nesta área e de reforçar o papel da supervisão pedagógica, ainda pouco estruturada e com presença limitada no apoio à consolidação de práticas eficazes de feedback. Verificou-se que os professores reconhecem o potencial formativo da supervisão pedagógica, mas tendem a associá-la à avaliação de desempenho. A supervisão desejada, marcada por colaboração e confiança entre pares, continua distante da realidade experienciada, emergindo a necessidade da sua integração nos dispositivos de trabalho docente.
- Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional nos professores da RAAPublication . Cordeiro, Pedro Miguel Silva; Henriques, SusanaEsta investigação intitulada Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional nos professores da RAA, terá como propósito investigar e analisar os impactos sobre a visão da supervisão pedagógica por parte dos docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e presidentes do conselho executivo, para reconhecer se a visão dos professores açorianos em relação com a supervisão é positiva ou restritiva para desenvolvimento profissional. Para alcançar o objetivo do estudo, os conceitos de estudiosos serão apresentados e debatidos para definir o que é supervisão e quais são suas contribuições para o desenvolvimento da área de docência, focando na melhoria da qualidade da equipe docente. Foi adota na presente investigação uma metodologia mista, integrando abordagens quantitativas e qualitativas, com o objetivo de captar a complexidade do fenómeno estudo. Esta partiu da realização de questionários aplicados a professores e entrevistas semiestruturadas realizadas a presidentes dos conselhos executivos das escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma dos Açores. Esta combinação metodológica possibilitou uma análise mais completa, através de dados numéricos e narrativos. O estudo revelou que a supervisão pedagógica é, maioritariamente, percecionada como positiva, tendo impacto significativo no desenvolvimento profissional docente. No entanto, esta assume um caráter avaliativo/formal na RAA, associada à avaliação do desempenho docente, especialmente nos momentos de progressão na carreira. Esta apresenta um foco mais administrativo e técnico, sendo percecionada pela comunidade docente como fiscalizadora ou controladora, apesar de todas as potencialidades reconhecidas por estes, os mesmos consideram a necessidade de repensar a forma como se aplica a supervisão na RAA. Embora de forma menos generalizada, o estudo identificou casos pontuais, onde ocorreu uma prática de supervisão pedagógica alicerçada na formação contínua profissional, tendo por base práticas de reflexão entre pares e partilha de ideias e metodologias educativas. Este tipo de supervisão, é considerada mais bem aceite pelos professores e mais eficaz no desenvolvimento profissional.
- O contributo da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos docentes do 1.º CEB de escolas com currículo português em AngolaPublication . Pereira, Carolina Sotomaior; Filipa, SeabraA presente dissertação surgiu com o intuito de desenvolver um trabalho em torno do tema mais amplo, Supervisão e Desenvolvimento Profissional, intitulado: O contributo da Supervisão Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos/as Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, doravante designado CEB, de Escolas com Currículo Português em Angola. Os objetivos face ao tema supracitado, passam por: i) descrever as conceções de supervisão pedagógica adotadas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB de escolas com currículo Português em Angola; ii) caracterizar as práticas de supervisão pedagógica desenvolvidas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas; iii) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente, em relação à melhoria das práticas de ensino em contexto de sala de aula; iv) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente em relação a potencialidades para o desenvolvimento profissional dos/as docentes. Com vista a conhecer a realidade dessas escolas no contexto onde se inserem pretendeu-se perceber os processos de monitorização, operacionalização e implementação da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos/as docentes, quer na perspetiva dos/as docentes quer na perspetiva dos/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as]. Realizou-se um estudo de abordagem metodológica mista, de cunho exploratório interpretativo. As técnicas de recolha de dados apresentadas foram a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, respondidos por coordenadores/as e professores/as do 1.º CEB, respetivamente, a lecionar em escolas de Currículo Português em Angola. Com recurso ao Excel procedeu-se à análise, e apresentação dos resultados do inquéritos por questionário. A análise de conteúdo permitiu analisar e apresentar os dados obtidos através das entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se ainda à triangulação dos dados obtidos dos inquéritos por questionário com os das entrevistas. Os principais resultados do estudo indicam que os/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as] entendem que a SP assume um papel fundamenta para o desenvolvimento contínuo dos/as intervenientes do processo supervisivo. Qualidades como a reflexão e a colaboração são uma prática essencial a todo o processo de SP, pelo que são uma constante para a melhoria dos/as supervisionados/as. Os/As docentes reconhecem que é fundamental aprender ao longo do percurso profissional, fazendo uma procura e investimento para esse efeito. Estes consideram que o processo de SP assume um papel fundamental para o crescimento profissional, embora se destaque uma minoria que não reconhece potencial no processo de SP como um contributo para o seu desenvolvimento contínuo.
- Cocriação de recursos educacionais digitais abertos potenciada por uma supervisão pedagógica colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto LouroPublication . Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioO movimento da educação aberta traz consigo a possibilidade da democratização do acesso à informação e ao conhecimento. É neste contexto que surge, também, o movimento dos recursos educacionais abertos, aos quais se juntam, agora, os digitais. Associado a este movimento, estão os conceitos de colaboração, criação e partilha que podem ser apropriados através de comunidades de aprendizagem e prática. Desta apropriação, e com vista à mudança, a aposta e o apoio das lideranças e uma supervisão colaborativa vertical, mas essencialmente horizontal interpares, fomentam a formação, a experimentação, o erro, a procura de soluções e a reflexão sobre a ação. Permitem, ainda, a criação de espaços maker, dentro e fora da sala de aula, onde se desenvolvam cocriações e partilhas. Fazer e Aprender no Digital é o projeto que implementa os princípios e traça os objetivos técnicos e tecnológicos, pedagógicos, legais e éticos. O Clube de Ciência Viva na Escola Cocriação de Recursos Educacionais Abertos, nascido no âmbito do projeto, ainda em piloto, Fazer e Aprender no Digital é a resposta no âmbito da cocriação que permite, ainda, a agregação de recursos físicos e digitais. No contexto destes projetos promove-se uma desconstrução, se não de mentalidades, pelo menos de práticas que levam à transformação da realidade da aprendizagem. Isso é feito com recurso a práticas colaborativas e partilhadas que têm promovido a cocriação e a validação interpares de recursos educacionais digitais abertos cocriados e agregados em Plataformas institucionais do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro.
- Trabalho colaborativo entre professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico: contribuições para o desenvolvimento curricularPublication . Almeida, Tânia Alexandra Sousa de; Abelha, MartaO trabalho colaborativo entre docentes tem vindo a assumir um papel crescente na promoção do desenvolvimento curricular e na melhoria das práticas pedagógicas. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o impacto da colaboração entre docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nesse processo, esta investigação procurou analisar de que forma o trabalho colaborativo docente contribui para a construção de práticas pedagógicas mais articuladas e eficazes. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) averiguar as perspetivas dos docentes sobre o conceito de colaboração; (ii) caracterizar as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto estratégia para o desenvolvimento curricular; (iii) identificar os principais desafios associados à sua implementação; (iv) descrever estratégias colaborativas adotadas pelos docentes; e (v) propor ações que promovam níveis mais elevados de colaboração no 2.º CEB. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, de natureza mista, realizado numa instituição de ensino privada, de matriz católica, pertencente à Companhia de Jesus. Participaram no estudo 22 docentes do 2.º CEB, de diferentes áreas disciplinares. A recolha de dados incluiu técnicas de natureza quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e análise documental). A análise dos dados foi conduzida através de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os docentes reconhecem o trabalho colaborativo como essencial para o seu desenvolvimento profissional e para o enriquecimento das práticas pedagógicas. No entanto, foram identificadas limitações ao nível da eficácia das estratégias colaborativas atualmente implementadas, sobretudo no que respeita ao seu impacto direto no desenvolvimento curricular. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre docentes constitui uma mais-valia na construção de um currículo mais coeso, articulado e contextualizado. Este estudo permitiu, ainda, identificar obstáculos à colaboração docente e sugerir propostas de melhoria com vista à consolidação de culturas profissionais colaborativas e à promoção da qualidade educativa.
- Uma vida como professorPublication . Neves, Ana Filipa da Cunha Costeira e; Mouraz, AnaO presente estudo incidiu sobre as perceções dos professores próximos do fim da carreira docente, ou já na reforma, para identificar e descrever as mudanças educativas que modelaram os seus percursos profissionais. Não é possível estudar as mudanças educativas que caraterizam um sistema educativo sem entender como essas mudanças foram percebidas, e impactaram as vidas e as carreiras dos seus agentes no terreno, particularmente nos eixos fundamentais que são a Carreira Docente, o Desenvolvimento Profissional Docente e a Identidade Profissional. Na pesquisa de artigos publicados constatámos que existem, mesmo em Portugal, muitos estudos sobre cada um destes conceitos, mas não se encontraram estudos recentes sob a perspetiva diacrónica e abordagem metodológica a que nos propomos. Este é um estudo qualitativo, de natureza fenomenológica, tendo-se centrado nas histórias de vida dos professores para responder à pergunta de investigação – Que mudanças educativas modelaram os percursos e as identidades profissionais de um grupo de professores à beira da reforma? Os dados foram recolhidos através de entrevistas aprofundadas, a cinco professores (n=5). Um docente por cada um dos ciclos de ensino da escolaridade obrigatória portuguesa. Prevê-se que o estudo contribua para o conhecimento das mudanças educativas ocorridas nas últimas 4 décadas em Portugal, vistas pelo prisma dos agentes dessas mudanças e pelas alterações que foram contribuindo para a sua identidade profissional.
- Contextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professoresPublication . Alemão, Rosália Silva; Mouraz, AnaEste estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.
- Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-alunoPublication . Peseiro, Oriana; Aires, Luísa; Seabra, FilipaA qualidade da relação professor-aluno tem, inequivocamente, um impacto no processo de ensino e aprendizagem. Da interação entre ambos os elementos depende o sucesso da aprendizagem. Nesse sentido, a relação pedagógica entre professor e aluno emerge como uma dimensão central de todo o processo pedagógico. No que respeita à conceção de supervisão, a evolução do conceito permite-nos entendê-la como uma partilha de experiências e como forma de colaboração entre pares, que traduzindo-se num ato de reflexão, permite transformar e melhorar as práticas educativas. Pela análise do enquadramento das duas dimensões expostas, neste estudo objetiva-se analisar os efeitos que a supervisão entre pares poderá evidenciar na relação entre professor e aluno, verificando a possível melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se num modelo de investigação de natureza qualitativa, assente no propósito de conhecer as perceções dos atores envolvidos no que respeita às diferentes situações da realidade vivenciada, considerando que a compreensão do contexto valoriza o ponto de vista de quem nele vive. Consequentemente, optou-se pelo design de estudo fenomenológico, mediante o qual se pretende descrever o fenómeno em estudo, através da análise das realidades experienciadas e vividas pelos participantes da investigação, atendendo à forma como as descrevem e interpretam. Para tal, privilegiou-se a análise documental de projetos educativos e de projetos desenvolvidos no âmbito da observação/supervisão entre pares, bem como de entrevistas semiestruturadas individuais, dirigidas aos coordenadores e participantes de projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas, selecionados por desenvolverem projetos neste campo de ação e aceitarem participar no estudo em curso. A subsequente análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu concluir que, até ao momento, a prática de supervisão entre pares não é reconhecida pelos participantes do estudo como uma possibilidade de melhoria da relação entre professor e aluno, embora seja potencializadora da mudança das ações pedagógicas.
- Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herançaPublication . Costa, Cláudia Neves da; Huet, IsabelO presente estudo orientou-se para um contexto específico de uma escola comunitária que oferece um programa educativo-cultural de português como língua de herança para crianças e jovens (neste trabalho referenciada como Escola X). Para enfrentar as necessidades de formação de seus professores em língua de herança, a Escola X vem implementando práticas de observação de aulas. No entanto, apesar de a literatura apontar uma estreita relação entre o desenvolvimento profissional docente e a aprendizagem situada, há escassez de estudos que possam partilhar conhecimento sobre a observação de aulas e a sua relação com o desenvolvimento profissional docente no contexto de supervisão pedagógica em escolas comunitárias de língua de herança. Esta dissertação documenta os esforços da investigadora em entender e melhorar esse processo. Para responder à questão principal “Qual o contributo das práticas de observação de aulas para o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências dos professores e gestores de uma escola comunitária de português como língua de herança?”, a investigação desenvolveu-se sob o viés qualitativo, fundamentada no estudo fenomenológico das práticas de observação de aulas sob as lentes dos participantes. Para alcançar esta proposta, após seleção intencional de nove participantes, cinco docentes e quatro gestores, procedeu-se às entrevistas individuais e por grupo focal. Estas últimas foram separadas em dois grupos homogéneos. A partir da análise temática e discussão dos dados das entrevistas individuais, concluiu-se que a observação de aulas é percebida como uma importante estratégia da supervisão pedagógica com potencial para promover melhorias das práticas docentes a partir de necessidades que surgem em contexto da Escola X. Todavia, as práticas de observação de aulas apontam para a necessidade de sua institucionalização, com o objetivo de promover a participação e o protagonismo dos professores no processo de observação de aulas. Como resultados das entrevistas por grupo focal, os participantes elaboraram modelos de observação de aulas com potencial para acolher o contexto da escola em suas necessidades e especificidades. Em sequência, a partir da análise qualitativa e documental das entrevistas por grupo focal, este trabalho contribuiu com recomendações, dentre elas, um modelo de observação de aulas por pares. Por fim, concluiu com a partilha dos aspetos inovadores e limitações do estudo, assim como propostas de trabalhos futuros a estender as presentes contribuições.
- Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico : um estudo de casoPublication . Saraiva, Isabel Maria dos Santos Tomás; Seabra, Filipa; Inês, Helena Natália PereiraEste estudo pretendeu perceber como tem sido feita a implementação do projeto Aprender em Círculo no Agrupamento de Escolas A. Esse projeto tem tentado dar respostas a um conjunto de necessidades sentidas no agrupamento, em geral, e por um grupo de professores, em particular. O estudo incidiu no trabalho das equipas educativas (professores de turmas dos 1º e 2º ciclos), na implementação de metodologias diferenciadas e diferenciadoras, promotoras de aprendizagens significativas, de modo especial as práticas colaborativas de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se responder a um conjunto de cinco questões de partida, relacionando as práticas colaborativas, implementadas pelas equipas pedagógicas, com a Supervisão Pedagógica, a experiência do trabalho a pares, bem como a integração de novos professores nas equipas. Foram definidos sete objetivos gerais, com os quais se pretendeu perceber: o modo de implementação do projeto, as conceções e as experiências de supervisão por parte dos professores envolvidos no projeto, o reconhecimento do trabalho de pares como prática supervisiva, as consequências desse trabalho de pares, quer para os professores, quer para os alunos e, ainda, a forma de integração de novos docentes. Em relação à Metodologia, realizou-se um estudo de caso, inserido no paradigma interpretativo, recorrendo a métodos mistos. Face aos objetivos definidos, delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso da entrevista, do inquérito por questionário e da análise documental como técnicas de recolha de dados, e da análise estatística (descritiva) e da análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Em concreto, elaborámos um questionário com base nos objetivos da investigação, que foi aplicado a professores (n=15) do ensino básico (1º e 2º ciclo), do agrupamento A, assim como uma entrevista semiestruturada, aplicada a docentes dos mesmos níveis (n=6). Quanto à análise documental, incidiu sobre um corpus de documentos legais nacionais e relatórios de acompanhamento da implementação do projeto. Os resultados do estudo apontam no sentido da valorização do trabalho de pares dos professores. A Supervisão Pedagógica é vista como parte integrante do processo, acontecendo naturalmente entre os intervenientes.