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- Estudos de aula como estratégia de supervisão pedagógica colaborativa: perspetivas de professores de matemáticaPublication . Lopes, Maria Antonieta Rombão; Abelha, MartaEsta dissertação reporta um estudo centrado nas dinâmicas de trabalho colaborativo entre professores de Matemática no contexto dos Estudos de Aula, desenvolvido num agrupamento de escolas do Litoral Alentejano. A investigação tem como foco a seguinte problemática: Como é que os Estudos de Aula enquanto estratégia de supervisão colaborativa contribuem para mudanças nas práticas dos professores de Matemática? A investigação visa aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas realizadas nesse contexto, identificando estratégias que possibilitam responder aos desafios emergentes da prática pedagógica na Matemática. Simultaneamente, pretende, compreender as perceções de um grupo de docentes sobre os efeitos da supervisão colaborativa operacionalizada através do trabalho interpares, reconhecendo o seu potencial como catalisador de mudança nas práticas pedagógicas e como elemento estruturante na consolidação de uma cultura de supervisão colaborativa no agrupamento de escolas. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (i) Analisar perceções dos professores sobre os conceitos de Supervisão Pedagógica, Trabalho Colaborativo Docente e Estudos de Aula; (ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho colaborativo interpares relatadas por professores de Matemática, no âmbito dos Estudos de Aula; (iii) Caracterizar perceções dos professores participantes acerca do papel do supervisor pedagógico no âmbito dos Estudos de Aula e (iv) Identificar mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática atribuídas à participação em Estudos de Aula sustentados numa supervisão colaborativa. O estudo de abordagem qualitativa, assentará num paradigma interpretativo, assume o design de um estudo de caso que pretende aprofundar o conhecimento no âmbito do tema de investigação orientador no qual se insere - Supervisão e Desenvolvimento Profissional do Docente. Desenvolveremos uma revisão de literatura erguida em três pilares basilares: trabalho colaborativo interpares, supervisão colaborativa e estudos de aula. Participaram no estudo professoras do 2° ciclo do ensino básico, na qualidade de professoras colaborantes e envolvidas diretamente na implementação dos Estudos de Aula, bem como duas professoras em representação das lideranças do agrupamento. A recolha dos dados incluiu diferentes fontes qualitativas: da observação direta e participante de dois ciclos de estudo de aula e a realização de entrevistas semiestruturadas, seguindo-se depois a análise documental. Os resultados do estudo empírico evidenciam o reconhecimento, por parte dos docentes, do potencial do trabalho interpares e da supervisão colaborativa na transformação das práticas pedagógicas em aulas de Matemática. As participantes destacaram o enriquecimento do conhecimento profissional mútuo, o carácter formativo das interações e a contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de escola mais reflexiva, colaborativa e orientada para a aprendizagem. Conclui-se que os Estudos de Aula, quando integrados num modelo de supervisão colaborativa, constituem uma prática formativa coerente, contextualizada e com impacto concreto na melhoria das práticas de ensino. Para além do efeito individual nas trajetórias profissionais das docentes, contribuem também para o fortalecimento de uma cultura escolar mais crítica, cooperativa sustentada na partilha e orientada para o compromisso com a qualidade das aprendizagens.
