Liderança Educacional
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- Gestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de casoPublication . Catarino, Maria Isabel; Seabra, FilipaUm dos grandes problemas que se apresentam aos professores quando iniciam uma turma prende-se com a diversidade de níveis que os alunos apresentam e com a necessidade de dar oportunidades a todos para atingirem as metas. Assim mais do que atribuir apoios individuais desarticulados muitas vezes das aulas curriculares importa definir outras estratégias que permitam aos alunos recuperarem o desnível apresentado no início do ciclo para assim atingirem as competências necessárias ao seu processo de ensino/aprendizagem. O projeto agora apresentado resulta de uma tomada de consciência sobre a autonomia e liderança do diretor face a alguns normativos. Assim pretende-se fazer um estudo sobre a gestão e organização do currículo do 7º ano de escolaridade, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Este trabalho pretende caraterizar um projeto de diferenciação curricular desenvolvido numa escola com 3.º ciclo e secundário atendendo ao seu processo de implementação, à satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação. Para tal pretendemos compreender os reflexos do projeto e caracterizar a evolução dos resultados académicos dos alunos Em face aos objetivos definidos e atendendo a que se trata de um estudo de caso iremos usar uma metodologia mista que, de acordo com Morais e Neves (2007) tem potencialidades a ser aplicada em diversos contextos, permitindo avançar na área em estudo. Assim dentro desta metodologia fizemos uma recolha de dados através de análise documental, entrevista e inquérito por questionário e correspondente análise de dados qualitativa (análise de conteúdo categorial) e quantitativa (análise estatística). Os resultados do estudo apontam para um projeto que tinha potencialidades, mas dada à pouca motivação e apropriação do projeto por parte dos atores bem como a não monotorização do mesmo de forma clara e sistemática a sua eficácia atingiu um grau muito baixo.
- Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: uma visão sistémica dos gestores, professores e alunosPublication . Rocha, Benvindo; Seabra, FilipaA problemática da abordagem por competências na organização curricular, gestão de pessoas, do conhecimento e da diversidade cultural revela-se uma preocupação da comunidade educativa em Cabo Verde. A perceção que professores, gestores e alunos têm da prática pedagógica curricular, com base nesta abordagem, tem direcionado sua própria eficácia. Sua implementação no ensino e aprendizagem, bem como nas lideranças das organizações escolares, não se sustenta em estudos prévios que redirecionem as políticas curriculares e de ensino e aprendizagem. Com enfoco nesta problemática, a tese reflete uma investigação que desenvolvemos no âmbito da linha de pesquisa “Lideranças educacionais nas redes locais de desenvolvimento” cujo título é, “Abordagem por Competência no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica dos Gestores, Professores e Alunos.” O estudo focou-se na forma como os agentes educativos perspetivam a gestão curricular por competências nas organizações da formação técnico-profissional e nas lideranças no contexto educativo. A pesquisa desenvolveu-se nas escolas secundárias técnicas das ilhas de Santo Antão, São Vicente e Santiago, em dois centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da ilha do Sal e São Vicente e uma escola técnica profissional privada. Com esta pesquisa, procuramos dar respostas às seguintes questões: 1). Em que medida e por que processos o conceito de competência tem vindo a alterar a organização e as práticas docentes e de liderança no contexto do ensino técnico e profissional em Cabo Verde? 2) Qual o papel da liderança na promoção dessas mudanças? 3) Como se tem processado a implementação destas mudanças na prática docente?4) Como é que os agentes da formação técnica e profissional vêm articulando com o sector da empregabilidade, na transferência dos saberes escolares para o mercado de trabalho? Nesta pesquisa, procuramos conhecer a visão que os agentes da formação técnicoprofissional têm da implementação do modelo do ensino por competências nas escolas do ensino técnico-profissional em Cabo Verde. Assim, tivemos como objetivos, 1) analisar as perspetivas dos agentes da formação técnico e profissional sobre a organização curricular e implementação do currículo por competências no ensino técnico-profissional em Cabo Verde; 2) analisar formas de apropriação do conceito de competência e da organização curricular por competências pelos docentes e líderes das escolas Técnicas e Profissionais; 3) analisar o processo da implementação de práticas de mudanças curriculares no sentido da inclusão do conceito de competência, nomeadamente ao nível da planificação e da avaliação; 4) identificar, na ótica de professores e gestores, o papel das lideranças na promoção de práticas educativas inovadoras que evoca mudanças nas escolas técnicas e profissionais, com base no conceito de competência; 5) compreender as perspetivas dos diferentes intervenientes sobre a relação entre o ensino técnico e profissional e a preparação para o mercado de trabalho, salientando o papel da noção de competência. Para responder a esses objetivos, seguimos uma abordagem mista, recolhendo dados através de análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário. As nossas amostras dos dados quantitativos foram de 379 alunos no subsistema de ensino técnico profissional, e 149 professores. Também entrevistámos os gestores das cinco escolas técnicas e dois centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e realizámos análise documental (legislações e documentos internos das escolas). Os dados recolhidos foram tratados através de análise de conteúdo (documentos e entrevistas) e análise estatística (inquéritos por questionário). Os resultados revelaram-nos que, no contexto em que se deu a pesquisa, as lideranças de topo e intermédias pouco têm contribuído para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras nas escolas técnicas e profissionais com base no desenvolvimento de competências. Realçamos que a definição de competência que reuniu maior concordância entre professores é aquela que a associa a um conjunto de conhecimentos (saber-saber), atitudes (saber-ser) e comportamentos (saber-fazer). Os resultados indicam a persistência de algumas conceções erróneas sobre o conceito de competência no seio dos agentes do sub-sistema de ensino técnico e profissional. Dos resultados concluímos que os diretores consideram que “a abordagem por competência é um dos temas que se fala muito, mas na prática, não se vive todos dias dentro do ambiente escolar” (ED4).
- Mudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em PortugalPublication . Ferro, Amadeu Borges; Goulão, FátimaNo contexto do sistema de acreditação gerido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), surgiu um processo de mudança no que concerne às Licenciaturas em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Análises Clínicas e Saúde Pública. Desta forma, tornou-se viável, disponibilizar uma nova oferta letiva na Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) que conglutina as duas licenciaturas anteriormente referidas. Seis instituições de ensino superior público submeteram a acreditação ciclos de estudos em CBL e todas obtiveram acreditação junto da A3ES. Este trabalho tem como principal finalidade conhecer e interpretar a criação desses seis cursos, identificando facilitadores, vantagens, heurísticas desenvolvidas pelos líderes e as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foi seguida uma metodologia de estudo de caso único incorporado, descritivo e ideográfico. Os participantes foram os coordenadores dos ciclos de estudos em CBL das seis instituições já referidas. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e recolha documental. Os dados das entrevistas foram tratados com recurso a análise temática, tendo-se criado diversos mapas de análise que sustentaram a interpretação. Os resultados obtidos foram muito vastos e permitiram sustentar que um dos principais motivos que levou à criação do ciclo de estudos foi a emissão do “1.º Relatório sobre propostas de “agregação/fusão”” pela A3ES, associado ao reconhecimento oficial dos diplomados como legítimos detentores da dupla titulação profissional em ACSP e em APCT. Como principais heurísticas surgiram: a nomeação de comissões multidisciplinares e experientes para criar o ciclo de estudos ou a tomada de decisão por consenso. Pela negativa destacou-se a não utilização de stakeholders externos. Em termos de facilitadores, as estruturas internas (matricial ou departamento por produto) encontram pontos positivos e negativos em várias narrativas dos participantes. Também a facilidade de constituição de recursos docentes ou locais de estágios não foi igual em todas as instituições. A análise SWOT elenca muito mais Forças e Oportunidades do que Fraquezas e Ameaças. Em jeito de balanço final todos os participantes avaliaram, na globalidade, a criação do ciclo de estudos como positiva.
- As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em MoçambiquePublication . Khan, Nazir; Bastos, GlóriaAs lideranças assumem-se fulcrais para o desenvolvimento das instituições, mormente no contexto educacional, sendo que o papel do líder formal é determinante para o alcance dos propósitos institucionais, subsumindo que o referido líder terá, efetivamente, a capacidade de influenciar os liderados para tais fins. A nossa pesquisa substanciou-se no tema: “As Lideranças na promoção da Inovação Tecnológica no contexto da formação superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique”, onde se objetiva identificar, analisar e caracterizar as ações desenvolvidas na referida universidade, especialmente do foco estratégico delineado pelas lideranças no âmbito da formação, tendo em conta, igualmente, a legislação e as políticas definidas pelo governo moçambicano atinentes à matéria. A partir de um referencial teórico assente nos seguintes eixos temáticos, (i) Liderança e (ii) Inovação e Tecnologias, são desenvolvidas diferentes perspetivas de análise, cujo relacionamento e articulação permitem conferir a questão e os objetivos do estudo. A abordagem metodológica assenta num estudo de caso intrínseco, de cunho qualitativo, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas como técnica de recolha de dados a diversos líderes da instituição. O estudo conclui que os fundamentos e visões da liderança e da inovação estão presentes nos documentos orientadores d`A POLITÉCNICA destacando-se, para o efeito, os Estatutos da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2017-2024. Constata-se que os entrevistados conferem no geral, a adoção de lideranças gestionárias e compartilhadas destacando-se, na perspetiva da terminologia de Kouzes e Posner, as práticas “mostrar o caminho”, “Inspirar uma visão conjunta” e “encorajar a vontade”. O estudo eleva, igualmente, o foco para a liderança transformacional e o direcionamento assumido para a liderança híbrida, em que a tecnologia, ainda num estágio de desenvolvimento embrionário, é assumida como elemento fundamental para a promoção da inovação e, consequentemente, base para as mudanças que se impõem nos processos educativos.
- A avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança num agrupamento de escolas: um estudo de casoPublication . Tavares, Ana Maria Fernandes Silva; Seabra, Filipa; Henriques, SusanaA preocupação com a qualidade da organização escolar (e os seus fracos resultados) já vem de longa data. Esta preocupação levou à instituição da avaliação das escolas. No nosso país o processo, no seu formato presente, iniciou-se com a publicação da Lei nº31/2002, porém, só em 2006 foi implementado um projeto-piloto, desenvolvido por um Grupo de Trabalho. Em 2007, finalmente, começou o primeiro ciclo da avaliação externa das escolas, orientado e executado pela IGE. O Decreto-Lei 75/2008, veio aprovar o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Com este normativo pretendia-se tornar as escolas mais eficazes e eficientes. Segundo o legislador, a melhoria passaria, por reforçar as lideranças das escolas, sendo criado, assim, o cargo de diretor. As lideranças intermédias viram-se também valorizadas. O 2.º ciclo avaliativo das escolas iniciou-se sem realizar-se a meta avaliação do 1.º processo avaliativo. Assim sendo, entendemos que seria pertinente investigar os impactos do 1.º ciclo avaliativo nas práticas de liderança de escolas /agrupamentos. Com este estudo, que se centrou num agrupamento de escolas de um concelho de Viseu, pretendeu-se compreender como se posicionaram os vários agentes da comunidade educativa, à data, sobre os impactos da avaliação externa das escolas (AEE) ao nível das lideranças. São objetivos do presente estudo: 1 - Compreender como se posicionaram os vários agentes da comunidade educativa, sobre os impactos da AEE, após o primeiro ciclo avaliativo, no que toca: a) à visão estratégica e fomento do sentido de pertença e de identificação com o agrupamento de escolas; b) à valorização das lideranças intermédias do agrupamento de escolas; c) ao desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras do agrupamento de escola; d) à motivação das pessoas e gestão de conflitos do agrupamento; e) à mobilização dos recursos da comunidade educativa do agrupamento de escolas; 2 - Compreender as circunstâncias/razões subjacentes ao posicionamento da comunidade educativa sobre o impacto do 1.º ciclo avaliativo nas lideranças do agrupamento. Na investigação, de cariz qualitativa, realizou-se uma entrevista, a dezassete indivíduos da comunidade associados a papeis de liderança. Recorremos, posteriormente, à análise documental de atas do Conselho Pedagógico, bem como o projeto educativo do agrupamento e o relatório da AEE do 1º ciclo de avaliação. Os resultados encontrados vão no sentido de uma apropriação superficial do processo avaliativo, por parte dos docentes e não docentes da comunidade educativa. A maioria dos entrevistados reconheceram que a AEE (1ºciclo) causou impacto no que diz respeito a cinco das dezassete questões que lhes colocamos acerca de fatores que caraterizam o domínio Liderança. Para os fatores em que consideraram não ter havido impacto a AEE, dão como justificação a cultura da escola, a liderança do diretor e a maturidade e profissionalismo docente.
- O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/BrasilPublication . Torres, Vicente Omar Diniz; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta tese tem como objetivo analisar a atuação das lideranças educacionais em prol do atendimento a estudantes com altas habilidades / sobredotação, no Município de Belo Horizonte – MG – Brasil. Consideramos ser uma necessidade premente o suporte especializado a este público diante de sua quase inexistência e do desperdício de talentos e potenciais humanos que sua ausência traz à sociedade. Para tanto, ponderamos que uma postura de investigação – ação por parte dos gestores educacionais, com bases na personalização da aprendizagem, podem trazer melhorias consideráveis a este propósito. A metodologia foi caracterizada como explanatória sequencial com abordagem mista, desenvolvida por pesquisas bibliográficas acerca da sobredotação e da liderança educacional e por entrevistas semiestruturadas a diretores de escolas de ensino básico, da rede privada. A análise dos resultados teve em conta os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de campo e levou-nos a constatar a pouca familiaridade das lideranças educacionais com o tema da sobredotação.
- Construção de uma comunidade de prática numa escola do ensino básico e secundário: análise de um processo de investigação-ação participantePublication . Sousa, Maria Luísa de; Amador, FilomenaAs escolas confrontam-se atualmente com um conjunto de desafios que obrigam os seus profissionais a uma aprendizagem permanente que não se compadece com os modelos de formação tradicionais. Os professores deverão ser hoje indivíduos envolvidos em processo de aprendizagem permanente, aprendizagem entendida como muito mais que a mera aquisição de conhecimento declarativo sobre as respetivas áreas científicas ou pedagógicas, aprendizagem concebida como parte integrante da vida, aprendizagem como processo social. É neste contexto que as Comunidades de Prática emergem como instrumento de resposta às novas necessidades formativas já que contribuem para a aprendizagem individual dos participantes mas também para a aprendizagem e melhoria organizacional. No projeto de investigação por nós desenvolvido propusemo-nos construir uma comunidade de prática na escola onde exercemos funções docentes procurando compreender o processo de construção e consolidação de uma comunidade de prática analisando (i) os fatores que se vão instituindo como facilitadores e obstaculizadores do processo de construção de uma comunidade de prática; (ii) as diferentes fases de desenvolvimento interno inerentes ao processo de construção da comunidade; (iii) as dinâmicas geradas na escola a partir da comunidade de prática e (iv) o contributo da comunidade de prática em eventuais mudanças nas conceções, práticas e cultura profissional dos docentes participantes. Ao longo de dois anos letivos desenvolvemos um projeto de Investigação-Ação Participante no qual estiveram envolvidos um total de doze docentes, incluindo a investigadora. O nosso quadro teórico de referência compreende as comunidades de prática enquanto espaços de aprendizagem social, a liderança pedagógica como instrumento de empoderamento e autonomização dos professores e a investigação-ação enquanto metodologia de investigação e formação.
- A Escola Confessional: o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores na modernidade: um estudo na Rede Marista de Educação em Portugal e no BrasilPublication . Feitosa, Ceciliany Alves; Teixeira, AntónioEste trabalho investiga a configuração da Educação Confessional em Portugal e no Brasil, tendo como foco o desafio de preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Modernidade. Para o estudo de caso, foi escolhida a Rede Marista de Educação, pertencente ao Instituto dos Irmãos Maristas, ordem religiosa presente em 82 países, fundada por Marcelino Champagnat em 1817, tendo como Missão: Educar Crianças e Jovens e Tornar Jesus Cristo Conhecido e Amado. Partimos do estudo da história da educação confessional, conceituando neste percurso: a Confessionalidade na Educação, a Identidade Institucional Confessional e a Teoria do Desenvolvimento de Valores. Dada a especialização deste doutoramento em Liderança Educacional, demos especial atenção à configuração teórica dos temas: Organização e Gestão na Escola Confessional, Modernidade, Tradição e Inovação na Educação. A parte teórica e histórica completa-se com um estudo sobre a Educação nos Documentos da Igreja Católica. Munidos do conhecimento histórico e teórico que amparam o desenvolvimento do tema, fizemos um estudo aprofundado sobre a origem e a história do Instituto dos Irmãos Maristas, com vistas a identificarmos o teor deste legado na atualidade, por meio do estudo de caso que abrangeu, além de um Colégio Marista em cada país, as diversas instâncias de liderança e gestão do Instituto Marista: O Governo Geral, as unidades administrativas (denominadas Províncias) e a Liderança dos colégios de Portugal e do Brasil. Utilizamos uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de entrevistas aos Líderes e de questionários aos professores. O estudo resultou na conclusão de que os diversos níveis de liderança da Instituição continuam bastante alinhados com a Missão e o Carisma da Instituição, havendo ainda algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões Internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação Global
- A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de casoPublication . Salgueiro, João Esteves; Henriques, SusanaEste trabalho analisa a possibilidade de desenvolvimento de dinâmicas inovadoras no contexto da construção de um mega-agrupamento de escolas em interação com os stakeholders da comunidade. Sustentada num quadro de referência assente na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann, mas convocando outros contributos teóricos, esta investigação põe em evidência que a construção de um novo sistema organizacional resultante da agregação de dois agrupamentos de escola e uma escola secundária não agrupada desencadeou processos de produção de mecanismos autopoiéticos, partindo da marcação de operações de distinção sistema/ambiente em contextos de fechamento operativo e abertura cognitiva. Simultaneamente, mostrou que a indução da mudança, através de novidades endógenas ao sistema, pode ser ativadora de novos horizontes de sentido, capazes de alterar as expetativas e produzir seleções que levam à melhoria do funcionamento do sistema organizacional com base nas suas próprias referências. As conclusões apontam, por outro lado, para a ideia de que os processos de mudança não podem ser completamente planeados, nem concebidos numa perspetiva linear e inteiramente controlada por dinâmicas promovidas por uma só pessoa ou mesmo por um grupo que transforma as suas perspetivas numa corrente maioritária, mas que a organização beneficiou de contributos provenientes de grupos dissidentes que contribuíram para tornar a mudança num processo de estabilidade dinâmica e recursiva, produzida num contexto de fechamento operativo e autorreferencial. Estes resultados foram alcançados com recurso a uma metodologia qualitativa, em que se realizaram entrevistas aos principais agentes do sistema organizacional em estudo, assim como dos principais stakeholders, recorrendo-se complementarmente a análise documental e a notas de campo
- Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolasPublication . Santos, Maria da Glória Soares Lopes dos; Oliveira, IsolinaRepensar, renovar, inovar, são termos cada vez mais presentes no discurso de autores, nos desígnios da tutela da educação e nas palavras de ordem da sociedade civil, quando o tema é a melhoria da escola e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Mudança que se acredita possível se sustentada na ação, direta e indireta, das lideranças escolares, da supervisão pedagógica e da inovação na escola. O interesse em conhecer a supervisão pedagógica em prática na escola pública portuguesa, como é que as suas lideranças intermédias (coordenadores de departamento curricular), enquanto supervisores pedagógicos, afetam, ou não, o desenvolvimento da escola e dos seus professores e, ainda, sobre o que existe de inovador nas práticas dessas lideranças, levou-nos à investigação da qual resultou esta tese. O estudo assumiu uma metodologia de natureza qualitativa com design de estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a análise documental, as narrativas escritas e o inquérito, que foi desenvolvido por aplicação de entrevistas semiestruturadas e de entrevista em grupo (focus group). A investigação, realizada num agrupamento de escolas, na área metropolitana do Porto, escolhido por conveniência, revela, principalmente, que a implementação da supervisão pedagógica ainda não se constitui como uma prática efetiva no quotidiano do agrupamento, existindo, porém, observação de aulas pelos pares, embora de forma esporádica e pouco consolidada, sem um referencial que oriente essas observações. Os coordenadores de departamento, apesar de incentivarem as práticas supervisivas, não se envolvem na sua consecução de uma forma deliberada e intensiva.