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- A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de casoPublication . Salgueiro, João Esteves; Henriques, SusanaEste trabalho analisa a possibilidade de desenvolvimento de dinâmicas inovadoras no contexto da construção de um mega-agrupamento de escolas em interação com os stakeholders da comunidade. Sustentada num quadro de referência assente na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann, mas convocando outros contributos teóricos, esta investigação põe em evidência que a construção de um novo sistema organizacional resultante da agregação de dois agrupamentos de escola e uma escola secundária não agrupada desencadeou processos de produção de mecanismos autopoiéticos, partindo da marcação de operações de distinção sistema/ambiente em contextos de fechamento operativo e abertura cognitiva. Simultaneamente, mostrou que a indução da mudança, através de novidades endógenas ao sistema, pode ser ativadora de novos horizontes de sentido, capazes de alterar as expetativas e produzir seleções que levam à melhoria do funcionamento do sistema organizacional com base nas suas próprias referências. As conclusões apontam, por outro lado, para a ideia de que os processos de mudança não podem ser completamente planeados, nem concebidos numa perspetiva linear e inteiramente controlada por dinâmicas promovidas por uma só pessoa ou mesmo por um grupo que transforma as suas perspetivas numa corrente maioritária, mas que a organização beneficiou de contributos provenientes de grupos dissidentes que contribuíram para tornar a mudança num processo de estabilidade dinâmica e recursiva, produzida num contexto de fechamento operativo e autorreferencial. Estes resultados foram alcançados com recurso a uma metodologia qualitativa, em que se realizaram entrevistas aos principais agentes do sistema organizacional em estudo, assim como dos principais stakeholders, recorrendo-se complementarmente a análise documental e a notas de campo
- As e os assistentes sociais e o seu papel na intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigoPublication . Nunes, Mara Maria Pereira; Albuquerque, RosanaA presente investigação pretende compreender o papel dos profissionais de Serviço Social na promoção da cidadania e inclusão social das pessoas em situação de sem-abrigo. Partindo desta questão orientadora, definiram-se os seguintes objetivos de investigação: caracterizar e analisar as políticas sociais que enquadram a intervenção da e do assistente social na intervenção com a pessoa em situação de sem-abrigo; caracterizar as técnicas, os métodos e as práticas de intervenção do Serviço Social face à situação de sem-abrigo; identificar, na perspetiva da e do assistente social, as dificuldades no exercício da atividade profissional; identificar, na perspetiva da e do assistente social, as lacunas nas respostas sociais dirigidas à população em situação de sem-abrigo, bem como as estratégias para as superar e que permitam contribuir para melhorias na intervenção; compreender como a atuação da e do assistente social promove a cidadania e inclusão social da pessoa sem-abrigo; compreender o papel das competências interculturais na intervenção do e da assistente social. No sentido de responder aos objetivos traçados, foi realizado um estudo de caso cuja amostra abrangeu as e os assistentes sociais inseridos nos Núcleos de Prevenção e Intervenção Sem-Abrigo (NIPSA) existentes em território nacional. A investigação permitiu-nos concluir que os e as assistentes sociais revelam ter um papel de facilitador, mediador e interventivo, desde a elaboração até à execução das políticas sociais. No entanto, na atuação no terreno, persiste uma intervenção direcionada para as práticas assistencialistas, com poucos recursos humanos e financeiros, respostas de emergência e estruturas organizacionais e intervencionais com algumas falhas, desadequadas à realidade de uma sociedade multicultural. Esperamos com esta pesquisa contribuir para a construção de um olhar reflexivo, a nível académico e social, sobre a intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigo e a profissão do Serviço Social.