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- As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em MoçambiquePublication . Khan, Nazir; Bastos, GlóriaAs lideranças assumem-se fulcrais para o desenvolvimento das instituições, mormente no contexto educacional, sendo que o papel do líder formal é determinante para o alcance dos propósitos institucionais, subsumindo que o referido líder terá, efetivamente, a capacidade de influenciar os liderados para tais fins. A nossa pesquisa substanciou-se no tema: “As Lideranças na promoção da Inovação Tecnológica no contexto da formação superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique”, onde se objetiva identificar, analisar e caracterizar as ações desenvolvidas na referida universidade, especialmente do foco estratégico delineado pelas lideranças no âmbito da formação, tendo em conta, igualmente, a legislação e as políticas definidas pelo governo moçambicano atinentes à matéria. A partir de um referencial teórico assente nos seguintes eixos temáticos, (i) Liderança e (ii) Inovação e Tecnologias, são desenvolvidas diferentes perspetivas de análise, cujo relacionamento e articulação permitem conferir a questão e os objetivos do estudo. A abordagem metodológica assenta num estudo de caso intrínseco, de cunho qualitativo, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas como técnica de recolha de dados a diversos líderes da instituição. O estudo conclui que os fundamentos e visões da liderança e da inovação estão presentes nos documentos orientadores d`A POLITÉCNICA destacando-se, para o efeito, os Estatutos da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2017-2024. Constata-se que os entrevistados conferem no geral, a adoção de lideranças gestionárias e compartilhadas destacando-se, na perspetiva da terminologia de Kouzes e Posner, as práticas “mostrar o caminho”, “Inspirar uma visão conjunta” e “encorajar a vontade”. O estudo eleva, igualmente, o foco para a liderança transformacional e o direcionamento assumido para a liderança híbrida, em que a tecnologia, ainda num estágio de desenvolvimento embrionário, é assumida como elemento fundamental para a promoção da inovação e, consequentemente, base para as mudanças que se impõem nos processos educativos.