Liderança Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Liderança Educacional by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação de desempenho docentePublication . Ricardo, Luís; Henriques, Susana; Seabra, FilipaDentro do tema lideranças escolares pretendeu encontrar-se, através da investigação que aqui se apresenta, o perfil e o estilo de líderes intermédios que tiveram a função de avaliar o desempenho dos docentes. Procurou fazer-se uma distinção entre estes dois conceitos (estilo e perfil) uma vez que, neste estudo e de uma forma geral entendido pelos autores e legislação que o consubstanciam, existe essa diferença. Assim, estilo de liderança foi ligado às características do comportamento do líder influenciadas pelos mais diversos fatores onde se incluem os traços de personalidade dos intervenientes, os seus estádios, as suas maturidades, as condições da organização, ou mesmo, imposições feitas pelo líder de topo (ou Lei), ou seja, estilo de liderança foi diretamente ligado à forma como se exerceu o cargo. E perfil de liderança foi relacionado predominantemente com as características profissionais/académicas existentes/exigidas, ou seja, com a definição de um status, ou currículo, para se poder exercer o cargo. Este estudo focalizou-se na legislação mais recente (DR n.º 26/2012) que estabeleceu as novas regras da Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tendo sido, inevitavelmente, abordado também com algum ênfase o anterior modelo (DR n.º 2/2010) pois foi a partir daqui que um novo paradigma da ADD se começou a definir em Portugal. Limitou-se a Escolas com diferentes dimensões e características numa zona geográfica a um nível distrital (Leiria - Portugal) e que contivessem simultaneamente o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Para dar cumprimento aos objetivos do trabalho fez-se uma triangulação de metodologias qualitativas e quantitativas através de uma análise documental (1ª fase do trabalho), observação participante, inquéritos por entrevista (2ª fase) e inquéritos por questionário (3ª fase) dirigidos aos líderes de topo da unidade Escola, aos seus líderes intermédios que têm a função de avaliar o desempenho docente e dirigidos também aos respetivos avaliados recorrendo a uma amostra da população em estudo. Encontraram-se três perfis de avaliador de desempenho docente distintos: o desejado pelos autores de referência e pelos próprios envolvidos na ADD, o institucional emanado pela legislação e o real que atuou no terreno. Relativamente ao estilo deste líder observou-se que se aproximava predominantemente de um “deixa andar” não intencional onde a predisposição para um estilo colaborativo pareceu ser o mais natural. A falta de informação e de formação por parte do líder de topo, as obrigações legais e a manutenção da camaradagem entre o avaliador e o avaliado condicionaram as suas posturas. Apontam-se ainda várias perspetivas relativamente a todo o processo da ADD.
- As tecnologias no ensino das ciências aos cursos profissionalizantes : inovações pedagógicas emergentesPublication . Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, IsolinaOs alunos que frequentam hoje em dia o ensino secundário adquiriram já, ao longo da sua vida, no meio escolar e no ambiente familiar, importantes conhecimentos tecnológicos. Assim, a literacia digital é, cada vez mais, uma realidade que entra todos os dias na escola em vez de um processo a ser iniciado por esta. Tecnologia e ciência andam a par e a familiaridade dos alunos com a primeira pode e deve ser utilizada pelos professores para motivar para a aprendizagem das ciências mas, sobretudo, para desenvolver com os seus alunos novos processos de ensino e aprendizagem. O presente estudo identifica inovações pedagógicas com recurso às tecnologias que os professores de ciências dos cursos de natureza profissionalizante implementam e dá a conhecer os papéis de professores, alunos, direções executivas e contexto escolar na facilitação do desenvolvimento destas inovações. A nossa investigação, integrada num paradigma qualitativo, apresenta-se como um estudo de caso múltiplo constituído pelo estudo cruzado de três escolas da Região Autónoma da Madeira, uma escola urbana, uma escola suburbana e uma escola rural integradas em contextos sócio-económicos muito distintos. O trabalho de campo desenvolveu-se ao longo do ano letivo 2011/2012 e consistiu na realização de entrevistas aos professores de ciências e às direções executivas das escolas participantes, à observação de aulas, aplicação de questionários e análise documental. Com este estudo verificou-se que ambos professores e alunos assumem a importante contribuição da tecnologia em significativas mudanças nos processos de ensino aprendizagem nomeadamente na promoção da aprendizagem centrada no aluno e do trabalho colaborativo. Os resultados apontam para a importância das lideranças escolares, do desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e do contexto sociocultural em que se integram as escolas na implementação das referidas inovações.
- Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas no ensino secundário da região do AlentejoPublication . Inocêncio, Serafim António Martins; Grave-Resendes, LídiaEsta investigação tem como principal objetivo, identificar e caraterizar o estilo(s) de liderança dos diretores em oito escolas secundárias não agrupadas da região do Alentejo, pretendendo compreender a forma como os docentes, os assistentes operacionais e técnicos das escolas em estudo avaliam os comportamentos apresentados pelo Diretor(a) na sua organização escolar através das suas perceções, bem como o modo como essa liderança é percecionada pelos seus diretores. Para tal, tentámos delinear um caminho lógico para a nossa investigação, tendo como referencial teórico as principais teorias nas organizações e as diferentes abordagens sobre as imagens organizacionais da escola. Para analisar e refletir sobre a problemática da liderança nas organizações educativas, considerámos ser necessário realizar uma abordagem normativa da gestão escolar em Portugal, desde a reforma educacional de Veiga Simão, até os nossos dias. Por fim, refletimos sobre a evolução histórica das abordagens conceptuais ao estudo da liderança, bem como a liderança nas organizações educativas que, através da sua análise, nos ilustrasse sobre as diversas perspetivas de liderança, suas abordagens e estilos, dando maior relevância à temática da liderança transformacional, transacional, laissez-faire e liderança escolar. Em termos metodológicos, optámos por um estudo de caso múltiplo, envolvendo uma dimensão qualitativa de cariz essencialmente descritivo/interpretativo, que privilegiámos, e outra quantitativa, que se traduziu numa mais-valia para a investigação. O instrumento de recolha de dados aplicado foi o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass (2004) e entrevistámos os oito diretores. A partir dos dados apresentados e discutidos nesta investigação, tendo como referencial o quadro teórico proposto, identificámos o estilo de liderança transformacional como o mais utilizado pelos diretores das escolas, seguido do transacional e como o menos utilizado o laissez-faire, considerando o mais recente quadro legislativo que aprova o regime de autonomia, administração e gestão das escolas públicas em Portugal.
- Comunidades de aprendizagem : a importância dos processos colaborativos de liderançaPublication . Catela, Hermengarda Mafalda de Sousa Prego; Pereira, AldaNum contexto social caracterizado pela globalização, revela-se essencial o desenvolvimento de modelos e estratégias que procurem dar resposta aos diversificados desafios lançados às instituições educativas. A melhoria dos processos de ensino e aprendizagem exige a realização de procedimentos de pesquisa e análise em torno de diferentes realidades educativas no sentido do conhecimento, compreensão e partilha de práticas que possam contribuir para a construção de uma escola de sucesso para todos. Ao encontro desta linha de pensamento, analisamos no presente trabalho uma comunidade de aprendizagem implementada de acordo com o modelo desenvolvido pelo Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades da Universidade de Barcelona, atualmente em execução em diversas escolas de Espanha, Brasil e Chile. O estudo foi realizado ao longo de cinco anos letivos, de 2007/2008 a 2011/2012, numa escola rural situada no interior de Espanha, a escola de Ariño, cujo projeto de transformação em comunidade de aprendizagem teve início no ano letivo 2002/2003. A investigação consistiu em compreender os fatores que se encontram na origem do desenvolvimento e sustentabilidade do projeto centrando a análise nas dimensões de organização e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem e dos processos de colaboração, cooperação e liderança. A realização deste estudo permitiu-nos descrever e compreender um modelo de organização e atuação educativa dotado de características próprias e cujos efeitos, de acordo com os dados obtidos, parecem ir ao encontro das aspirações dos seus protagonistas. Os resultados da investigação apontam para a existência de fatores que determinam o sucesso de implementação e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem, apontando o recurso à colaboração dos diversos intervenientes na dinâmica educativa e a presença de uma liderança ativa como dimensões fundamentais na sustentabilidade do projeto.
- A dimensão da escola conta? : um estudo de caso múltiplo sobre os efeitos da fusão de agrupamentos de escolas no seu capital socialPublication . Mesquita, Magda Pinto Elyseu; Oliveira, IsolinaA constituição de agrupamentos de escolas de grandes dimensões iniciada com a publicação da Resolução de Conselho de Ministros nº 44/2010, de 14 de junho, originou alguma convulsão um pouco por todo o país pelas profundas mudanças que viria a impor à gestão e administração dos estabelecimentos públicos de ensino. Nesta investigação procurou compreender-se as consequências da agregação de agrupamentos de escolas na qualidade das relações entre a direção e os professores, nas relações profissionais entre pares e no grau de participação dos docentes na vida do agrupamento. O estudo encontra enquadramento teórico na noção de capital social, aplicada no entendimento dos benefícios decorrentes dos laços criados entre indivíduos de um mesmo grupo ou rede relacional, tendo por base princípios como a confiança e a reciprocidade. A pesquisa empírica incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro de Portugal e recorreu a entrevistas aos respetivos Diretores, à aplicação de um inquérito por questionário ao seu corpo docente e à análise documental. O objeto de investigação foi analisado sob três variáveis (os efeitos da agregação dos agrupamentos nas relações entre o/a Diretor/a e o corpo docente, os efeitos da agregação dos agrupamentos nas relações docentes interpares e os efeitos da agregação no envolvimento e participação dos professores na vida da escola). Embora na perspetiva dos sujeitos participantes na investigação as relações entre diretor e professores, bem como as relações docentes interpares, não tenham sofrido mudanças significativas, o grau de envolvimento e de participação na vida da escola diminuiu por força das circunstâncias criadas pela criação do “mega-agrupamento”.
- Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e PortugalPublication . Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente estudo teve como objetivo principal investigar, numa perspectiva comparada, as políticas Brasileiras e Portuguesas de Formação de Docentes para o Ensino Técnico Profissionalizante, destacando as “Competências” e “Habilidades” necessárias para desenvolver uma Matriz de Referência Lusobrasileira de Formação Docente. Procurouse através de uma análise exaustiva, estabelecer as relações entre “Competências” e “Habilidades”. Utilizou-se a análise de conteúdo para realizar o tratamento dos dados qualitativos. O corpus documental para validação do estudo foi constituído por artigos, teses e documentos produzidos durante o período de 2000 a 2010. Os dados recolhidos pertenceram à esfera continental, onde os países Brasil e Portugal estavam envolvidos. Os resultados encontrados identificaram o papel fundamental do conceito de “Competência” na Formação Docente e o significado dado ao termo “Habilidade”. Foram identificados, através das diferentes matrizes, dezessete eixos determinando as diferentes dimensões e perspectivas de formação. No final apresenta-se uma Proposta de Matriz Lusobrasileira de “Competências e Habilidades” para a Formação Docente no Ensino Técnico Profissionalizante, apontando-se o cenário encontrado, as principais considerações, as limitações do estudo e as recomendações e projeções para trabalhos futuros.
- Políticas e dinâmicas da formação contínua e dos Centros de Formação de Associação de Escolas : as perceções dos seus diretoresPublication . Cardoso, Jorge Manuel Ralha; Grave-Resendes, Lídia; Barreto, Maria AntóniaAs medidas educativas políticas que desde 1992 orientam a formação contínua de professores do ensino não superior foram sujeitas a variações que se refletiram nas suas dinâmicas e em particular nas dos Centros de Formação de Associação de Escolas, os quais surgiram naquele ano como uma inovação organizacional, mas que também têm sido sujeitos a alterações, encontrando-se a aguardar desde a publicação do atual Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (11 de fevereiro de 2014) do enquadramento legal que regulamente a sua ação. O presente estudo, de âmbito nacional, teve como objetivo saber quais são as perceções dos Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas acerca das políticas e dinâmicas destas estruturas organizativas e do próprio sistema de Formação Contínua de Professores. Para isso, começámos por definir um quadro teórico que analisou as perspetivas teóricas da formação contínua de professores, as perspetivas organizacionais dos Centros de Formação de Associação de Escolas e a evolução diacrónica no que concerne às políticas delineadas e às dinâmicas desenvolvidas. Deste modo, a informação pertinente analisada permitiu-nos desenvolver o estudo empírico aplicando uma triangulação de técnicas de recolha e tratamento de dados, designadamente: entrevistas semiestruturadas a quatro Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas de diferentes regiões e cuja análise de conteúdo foi importante para a elaboração do questionário aplicado a uma amostra de 64 Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas, cerca de 70 % do universo destas entidades a nível nacional. A recolha de dados das entrevistas e a análise estatística do questionário possibilitou-nos atingir os objetivos da investigação e retirar sinteticamente as seguintes principais conclusões: os Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas percecionam positivamente a sua ação de proximidade a nível local e negativamente o apoio e os incentivos da administração educativa.
- A liderança do diretor nas escolas básicas e secundárias do ensino público e nas do ensino particular e cooperativo : estudo de casoPublication . Gonçalves, João Sobral; Grave-Resendes, LídiaA liderança, neste nosso estudo, será apresentada como uma atitude sentida, motivadora e concretizadora que, através de processos idealizados pelo líder e naturalmente interiorizados pelos professores, irá concretizar os objetivos de política educativa do país. Esses processos a desenvolver deverão ser compreendidos pelos pais /encarregados de educação, deverão dar vida a uma cultura própria das atividades desenvolvidas em cada escola e, concomitantemente, respeitadoras da dignidade das pessoas, com especial relevo para os alunos e professores, pais e funcionários não docentes. Essa cultura a desenvolver pelo líder/ professores /alunos/pais/encarregados de educação, deverá ter como resultado, nas escolas básicas e secundárias do ensino público e nas do ensino particular e cooperativo, a promoção científica dos professores e maior eficácia na obtenção de resultados. Estamos, todavia, convencidos de que, só conseguiremos uma escola de qualidade se, os mais diretamente responsáveis, se empenharem na apresentação de sugestões inovadoras e construtoras. Líder e professores terão então que estar dispostos, a ir mais além na execução de tarefas e atividades, prescritas para a sua função. Precisamos então, para o efeito, que os líderes das escolas, com vontade e saber e muita sensatez, desenvolvam a criatividade vencendo o status quo, mas sempre com um sentido de oportunidade para a mudança, numa perspetiva organizacional positiva e, acima de tudo, com uma atitude que contemple tanto a qualidade como a quantidade. Precisamos, como não podia deixar de ser, de escolas que despertem nos alunos, gosto pelo saber e pelo desenvolvimento do conhecimento, como “o recurso” e não como um recurso. A liderança aparece –nos neste estudo como uma força multifuncional e transformacional do Diretor, agindo com respeito pela pessoa humana e gosto pelo conhecimento; a interação aparece como um procedimento positivo, quer nas ações quer nos resultados; a inovação procura despertar o interesse pelo funcionamento global da Escola, recorrendo ao trabalho de equipa e à escolha da chefia pelos elementos da mesma, enquanto o trabalho durar; as sinergias que influenciam todo o funcionamento da escola e incentivam, unificam e despertam atitudes de boa convivência social, entre professores; o paradigma e paradigmas estão intimamente ligados ao líder (Diretor de Escola) e professores que, numa dinâmica cooperativa e, segundo uma lógica multidisciplinar, sugerem técnicas e processos que levam os alunos a produzir, dentro das suas capacidades, mais e melhores aprendizagens.
- Direitos do aluno em contexto escolar : um estudo comparado entre o Ensino Secundário Público e o privado no Concelho de LisboaPublication . Sobral, Maria Filomena Gonçalves; Grave-Resendes, LídiaConsiderando o importante papel que as instituições educativas desempenham na formação das crianças e dos jovens, o respeito pelos direitos dos alunos é condição fundamental, para lhes proporcionar uma educação de qualidade. Partindo desta consciência, resolvemos efetuar um estudo de caso, numa escola da rede pública de ensino e numa escola da rede privada de ensino, ambas situadas no concelho de Lisboa, com o objetivo de conhecer as perceções dos alunos sobre a promoção dos seus direitos em contexto escolar e descortinar as semelhanças e as diferenças entre os dois contextos educativos, atendendo à diferente natureza jurídica das duas instituições. Para concretizarmos esse objetivo, formulámos as seguintes perguntas derivadas, cujas respostas procuraremos obter no decurso do nosso estudo: (i) os alunos têm conhecimento de que são titulares de direitos?; (ii) exercem os seus direitos em condições de plena igualdade e sem qualquer discriminação?; (iii) o interesse superior do aluno é a primordial consideração que a Escola tem em conta, em todos os assuntos que lhe dizem respeito?; (iv) o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento dos alunos é garantido na Escola? e (v) a opinião dos alunos é tida em consideração, em todos os assuntos que lhes dizem respeito?. Para atingirmos os objetivos que delineamos, desenvolvemos um estudo de caso, recorrendo a uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa, com recurso a técnicas variadas, designadamente a entrevista, o inquérito por questionário e a análise documental. Procedemos à revisão da literatura, de acordo com as áreas conceptuais previamente definidas, que se consubstanciaram nos princípios gerais de direito internacional, consignados na Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989, e à luz dos quais todos os direitos nela constantes devem ser interpretados: o princípio da não discriminação, o princípio do interesse superior da criança, o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento, e o princípio do respeito pelas opiniões da criança. A análise dos conceitos e da diferente natureza jurídica das duas instituições foi, também, objeto do nosso estudo. Por outro lado, a legislação portuguesa relacionada com os direitos dos alunos, também, foi por nós revista neste estudo, nomeadamente, os diversos estatutos do aluno que se sucederam no tempo. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que o respeito dos direitos dos alunos, nas suas diversas dimensões, não foi ainda totalmente conseguido, sobretudo o seu direito à não discriminação e o seu direito à participação a nível micro e meso. Não se podendo generalizar o estudo, a comunidade educativa tem de desenvolver um esforço para a compreensão da dimensão e da importância do respeito dos direitos dos alunos, sobretudo na criação de um clima democrático, que favoreça a plena igualdade de oportunidades a todos os alunos e a livre escolha do projeto educativo pelas famílias das crianças e dos jovens.
- Liderança, clima e conflitos na escola : um estudo de casoPublication . Pacheco, Florinda Maria Coelho; Grave-Resendes, Lídia; Carmo, HermanoImpõem-se hoje à escola novos papéis e, especialmente aos seus líderes, o desenvolvimento de capacidades de gestão adequada das relações; de modo a proporcionar um clima favorável ao bom desempenho e sucesso pessoal e profissional de todos os elementos escolares. Por isso, pretendemos analisar a liderança e a sua influência no clima e nos conflitos ocorridos nessas instituições. Assim, formulámos uma pergunta de partida que nos conduziu toda a investigação e que foi sendo reformulado, de acordo com a evolução dessa investigação e que foi sendo reformulada de acordo com a evolução dessa investigação: Que papel terá(ão) o(s) líder(es) na formação do clima da sua organização? Partimos da análise de um quadro teórico sobre a organização, o clima, os conflitos e a liderança (focalizando a vertente escolar/educativa) e perfizemos a investigação das práticas de dois Diretores e de um Coordenador de Estabelecimento, em duas escolas com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, da zona norte de Lisboa. Para tal, optámos por recorrer a uma metodologia mista, privilegiando a componente qualitativa, mediante o estudo das três entrevistas realizadas a esses líderes. Paralelamente, aplicámos também um questionário a todos os docentes destes níveis de ensino, nessas duas escolas e fizemos registos complementares de observação direta. Do estudo resultou a conclusão de que a liderança é um fator determinante na definição do clima de uma organização. Verificámos que, se a liderança revelar um estilo autoritário, controlador e centralizado, observaremos um grau significativo de alheamento (por parte dos professores) a todo o processo educativo para além do estritamente académico. No caso do exercício de uma liderança mais democrática, com alguma capacidade de delegação e confiança, estas capacidades parecem contagiar a restante comunidade e acabam por provocar condutas de participação efetiva e colaboração real e efetiva de todos no processo educativo. Em suma, podemos afirmar que a qualidade do clima da organização depende do seu líder; acima de tudo na escola porque ele desempenha o papel principal e é o maior influenciador do clima na organização escolar.