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- Liderança, clima e conflitos na escola : um estudo de casoPublication . Pacheco, Florinda Maria Coelho; Grave-Resendes, Lídia; Carmo, HermanoImpõem-se hoje à escola novos papéis e, especialmente aos seus líderes, o desenvolvimento de capacidades de gestão adequada das relações; de modo a proporcionar um clima favorável ao bom desempenho e sucesso pessoal e profissional de todos os elementos escolares. Por isso, pretendemos analisar a liderança e a sua influência no clima e nos conflitos ocorridos nessas instituições. Assim, formulámos uma pergunta de partida que nos conduziu toda a investigação e que foi sendo reformulado, de acordo com a evolução dessa investigação e que foi sendo reformulada de acordo com a evolução dessa investigação: Que papel terá(ão) o(s) líder(es) na formação do clima da sua organização? Partimos da análise de um quadro teórico sobre a organização, o clima, os conflitos e a liderança (focalizando a vertente escolar/educativa) e perfizemos a investigação das práticas de dois Diretores e de um Coordenador de Estabelecimento, em duas escolas com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, da zona norte de Lisboa. Para tal, optámos por recorrer a uma metodologia mista, privilegiando a componente qualitativa, mediante o estudo das três entrevistas realizadas a esses líderes. Paralelamente, aplicámos também um questionário a todos os docentes destes níveis de ensino, nessas duas escolas e fizemos registos complementares de observação direta. Do estudo resultou a conclusão de que a liderança é um fator determinante na definição do clima de uma organização. Verificámos que, se a liderança revelar um estilo autoritário, controlador e centralizado, observaremos um grau significativo de alheamento (por parte dos professores) a todo o processo educativo para além do estritamente académico. No caso do exercício de uma liderança mais democrática, com alguma capacidade de delegação e confiança, estas capacidades parecem contagiar a restante comunidade e acabam por provocar condutas de participação efetiva e colaboração real e efetiva de todos no processo educativo. Em suma, podemos afirmar que a qualidade do clima da organização depende do seu líder; acima de tudo na escola porque ele desempenha o papel principal e é o maior influenciador do clima na organização escolar.