Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI
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- As TIC no apoio à gestão escolar e na interacção com a comunidade : estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Vieira, Paula Angélica Monteiro; Isaías, PedroAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram desenvolvidas iniciativas, a nível nacional, para a implementação das TIC nas escolas, assim como possibilitou efectuar um ponto da situação sobre o uso do Computador e da Internet nas Escolas Europeias. Podemos também verificar as potencialidades que as TIC trazem para a educação, as vantagens para os alunos e professores. Constatando-se que as TIC, bem como os Sistemas de Informação (SI), são uma certeza incontornável na actividade de qualquer organização moderna. Urge uma reflexão profunda sobre esta realidade numa escola secundária ao nível da implementação de um Sistema de Informação. Assim, foi realizado um estudo de caso, baseado em questionários destinado aos encarregados de educação (EE) e alunos, e grelhas de observação destinada aos alunos, cuja interpretação dos dados procurou dar resposta à questão de investigação formulada. Da análise dos resultados sobressai que os encarregados de educação e os alunos fazem uma avaliação positiva do Sistema de Informação.
- Aspectos críticos relativos ao eGovernment : perspetiva no âmbito dos municípiosPublication . Carvalho, Aristides Fernandes de; Isaías, PedroA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) está associada às mais diversas atividades de sociedade atual. A captação e comunicação de informação é, cada vez mais, suportada em meios digitais. Nas empresas (no relacionamento comercial entre empresas e destas com clientes) e para as pessoas (na consulta a fontes de informação ou na comunicação de «todos com todos» - proporcionada pelas redes sociais -), as TIC assumem um papel incontornável. Em especial a Internet é um veículo utilizado pela generalidade das empresas e cidadãos no seu processo de comunicação e acesso a informação. Neste contexto, também os governos e os organismos da administração pública encontraram nas TIC um meio de aproximar a sua relação com a sociedade, melhorando a sua prestação de serviços, aproximando os cidadãos do processo de decisão e melhorando a própria organização dos serviços e processos organizacionais do estado. Este processo é conhecido, entre outras designações, por eGovernment – designação usada pela Comissão Europeia. Neste trabalho, reconhecida a complexidade e as dificuldades no relacionamento com os governos e os serviços da administração pública, ao abordar aspetos críticos relativos ao eGovernment no âmbito dos municípios, procura-se avaliar os níveis de maturidade dos sites dos municípios, incluindo serviços disponibilizados, envolvimento dos cidadão nos processos de condução das políticas do seu município, adoção de tecnologias de suporte com base Software Open Sourec (OSS), Cloud computing, ou racionalização de meios e adoção das melhores práticas de colaboração em rede, suportada em estruturas multimunicipais, como as CIM. Também o papel dos municípios no combate à infoexclusão é aqui abordado. Para além de trabalhos publicados e observação dos sites dos municípios, o estudo foi baseado em dados recolhidos junto dos municípios através de um questionário.
- Avaliação das páginas principais dos sites de governo electrónico local do Distrito de Lisboa para cidadãos com deficiência visual no que diz respeito à acessibilidadePublication . Costa, Nuno Alexandre da Conceição; Isaías, PedroA presença do sector público na Internet e na World Wide Web é evidente. São já muitos os conteúdos disponíveis para os cidadãos e as empresas. Estes assumem o papel de clientes que devem ser servidos com eficácia, eficiência e satisfação, de forma ininterrupta e célere. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental no fortalecimento de uma participação e envolvimento dos cidadãos numa democracia contemporânea, que se exige numa sociedade onde a informação e o conhecimento são fundamentais num meio cada vez mais competitivo e exigente. Neste âmbito, qualquer iniciativa de governo electrónico com sucesso, requer uma visão global rigorosa, que pondere todas as perspectivas necessárias enquadradas num plano de integração vertical e horizontal sustentado, nos distintos níveis de governo local, regional e nacional. Deste modo, a adopção de standards para uma maior flexibilidade e interoperabilidade inter governamental é essencial para um progresso metódico e congruente que analise e melhore a acessibilidade, a inclusividade e a usabilidade geral dos serviços públicos. Partindo desta consideração, a equidade de acesso a todos os cidadãos é assegurada de forma a permitir a plena participação de todos os indivíduos independentemente do género, da classe social, e do grupo étnico e cultural onde estes se inserem
- Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadoresPublication . Ferreira, Marcel Henrique Xavier; Isaías, PedroOs consumidores virtuais quando procuram informações sobre um produto de seu interesse preferem confiar em recomendações feitas por outros consumidores do que em uma recomendação feita pela própria loja. No comércio electrónico, os consumidores podem estar em toda parte do planeta e para que eles possam trocar suas experiências de compra em determinada loja virtual, podem recorrer aos sistemas de recomendação de produtos. O que é consideravelmente importante para eles. Isto também encurta o tempo gasto na procura e facilita no seu processo de decisão de compra. Mas somente um sistema de recomendação “web 2.0” de produtos satisfaz esta necessidade. Isto é o que, primeiramente, o presente estudo fez constatar. E não só: recorrendo originalmente aos próprios utilizadores dos sistemas de recomendação de produtos através de um questionário disponibilizado na internet, também fez tomar conhecimento de que quando estas recomendações apresentam, para além de comentários em texto e notas de classificação, imagens e vídeos do produto adquirido pelos antigos consumidores torna a recomendação ainda mais confiável e melhora o processo de decisão de compra. Porém, o que esta investigação também veio constatar, é que este recurso ainda não é muito utilizado pela indústria de comércio electrónico. Mas o que os gestores de uma loja virtual precisarão interiorizar é que o conceito de recomendação “web 2.0”, aliado à exposição de imagens e vídeos, de forma a melhor elucidar o produto anunciado, acaba por influenciar substancialmente na tomada de decisão de compra, convertendo ainda mais os navegadores em consumidores.
- O BSC na gestão de desempenho do ensino secundário públicoPublication . Santos, Joaquim António Silva Moreira dos; Costa, CarlosThe last five years, was marked by a number of plans of initiatives and projectsgovernmental within the Ministry of Education, in order to make the jump qualifyings to put Portugal at the forefront of European countries for the construction of a society knowledge and technological modernization of the entire physical educational infrastructure. In addition, the significant contextual changes and the various social stimuli exposed by the New Information Technologies, posing new challenges and changes the positioning and management school at the present. Against this background, the school needs to adapt to new times, modifying in much the way it works and acts. The Business Scorecard (BSC) has, since its creation, a growing acceptance in enterprises and organizations, and its penetration was gradually extended to the public sector as a tool to manage and measure the performance of organizations. This study aims to investigate the feasibility of using this tool to support in the world of management education in public schools at a time that, under the circumstances, is in its infancy. It has therefore been taken as a basis a Public School with educational levels, between the 7th and 12th grade, covering an offer training courses for the 3rd cycle of basic education (7th to 9th grade), regular secondary education (10, 11 and 12 years), the Vocational Education degree with 12 years of Education and Training (CEF) and Teaching in the post employment, which include several courses. By using the BSC seeks to achieve significant improvements in performance and public service through the alignment obtained from structural measures, strategic priorities and operational efficiency.
- Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goiPublication . Afonso, Adriano Luís Pinto; Almeida, Maria do RosárioA Internet mudou o mundo! Esta (r)evolução é de tal ordem que praticamente nenhum campo da actividade humana ficou imune. O mundo digital reformulou conceitos como velocidade, eficiência, abrangência ou personalização, inventou hábitos de consumo e implicou alterações dramáticas nas actividades comerciais. O marketing e a publicidade como elemento do Mix da comunicação são disso exemplos paradigmáticos. Este trabalho de investigação dedica-se ao estudo de um dos formatos de publicidade e marketing online mais populares: a newsletter. Esta, como ferramenta privilegiada de comunicação, quando eficientemente usada, é uma “arma” comercial poderosíssima, embora de muito difícil manipulação. O desenvolvimento deste estudo compreende então o necessário enquadramento teórico, analisa os seus diferentes elementos constituintes, preocupa-se com as suas particularidades de utilização, e estabelece o seu enquadramento numa campanha de e-mail marketing e num plano de e-marketing. Para evitar o carácter abstracto de uma reflexão apenas teórica, recorre-se a um estudo de caso da plataforma da E-goi, ilustrando assim o fenómeno em Portugal. A parte empírica, recorrendo a entrevistas e questionários, procura verificar as hipóteses apresentadas na parte teórica, as quais complementam ou actualizam o panorama no domínio nacional. O objectivo principal é a análise das características das campanhas de e-mail marketing e a relação com a sua eficácia. As conclusões valorizam entre outras características: a relevância dos conteúdos, a introdução de incentivos; a personalização da mensagem; a preocupação com a privacidade; a preferência por uma periodicidade de contacto adequada, a verificação da mensagem contra filtros de spam e a adopção do formato HTML como formato de envio.
- O comércio electrónico : fundamentos, modelos, sistemas de segurança e pagamentos : experiência de comércio electrónico dos alunos do ensino superior do Instituto Politécnico de Tomar : estudo de casoPublication . Silva, Vasco Renato Marques Gestosa da; Almeida, Maria do RosárioA evolução das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet, vieram introduzir novas formas de comprar e vender produtos e serviços, proporcionaram o aumento da dimensão dos mercados, maior transparência na negociação, maior facilidade de acesso das empresas ao seu mercado alvo, a presença permanente (24 horas por dia, 7 dias por semana), impuseram a redução de custos, entre outras oportunidades (Cunha, 2007). A inexistência de barreiras regionais ou temporais na Internet, faz com que esta se constitua, cada vez mais, como um meio privilegiado para comprar e vender produtos ou serviços, dando lugar a um novo conceito, a “economia digital” (Tapscot, 1999), uma economia baseada em informação (Gameiro, 2005) tecnologias, dispositivos e redes digitais. Dada a relevância do tema, este trabalho de investigação pretende efectuar um estudo sobre o comércio electrónico e descrever os efeitos da sua aplicação, quer ao nível do consumidor, quer ao nível das organizações. Ao comércio electrónico estão associadas preocupações relacionadas com a segurança de informação que circula em canais abertos como a Internet (Medeiros, 2001). São descritos em detalhe os mecanismos de segurança que foram desenvolvidos nos últimos anos, tenta-se perceber se os sistemas de segurança actuais permitem realizar o comércio electrónico de forma segura e são referidas as ameaças a que o comércio electrónico está sujeito actualmente. A questão dos pagamentos é outro aspecto fundamental relacionado com o comércio electrónico. Como tal, é feito um estudo dos tipos de pagamento electrónico existentes e descritos de forma detalhada, a sua evolução em Portugal. A parte empírica deste estudo de investigação incide num estudo de caso sobre a experiência em comércio electrónico por parte de alunos do ensino superior, neste caso, por parte dos alunos do Instituto Politécnico de Tomar.
- Complemento virtual da sala de aula : uma experiência numa instituição de ensino não superiorPublication . Maia, António Vieira; Costa, Carlos Manuel Jorge daAo seleccionarmos como temática, para esta dissertação, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, profundamente influenciados pelas TIC, decidimos iniciar o nosso trabalho, com um estudo de caso, sobre a utilização facultativa da plataforma Moodle numa instituição de ensino não superior no ano lectivo 2006/07. Ao longo deste trabalho, tivemos sempre em mente o impacto das tecnologias e das principais teorias de aprendizagem, nomeadamente o construtivismo, como catalizadoras e simultaneamente potenciadoras de um novo ambiente virtual de aprendizagem. Este modelo de Blended-Learning foi implementado na instituição como um complemento à actividade lectiva normal. Os dados analisados na pesquisa foram obtidos através de consultas à base de dados MySQL do Moodle. Por fim, são enunciadas as conclusões do estudo.
- Divulgação de responsabilidade social na internet : estudo descritivo das páginas de Internet dos maiores bancos mundiaisPublication . Vilar, Vítor Hugo Duarte; Simão, JoãoA relação das empresas com o seu meio envolvente influencia hoje cada vez mais o lugar que estas ocupam ou lhes é permitido ocupar, nas sociedades. A responsabilidade social empresarial tornou-se assim num tema central na gestão e na operação das organizações. A sua divulgação, mais do que uma comunicação tem agora de ser uma discussão entre as empresas e quem com elas se relaciona. É neste cenário que a internet, um canal de comunicação bidirecional, permanente, atualizável e de acesso universal, pode vir a operar se não operou já, uma mudança na forma como as organizações reportam a sua responsabilidade social aos stakeholders. Importava assim saber em que medida as empresas fazem realmente uso da internet para a divulgação das preocupações e atividades de responsabilidade social e, em caso afirmativo se essa utilização depende de fatores económicos, geográficos ou sociais. Foi recolhida informação dos websites corporativos, dos cento e dez maiores bancos mundiais. Depois de uma análise qualitativa ao seu conteúdo, foram compilados estatisticamente os dados em busca de padrões e testada a sua correlação com indicadores universais de desenvolvimento. As conclusões apontam para a confirmação da utilização da internet na divulgação da responsabilidade social empresarial. Também se conclui que os bancos partilham, nos seus websites, informação maioritariamente acerca de gestão ambiental e programas económico-sociais. Outros temas recorrentes são a ética empresarial, os códigos de conduta internos, investimento no bem-estar dos colaboradores e na comunidade. Existem evidências fortes de padrões geográficos na quantidade e detalhe de informação prestada assim como nos temas abordados, ainda que em menor escala. Foram encontrados por fim, sinais de que a divulgação por parte dos bancos da sua responsabilidade social é maior e mais detalhada em função dos índices de desenvolvimento do país onde operam.
- E-learning : estudo sobre as componentes mais usadas pelos intervenientesPublication . Vagarinho, João Paulo Teles; Isaías, PedroHoje em dia verificamos que as TIC potenciam uma interacção social da aprendizagem, motivando troca e colaboração de experiencias. Nesta perspectiva é disponibilizado um conjunto de actividades que proporcionam ambientes interactivos e colaborativos que aperfeiçoam a aprendizagem à distância. A plataforma Moodle surge com destaque no ensino à distância, por diversas razões, tem sido bastante utilizada em Portugal inclusive no ensino superior. Os alunos utilizam as várias actividades do Moodle e estas promovem uma aprendizagem interactiva e colaborativa. Por outro lado, o professor deve saber quais as actividades mais eficazes para um grupo específico inserido num determinado curso. O âmbito desta dissertação pretende identificar as actividades mais utilizadas no Moodle pelos professores e alunos, para tal foi analisado esta plataforma numa Universidade Portuguesa num curso do 2º ciclo (Mestrado). O trabalho realizado foi um estudo de caso e os dados foram obtidos através de um questionário on-line, dirigido aos professores e alunos.
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