Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI
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- STIGH – STIGmergia de hiperligaçãoPublication . Marques, Artur Manuel Sancho; Sousa, Ivo Dias de
- Recommender systems : um modelo viável para organizações públicas de carácter inspectivoPublication . Casaca, Cristiana Borges; Isaías, Pedro
- O professor/tutor do ensino a distância no século XXI : um estudo de caso sobre contextos educativos da formação contínua de professores no Alentejo, PortugalPublication . Casaca, António Luís Estanqueiro; Isaías, PedroNuma sociedade em que a informação é cada vez mais importante e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, a formação a distância assume um papel cada vez mais importante no dia a dia dos indivíduos bem como das organizações. Em Portugal, apesar da elevada iliteracia informática, o investimento nos meios de ensino a distância assume um papel cada vez mais importante, podendo até tornar-se crucial para o desenvolvimento do país, por forma a desenvolver novas competências que permitam um desenvolvimento sustentado do nosso país. O mercado português da formação a distância, como mercado emergente que é, tem-se deparado com algumas dificuldades, nomeadamente a eficácia e credibilidade que são próprias da introdução de novos produtos nos mercados. Nos últimos anos, o investimento tecnológico em plataformas de ensino a distância, na formação de educadores de infância e professores do ensino básico, tem sido bastante importante, embora os centro de formação a privilegiar esta tecnologia tenham sido poucos. A qualidade da educação deve ser alcançada usando de forma adequada a comunicação mediada por computador. O ensino a distância deve permitir que os tutores e os formandos possam interagir de forma presencial periodicamente, discutindo novas formas de comunicação, e os resultados da exploração do material. Na componente a distância o tutor representa um papel determinante nesta modalidade de ensino, dado que dele depende primordialmente o desenvolvimento e o apoio dos seus alunos, por conseguinte ele deve possuir um conjunto de competências pedagógicas, sociais, de gestão e técnicas
- Os sistemas de informação para a saúdePublication . Macedo, Mário José Costa de; Isaías, Pedro
- Avaliação das páginas principais dos sites de governo electrónico local do Distrito de Lisboa para cidadãos com deficiência visual no que diz respeito à acessibilidadePublication . Costa, Nuno Alexandre da Conceição; Isaías, PedroA presença do sector público na Internet e na World Wide Web é evidente. São já muitos os conteúdos disponíveis para os cidadãos e as empresas. Estes assumem o papel de clientes que devem ser servidos com eficácia, eficiência e satisfação, de forma ininterrupta e célere. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental no fortalecimento de uma participação e envolvimento dos cidadãos numa democracia contemporânea, que se exige numa sociedade onde a informação e o conhecimento são fundamentais num meio cada vez mais competitivo e exigente. Neste âmbito, qualquer iniciativa de governo electrónico com sucesso, requer uma visão global rigorosa, que pondere todas as perspectivas necessárias enquadradas num plano de integração vertical e horizontal sustentado, nos distintos níveis de governo local, regional e nacional. Deste modo, a adopção de standards para uma maior flexibilidade e interoperabilidade inter governamental é essencial para um progresso metódico e congruente que analise e melhore a acessibilidade, a inclusividade e a usabilidade geral dos serviços públicos. Partindo desta consideração, a equidade de acesso a todos os cidadãos é assegurada de forma a permitir a plena participação de todos os indivíduos independentemente do género, da classe social, e do grupo étnico e cultural onde estes se inserem
- Complemento virtual da sala de aula : uma experiência numa instituição de ensino não superiorPublication . Maia, António Vieira; Costa, Carlos Manuel Jorge daAo seleccionarmos como temática, para esta dissertação, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, profundamente influenciados pelas TIC, decidimos iniciar o nosso trabalho, com um estudo de caso, sobre a utilização facultativa da plataforma Moodle numa instituição de ensino não superior no ano lectivo 2006/07. Ao longo deste trabalho, tivemos sempre em mente o impacto das tecnologias e das principais teorias de aprendizagem, nomeadamente o construtivismo, como catalizadoras e simultaneamente potenciadoras de um novo ambiente virtual de aprendizagem. Este modelo de Blended-Learning foi implementado na instituição como um complemento à actividade lectiva normal. Os dados analisados na pesquisa foram obtidos através de consultas à base de dados MySQL do Moodle. Por fim, são enunciadas as conclusões do estudo.
- Factores críticos da adesão das PME nacionais, fornecedores de materiais de escritório ao procedimento aquisitivo público em Portugal : o seu impacto no desenvolvimento nacionalPublication . Pereira, Paulo Alexandre Alves Martins; Altura, BráulioO presente estudo pretendeu contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno das compras electrónicas na administração pública e suas consequências para as PME. Mais especificamente, procurou-se investigar qual o relacionamento das compras públicas electrónicas com as PME portuguesas que comercializam materiais de escritório. Esta investigação pretendeu atingir dois grandes objectivos: · identificar quais os factores críticos de adesão das PME nacionais, fornecedoras de materiais de Escritório, ao procedimento aquisitivo público em Portugal; · verificar qual a percepção do real contributo/benefício do novo procedimento aquisitivo público para a evolução das PME referidas. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa e quantitativa. Os métodos adoptados foram a entrevista exploratória e o survey. As entrevistas exploratórias foram dirigidas a quatro responsáveis, pertencentes a organismos da Administração Pública e envolvidos nas compras públicas. Os questionários (591), foram enviados a PME através de e-mail a fim de serem respondidos no sítio “http:\\aldeao.no.sapo.pt”. Posteriormente, procedeu-se à análise das entrevistas e dos questionários devolvidos. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de haver um maior empenho por parte dos Organismos Públicos relativamente às pequenas e médias empresas, no âmbito das compras electrónicas públicas.
- As TIC no apoio à gestão escolar e na interacção com a comunidade : estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Vieira, Paula Angélica Monteiro; Isaías, PedroAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram desenvolvidas iniciativas, a nível nacional, para a implementação das TIC nas escolas, assim como possibilitou efectuar um ponto da situação sobre o uso do Computador e da Internet nas Escolas Europeias. Podemos também verificar as potencialidades que as TIC trazem para a educação, as vantagens para os alunos e professores. Constatando-se que as TIC, bem como os Sistemas de Informação (SI), são uma certeza incontornável na actividade de qualquer organização moderna. Urge uma reflexão profunda sobre esta realidade numa escola secundária ao nível da implementação de um Sistema de Informação. Assim, foi realizado um estudo de caso, baseado em questionários destinado aos encarregados de educação (EE) e alunos, e grelhas de observação destinada aos alunos, cuja interpretação dos dados procurou dar resposta à questão de investigação formulada. Da análise dos resultados sobressai que os encarregados de educação e os alunos fazem uma avaliação positiva do Sistema de Informação.
- O E-Learning em centros de formação profissional de gestão participadaPublication . Mansos, Luís Manuel Santa; Almeida, Maria do RosárioResumo - Com o aparecimento dos primeiros satélites artificiais, nos finais da década de 50 do século XX, o carácter público da ciência e das suas aplicações tecnológicas estava plenamente assumido (Caraça, 2004). Na Europa e nas últimas décadas do Século XX, a emergência da Sociedade de Informação veio impor às organizações a necessidade de que para além das novidades tecnológicas, se tirasse partido de bens intangíveis como a informação, as novas metodologias de trabalho, o know how, etc. (Baptista, 2002). Em Portugal e no contexto da Formação Profissional, a Formação a Distância ainda não é aberta e flexível, porque os programas das acções formativas são fixos e fechados, com o formando a não poder negociar a adaptação ao seu perfil e interesses profissionais (Rosa, 2002). O e-learning surge no contexto da Formação Profissional, como um modelo de Formação a Distância só possível com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que são elas que lhe dão suporte. O e-learning ao tolerar novas formas de comunicação, de interacção e de confronto de ideias, permite uma aprendizagem baseada na partilha de saberes, que tem em conta as experiências e os objectivos profissionais dos formandos. A formação profissional inserida no mercado de emprego e tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, utiliza nos seus processos formativos uma estrutura modular, com os modelos de aprendizagem a dependerem quase exclusivamente das entidades formadoras, isto é, das redes de Centros de Formação Profissional. A partir destes pressupostos, pensou-se ser importante fazer um trabalho a partir de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada de modo a perceber qual o papel que o e-learning pode desempenhar em organizações deste tipo. Para isso, colocámos uma questão e vários objectivos de investigação que envolveram a recolha de dados para posterior análise, e cujos resultados depois de interpretados, permitirão responder aos desígnios que nos animaram desde o início do trabalho e confirmar ou não algumas das percepções iniciais. Na procura desses dados, foi analisada documentação diversa, criados questionários e conduzidas entrevistas, de modo a obter e potenciar informação necessária e suficiente para o efeito
- O BSC na gestão de desempenho do ensino secundário públicoPublication . Santos, Joaquim António Silva Moreira dos; Costa, CarlosThe last five years, was marked by a number of plans of initiatives and projectsgovernmental within the Ministry of Education, in order to make the jump qualifyings to put Portugal at the forefront of European countries for the construction of a society knowledge and technological modernization of the entire physical educational infrastructure. In addition, the significant contextual changes and the various social stimuli exposed by the New Information Technologies, posing new challenges and changes the positioning and management school at the present. Against this background, the school needs to adapt to new times, modifying in much the way it works and acts. The Business Scorecard (BSC) has, since its creation, a growing acceptance in enterprises and organizations, and its penetration was gradually extended to the public sector as a tool to manage and measure the performance of organizations. This study aims to investigate the feasibility of using this tool to support in the world of management education in public schools at a time that, under the circumstances, is in its infancy. It has therefore been taken as a basis a Public School with educational levels, between the 7th and 12th grade, covering an offer training courses for the 3rd cycle of basic education (7th to 9th grade), regular secondary education (10, 11 and 12 years), the Vocational Education degree with 12 years of Education and Training (CEF) and Teaching in the post employment, which include several courses. By using the BSC seeks to achieve significant improvements in performance and public service through the alignment obtained from structural measures, strategic priorities and operational efficiency.
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