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Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

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  • O mercado de apostas on-line : competências e habilidades necessárias à prática do trading de apostas
    Publication . Augusto, Carlos Francisco; Simão, João
    Com o surgimento do mercado das apostas on-line no início do século XXI, o conceito Bolsa de Apostas ganhou popularidade entre os aficionados das apostas desportivas, dando origem a um novo género de profissional liberal, o trader de apostas. Na premissa de identificar as habilidades necessárias para ser trader de apostas, este trabalho teve como base quatro objetivos específicos, nomeadamente identificar os conhecimentos, as habilidades e as competências necessárias, bem como a perceção dos traders em relação as atitudes ou comportamentos considerados essenciais para o exercício do trading de apostas. A compreensão da diversidade de perceções desses indivíduos deverá contribuir não só para o discernimento dos requisitos para o exercício desta profissão, como também para auxiliar a compreensão do fenómeno e as suas mais variadas direções. Esta investigação tem um caráter exploratório, segue uma abordagem qualitativa e usou dois tipos de dados. Os dados secundários foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e os dados primários foram recolhidos por meio de um questionário composto por perguntas abertas, o qual foi enviado por correio eletrónico a seis indivíduos com idades compreendidas entre 26 e 37 anos, que atuam no mercado de apostas on-line como traders profissionais. Os resultados revelaram existir um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes considerados como essenciais, bem como outros fatores complementares para o exercício do trading de apostas.
  • Fatores críticos de sucesso do Balanced Scorecard na Industria Farmacêutica Portuguesa
    Publication . Viegas, José Manuel; Isaías, Pedro
    A conceção e a utilização de diferentes sistemas de avaliação de desempenho organizacional têm vindo a proliferar nos últimos anos. As organizações procuram adaptar os seus sistemas de controlo para assegurar que expressam as suas estratégias ao contexto. Contudo a envolvente às organizações tem vindo a mudar rapidamente devido a alterações macro e micro ambientais, exigindo por isso mudanças de estratégia e operacionalidade que reflitam as necessidades de adaptação. Este trabalho de investigação dedicou-se a identificar a taxa de penetração e fatores críticos de sucesso na implementação do Balanced Scorecard, uma das possíveis soluções adotadas pela Indústria Farmacêutica em Portugal, sector onde rápidas e constringentes alterações de contexto se fizeram sentir nos últimos anos. Com o objetivo acima mencionado o estudo assenta para além do enquadramento teórico em processos mistos de pesquisa, integrando técnicas de análise qualitativa e quantitativa num processo de triangulação, minimizando limitações consequentes da dimensão reduzida da amostra. Os resultados mostram que o Balanced Scorecard ocupa uma quota de 20% no universo das organizações associadas da Apifarma e que os principais fatores críticos de sucesso evidenciados neste estudo foram o alinhamento com a estratégia, dos indicadores e do sistema de recompensa. Conclusão, o modelo Balanced Scorecard tem um espaço de progressão em termos de ferramenta de gestão estratégica ou integrado com outros modelos constituindo sistemas de gestão integrados, em que a escolha dos objetivos e respetivos indicadores e a forma de motivar as equipas são pontos críticos a desenvolver.
  • Redes sociais com base em dados provenientes de sistemas de informação para a saúde
    Publication . Mendes, Marco António Rufino; Isaías, Pedro
    As Tecnologias de Informação e Comunicação mudaram radicalmente a nossa vida e consequentemente a forma como nos relacionamos. Atualmente Redes Sociais e Comunidades Virtuais são expressões comuns e utilizadas em diversos contextos, desde o contexto dos relacionamentos pessoais até aos relacionamentos profissionais, englobando uma infinidade de temas. Se por um lado as redes sociais já existem há milhares de anos, por outro as novas tecnologias têm dado suporte a novas formas e novos modelos de comunicação e de interação, com elevado impacto na sociedade. Estas redes sociais virtuais atuais são assim locais de partilha e interação, constituindo-se, em última análise, como enormes sistemas de informação que permitem a recolha e o tratamento de dados de forma a obter mais conhecimento, em diversas áreas do saber. A área da saúde naturalmente também se insere neste panorama, com a existência de diversas redes e comunidades virtuais nas quais os utilizadores partilham dados sobre o seu estado de saúde, gerando informações que podem, quando devidamente analisadas, levar a mais conhecimento, quer para o cidadão quer para os profissionais de saúde e meio envolvente. Neste contexto ganha cada vez mais importância o envolvimento do cidadão na gestão da sua saúde, tendo também cada vez mais notoriedade o conceito de Personal Health Record e a utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta essencial no processo de gestão da saúde, sobressaindo a importância das redes sociais neste processo. Falamos assim, nesta investigação, de redes sociais baseadas em dados de sistemas de informação para a saúde, desenvolvendo e propondo uma metodologia de análise que permita, neste caso, identificar numa rede social quais as patologias que surgem mais frequentemente associadas a uma determinada patologia base. Assim, de forma a dar corpo à metodologia proposta, foi escolhida a rede Patients Like Me, procurando-se a identificação de quais as patologias que mais surgem associadas à infeção do HIV na rede social analisada. Na base desta investigação está então uma revisão bibliográfica sobre a temática das redes sociais e sobre os sistemas de informação para a saúde, realizando-se e propondo-se de seguida uma metodologia de análise de redes sociais na ótica da saúde com base em técnicas de Data Mining.
  • Implementação de soluções informáticas de customer relationship management : estudo das empresas de telecomunicações móveis portuguesas
    Publication . Sousa, David Emanuel Guerreiro Ruivo de; Negas, Mário
    Nos últimos anos a indústria de telecomunicações móveis portuguesa tem revelado uma forte expansão em clientes e tecnologias. Na origem desse desenvolvimento encontram-se as estratégias optadas pelas operadoras na captura e retenção de novos mercados e clientes. A aposta na inovação e o conhecimento desempenharam um papel fundamental na resposta às necessidades das populações introduzindo em larga escala novos produtos e serviços. Para atingir os resultados apresentados as empresas recorreram às estratégias de customer relationship management, neste contexto o estudo pretendeu responder à questão de que modo as empresas de telecomunicações móveis nacionais implementam as suas aplicações de CRM? Neste estudo exploratório abordaram-se cinco Frameworks distintas nas suas metodologias de implementação de CRM e através da sua análise foi entendido o “Estado da Arte” procedendo-se à identificação dos pontos comuns de CRM na implementação. Foi através destes pontos que se concretizaram os questionários colocados em campo aos implementadores de CRM na indústria em estudo. Na resposta à questão colocada o estudo demonstra que os implementadores de CRM não seguem metodologias de implementação publicadas mas sim as diretrizes das empresas. Por sua vez os implementadores de CRM atribuem mais importância à monitorização dos processos, implementação dos SI e delineação da estratégia CRM, e na realização do projeto de CRM é dada mais importância às pessoas seguindo-se os processos e em último lugar à tecnologia. Finalmente conclui-se que no processo de implementação são consideradas importantes as componentes de planeamento, implementação e controlo, sendo a última mais relevante. O estudo evidência que existe uma necessidade futura de entender o alinhamento das componentes na sua adotação sugerindo uma nova investigação para compreensão de como são adotadas as implementações de CRM nas empresas de telecomunicações móveis nacionais.
  • Fidelização de clientes em hotéis de quatro e cinco estrelas com as redes sociais na região do Algarve
    Publication . Domingos, Nelson; Negas, Mário; Almeida, Maria do Rosário
    A rápida evolução da informática e a massificação da utilização da Internet mudaram a forma de agirmos. Essa mudança é visível em todas as áreas, passámos de um comércio tendencialmente fechado e de uma maior dificuldade no acesso às informações, onde os conteúdos, as expressões e o tempo eram limitados, quer no tempo como no espaço, para uma abertura quase total. Na Internet, a rede das redes, é possível obtermos dados e informações sobre praticamente qualquer assunto em qualquer altura e em qualquer lugar. Cada indivíduo pode igualmente colocar ou comentar quaisquer informações na rede. Esta facilidade em comunicar leva-nos a várias mudanças, desde o desenvolvimento de negócios, à forma como as empresas interagem entre si e com os clientes, em suma, ao surgimento de novas formas. Este estudo analisa de que forma o comércio eletrónico e as redes sociais contribuem para a fidelização dos clientes nos hotéis de quatro e cinco estrelas, denominados como categoria alta na região Algarvia. A metodologia utilizada foi a de estudo exploratório. Para o efeito foram contactados via correio eletrónico e pessoalmente, vinte e três hotéis, tendo sido recolhidos, selecionados e analisados sete questionários referentes a sete hotéis do segmento alto (quatro e cinco estrelas) da região do Algarve. A dimensão da amostra não sendo grande, considera-se suficiente rica atendendo aos objetivos propostos, eventualmente podia ser mais extensa se o estudo fosse focado em clientes ou se fossem incluídos hotéis de outras categorias, ou abrange-se outro tipo de alojamento. De forma a objetivar o estudo e a cumprir o objetivo geral e os objetivos específicos optou-se por seguir a abordagem qualitativa e não a quantitativa. Os resultados obtidos nesta amostra estão em consonância com os resultados de outros estudos, cumprindo o preconizado pelos cinco atributos da pesquisa qualitativa que de acordo com Günther (2006) são: as características gerais, a recolha de dados, o objeto de estudo pretendido, a interpretação dos resultados e a sua generalização a todo o universo do objeto em estudo. Pode-se referir que na indústria hoteleira a fidelização dos clientes é muito importante, tendencialmente é mais fácil fidelizar um cliente do que conseguir um novo. O comércio eletrónico nas atividades dos hotéis está em geral muito desenvolvido, uma vez que a maior parte das transações é feita eletronicamente, salienta-se também que os hotéis da categoria alta têm presença constante nas redes sociais e na Internet, utilizando-as de forma diferente, mas como formas de procurar e conquistar novos clientes, simultaneamente fidelizando os existentes, para o efeito têm domínio próprio registado na Internet (ou do grupo em que estão incluídos) e perfis nas redes sociais onde por vezes têm atividades exclusivas para os clientes que estão na mesma rede.
  • Impacto da utilização das TIC na gestão pedagógica do ensino secundário no Colégio Manuel Bernardes : estudo de caso "projecto SaD" (SaD - secundário a distância)
    Publication . Nunes, José Manuel Freixo; Almeida, Maria do Rosário
    O desenvolvimento tecnológico dos últimos trinta anos, associado ao aparecimento do computador pessoal e à expansão das redes informáticas, criou condições de mudança no ensino e na aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo principal mostrar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram e continuam a contribuir para otimizar as estratégias de aprendizagem, incrementar a criatividade pedagógica e criar materiais pedagógicos para o ensino secundário, particularmente no Colégio Manuel Bernardes. Verificar qual a importância de um modelo pedagógico de ensino a distância para o ensino secundário (SaD – Secundário a Distância), será outro dos objetivos a atingir, neste caso o objetivo específico. Uma das formas de investigar ou desenvolver uma investigação, é através de um estudo de caso. Esta investigação seguiu a teoria associada ao estudo de caso que está relacionada com a ligação existente entre a pesquisa empírica e o pensamento lógico. A revisão da literatura foi fundamental neste trabalho de investigação. Ajudou a compreender o tema escolhido para a investigação, pois são determinantes os estudos já efetuados por investigadores e especialistas no tema focado. Nesta investigação as leituras realizadas, incidiram sobre a literatura relacionada com o ensino das TIC no secundário, o ensino a distância e a gestão pedagógica, assim como sobre a metodologia a utilizar na investigação. Relativamente à metodologia aplicada, numa primeira fase foi efetuada uma pesquisa (dados secundários) relacionada com a evolução das TIC no ensino secundário assim como da sua influência na gestão pedagógica. O ensino a distância em Portugal foi outro aspeto objeto de pesquisa, no que diz respeito aos conceitos e à sua evolução ao longo dos anos. A segunda fase esteve relacionada com a investigação empírica onde se procurou apresentar e explicar um conjunto de dados qualitativos e quantitativos (dados primários) relacionados com um conjunto de questões. Investiga-se para se chegar a uma conclusão e talvez propor novos temas de pesquisa e investigação. As conclusões desta investigação foram suportadas pelas respostas às questões da investigação, tendo em vista confirmar ou refutar as hipóteses sugeridas. Através de processos empíricos, entrevistas e questionários, assim como da sua análise estatística e descritiva, procedeu-se ao teste das hipóteses sugeridas. Pela análise dos resultados obtidos podemos concluir que o impacto das TIC no ensino secundário do Colégio Manuel Bernardes contribuiu para a otimização dos processos de ensino e aprendizagem, para incrementar a criatividade pedagógica e criar materiais pedagógicos. Este impacto foi moderado, gradual e orientado por um alinhamento com a evolução tecnológica. Os dados apresentados correspondem a um padrão generalizado de concordância, relativamente à teoria orientadora, às questões da investigação e às hipóteses sugeridas. Relativamente à importância de desenvolver um modelo pedagógico de ensino a distância (SaD) para o ensino secundário, foi confirmada a sua importância mas com algumas restrições.
  • Aspectos críticos relativos ao eGovernment : perspetiva no âmbito dos municípios
    Publication . Carvalho, Aristides Fernandes de; Isaías, Pedro
    A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) está associada às mais diversas atividades de sociedade atual. A captação e comunicação de informação é, cada vez mais, suportada em meios digitais. Nas empresas (no relacionamento comercial entre empresas e destas com clientes) e para as pessoas (na consulta a fontes de informação ou na comunicação de «todos com todos» - proporcionada pelas redes sociais -), as TIC assumem um papel incontornável. Em especial a Internet é um veículo utilizado pela generalidade das empresas e cidadãos no seu processo de comunicação e acesso a informação. Neste contexto, também os governos e os organismos da administração pública encontraram nas TIC um meio de aproximar a sua relação com a sociedade, melhorando a sua prestação de serviços, aproximando os cidadãos do processo de decisão e melhorando a própria organização dos serviços e processos organizacionais do estado. Este processo é conhecido, entre outras designações, por eGovernment – designação usada pela Comissão Europeia. Neste trabalho, reconhecida a complexidade e as dificuldades no relacionamento com os governos e os serviços da administração pública, ao abordar aspetos críticos relativos ao eGovernment no âmbito dos municípios, procura-se avaliar os níveis de maturidade dos sites dos municípios, incluindo serviços disponibilizados, envolvimento dos cidadão nos processos de condução das políticas do seu município, adoção de tecnologias de suporte com base Software Open Sourec (OSS), Cloud computing, ou racionalização de meios e adoção das melhores práticas de colaboração em rede, suportada em estruturas multimunicipais, como as CIM. Também o papel dos municípios no combate à infoexclusão é aqui abordado. Para além de trabalhos publicados e observação dos sites dos municípios, o estudo foi baseado em dados recolhidos junto dos municípios através de um questionário.
  • Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadores
    Publication . Ferreira, Marcel Henrique Xavier; Isaías, Pedro
    Os consumidores virtuais quando procuram informações sobre um produto de seu interesse preferem confiar em recomendações feitas por outros consumidores do que em uma recomendação feita pela própria loja. No comércio electrónico, os consumidores podem estar em toda parte do planeta e para que eles possam trocar suas experiências de compra em determinada loja virtual, podem recorrer aos sistemas de recomendação de produtos. O que é consideravelmente importante para eles. Isto também encurta o tempo gasto na procura e facilita no seu processo de decisão de compra. Mas somente um sistema de recomendação “web 2.0” de produtos satisfaz esta necessidade. Isto é o que, primeiramente, o presente estudo fez constatar. E não só: recorrendo originalmente aos próprios utilizadores dos sistemas de recomendação de produtos através de um questionário disponibilizado na internet, também fez tomar conhecimento de que quando estas recomendações apresentam, para além de comentários em texto e notas de classificação, imagens e vídeos do produto adquirido pelos antigos consumidores torna a recomendação ainda mais confiável e melhora o processo de decisão de compra. Porém, o que esta investigação também veio constatar, é que este recurso ainda não é muito utilizado pela indústria de comércio electrónico. Mas o que os gestores de uma loja virtual precisarão interiorizar é que o conceito de recomendação “web 2.0”, aliado à exposição de imagens e vídeos, de forma a melhor elucidar o produto anunciado, acaba por influenciar substancialmente na tomada de decisão de compra, convertendo ainda mais os navegadores em consumidores.
  • Divulgação de responsabilidade social na internet : estudo descritivo das páginas de Internet dos maiores bancos mundiais
    Publication . Vilar, Vítor Hugo Duarte; Simão, João
    A relação das empresas com o seu meio envolvente influencia hoje cada vez mais o lugar que estas ocupam ou lhes é permitido ocupar, nas sociedades. A responsabilidade social empresarial tornou-se assim num tema central na gestão e na operação das organizações. A sua divulgação, mais do que uma comunicação tem agora de ser uma discussão entre as empresas e quem com elas se relaciona. É neste cenário que a internet, um canal de comunicação bidirecional, permanente, atualizável e de acesso universal, pode vir a operar se não operou já, uma mudança na forma como as organizações reportam a sua responsabilidade social aos stakeholders. Importava assim saber em que medida as empresas fazem realmente uso da internet para a divulgação das preocupações e atividades de responsabilidade social e, em caso afirmativo se essa utilização depende de fatores económicos, geográficos ou sociais. Foi recolhida informação dos websites corporativos, dos cento e dez maiores bancos mundiais. Depois de uma análise qualitativa ao seu conteúdo, foram compilados estatisticamente os dados em busca de padrões e testada a sua correlação com indicadores universais de desenvolvimento. As conclusões apontam para a confirmação da utilização da internet na divulgação da responsabilidade social empresarial. Também se conclui que os bancos partilham, nos seus websites, informação maioritariamente acerca de gestão ambiental e programas económico-sociais. Outros temas recorrentes são a ética empresarial, os códigos de conduta internos, investimento no bem-estar dos colaboradores e na comunidade. Existem evidências fortes de padrões geográficos na quantidade e detalhe de informação prestada assim como nos temas abordados, ainda que em menor escala. Foram encontrados por fim, sinais de que a divulgação por parte dos bancos da sua responsabilidade social é maior e mais detalhada em função dos índices de desenvolvimento do país onde operam.
  • Modelo para portal corporativo para a gestão do conhecimento
    Publication . Santos, Sandra Cristina Ferraz dos; Isaías, Pedro
    A presente dissertação centra-se no domínio da gestão do conhecimento. Surge através de uma linha de investigação que acredita que o conhecimento está no centro da sociedade de informação. Tem-se assistido a um crescimento exponencial das novas tecnologias da informação e comunicação, crescimento esse que faz com que haja a necessidade de se procurar novas formas de criar valor no seio das empresas/organizações. Assim, a detenção e a rentabilização do conhecimento surgem como novos activos de valor dentro das mesmas. Numa sociedade avassalada por uma competitividade feroz, cada vez mais, as empresas/organizações têm de arranjar novas formas para se evidenciarem, estando, no presente o conhecimento em posição dianteira como forma de permitir o desenvolvimento das mesmas. Com a proliferação da Internet e a crescente utilização das TICs, verifica-se que existe uma grande tendência por parte das entidades de se munirem com meios de suportar a comunicação, partilha e cooperação entre indivíduos para a criação de um conhecimento organizacional. Acredita-se que o portal corporativo do conhecimento é um dos sistemas de gestão do conhecimento que não só melhor suporta a comunicação, partilha e recolha de conhecimento, mas também oferece um ambiente de colaboração e cooperação entre os indivíduos. Esta dissertação pretende apresentar os requisitos mínimos de um portal corporativo do conhecimento através da elaboração de um modelo de portal corporativo de conhecimento.