Psicologia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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- Anúncio da deficiência da criança: experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionaisPublication . Gronita, Joaquim; Ramos, NatáliaO nascimento de uma criança implica sempre a readaptação dos que a rodeiam, principalmente do seu sistema familiar. Este capítulo incide sobre o estudo do subsistema parental, de forma mais incisiva das tríades mãe-pai-filho, de pais biológicos com crianças com deficiência, que constituíram uma família. Procurámos compreender aspetos da experiência subjectiva, relacional e emocional vivenciada nos primeiros momentos e os processos comunicacionais ocorridos, apresentando uma análise teórico-conceptual e empírica sobre o anúncio da deficiência da criança e o impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar. O anúncio da deficiência da criança implica dificuldades acentuadas tanto para os profissionais de saúde como para as famílias. A vivência dos pais revela um impacto emocional acentuado e dificuldades em lidar com a situação, implicando um processo de adaptação. Também analisámos o impacto dos atos de comunicação dos médicos, teoricamente e com a apresentação de dois estudos empíricos. existem recomendações para as práticas profissionais, que nem sempre se traduzem em competências. Empiricamente, são apresentados dois estudos um que analisa a vivência emocional dos pais, outro as dimensões do comportamento dos médicos na altura em que falam com os pais dos problemas dos filhos, pela primeira vez. Finalmente, o enquadramento teórico-científico exposto, decorrem implicações para as práticas profissionais e recomendam-se procedimentos profissionais que são desenvolvidos neste capítulo.
- Automutilação em adolescentes: identidade e sofrimento à flor da pelePublication . Ramos, Natália; Teixeira, LeoniaNo texto procura-se fazer uma análise de atos de mutilação autoinfligidos por adolescentes do sexo feminino, cujo núcleo de experiências consistia no modo como vivenciavam e representavam o seu corpo, sendo essas vivências e representações comunicadas e disponibilizadas através de blogs de adolescentes na internet. Nestes blogs as práticas de automutilação aparecem frequentemente ligadas a quadros de anorexia e bulimia, coincidindo com modalidades de autocontrole psicopatológico.
- Comunicação em saúdePublication . Ramos, NatáliaA área da comunicação em saúde é de grande importância na formação, investigação e intervenção no domínio da saúde e da psicologia, inscrevendo-se numa perspetiva sistémica, multidimensional e multi/interdisciplinar e vindo responder a novas questões e desafios das sociedades globais contemporâneas, em particular no setor da saúde, nomeadamente às novas configurações no âmbito da saúde, comunicação e interculturalidade. Muitos dos desafios enfrentados pela saúde estão relacionados com questões comunicacionais. São, igualmente, cada vez mais os utentes e profissionais de saúde, particularmente os que vivem e trabalham em contextos multi/interculturais, que se queixam de dificuldades provenientes de problemas de comunicação em saúde. A articulação e a gestão dos domínios da saúde e da comunicação colocam novos paradigmas e desafios no campo da prevenção, informação e literacia em saúde, revelando-se fundamentais para melhorar a adesão e a qualidade das práticas clínicas e a compreensão dos determinantes e comportamentos de saúde, para promover competências comunicacionais, interculturais e tecnológicas, bem como o bom funcionamento das organizações de saúde e para a definição de políticas de saúde.
- Cultura, deficiência e família: abordagem (inter) cultural, de saúde e inclusãoPublication . Ramos, NatáliaO texto analisa e discute representações, estratégias, dinâmicas e processos relativamente ao modo de percecionar, acolher e intervir face à alteridade, à vulnerabilidade e à singularidade humana, nomeadamente à deficiência, na família, na cultura e na sociedade. Destaca-se como essas representações, atitudes, estratégias e políticas, poderão promover o acolhimento, o desenvolvimento, a saúde, os direitos e a inclusão da criança com deficiência e da sua família, ou pelo contrário, favorecer a discriminação, o preconceito, a violência, o sofrimento e a exclusão. Assinala-se a importância do apoio às famílias e aos profissionais que trabalham nesta área, a necessidade de informação, formação e desenvolvimento de competências, estratégias e políticas para um melhor desenvolvimento e acolhimento da criança com deficiência e da sua família, bem como a promoção de cuidados culturalmente competentes, tendo em vista a inclusão e gestão da singularidade humana e da diversidade nas suas múltiplas dimensões.
- Cultura, psicologia e saúdePublication . Ramos, NatáliaO conhecimento aprofundado das relações entre cultura e indivíduo, entre cultura, psicologia e saúde e o desenvolvimento de competências interculturais, revela-se importante e constitui um desafio para os diferentes profissionais, principalmente psicólogos que trabalham nos vários setores, em particular em contextos interculturais e no domínio clínico e da saúde, tanto ao nível nacional, como ao nível da cooperação internacional e da ajuda humanitária, o qual promoverá a qualidade da sua intervenção e o bem-estar e a saúde dos indivíduos, grupos e comunidades, assim como a construção de sociedades plurais, inclusivas, solidárias e sustentáveis. O desenvolvimento de competências interculturais constitui, igualmente, uma exigência e responsabilidade ética, cívica e profissional para fazer face à complexidade, heterogeneidade, conflitualidade e diversidade individual e cultural do mundo global atual, sendo fundamental para todos os que vivem e trabalham nas sociedades contemporâneas.
- Deficiência, cultura, família e migração: desafios e perspetivas de acolhimento e intervençãoPublication . Ramos, NatáliaO texto salienta a importância de analisar representações, processos, competências, estratégias e políticas relativas ao modo de percecionar, acolher, incluir, comunicar e intervir face à alteridade, à vulnerabilidade e à singularidade humanas, designadamente à deficiência e aos seus impactos psicológicos, familiares e societais, sobretudo nas sociedades contemporâneas caracterizadas pelo aumento da multi e interculturalidade, das migrações, da diversidade, da complexidade e de fenómenos de preconceito e exclusão. Acentua a necessidade de melhorar as competências parentais e familiares, de modo a que os familiares/cuidadores da pessoa com deficiência saibam enfrentar os processos psicológicos e situações emocionais e de stresse face ao nascimento de uma criança diferente ou ao surgimento de uma deficiência ao longo da vida e desenvolvam a comunicação e o conhecimento sobre o funcionamento dos serviços, dos apoios e direitos dos indivíduos com deficiência e das suas famílias, nacionais e sobretudo em contexto migratório. Destaca, igualmente, a importância da formação e competências dos diferentes profissionais que trabalham na área da deficiência com famílias nacionais ou culturalmente diferentes, particularmente ao nível das competências comunicacionais, psicológicas, educacionais e culturais. A discriminação, a invisibilidade e o desconhecimento estão na origem de muitas das necessidades sentidas e enfrentadas pelas pessoas com deficiência e suas famílias, sendo necessário desenvolver a investigação, a formação e os apoios nesta área, melhorar a informação e as infraestruturas e promover organizações e serviços mais inclusivos, intervenção que poderá contribuir para superar a ignorância e a exclusão, mudar atitudes e preconceitos, direcionar recursos e aumentar a qualidade e flexibilidade do atendimento, serviços e intervenções. A inclusão da questão da deficiência no discurso político, social e científico contribuirá para dar voz e visibilidade às crianças, jovens e adultos com deficiência, para sensibilizar os decisores políticos e a sociedade em geral para esta problemática, para o incremento de políticas públicas promotoras de desenvolvimento, igualdade de oportunidades, saúde e cidadania e para a construção de sociedades democráticas e inclusivas onde todos participem, dialoguem e coabitem.
- Depressão, migração e representações sociais no contexto escolar de PortugalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, NatáliaO capítulo versa sobre a temática da depressão e migração na criança e adolescente, no contexto escolar em Portugal, através do recurso à teoria das representações sociais.
- Diversidade cultural e social dos alunosPublication . Goulão, Fátima; Bahia, SaraA diversidade cultural e social é uma realidade cada vez mais presente nas sociedades dos nossos dias. Esta realidade coloca desafios a diferentes níveis e em diferentes esferas da sociedade. A escola, como instituição social que é, não escapa a este fenómeno. No entanto, o encontro de culturas, de crianças de diferentes origens socioeconómicas, não deve constituir um obstáculo ou um problema, mas sim uma forma de enriquecimento. Este capítulo considera um certo número de questões que interessam a professores e pessoas que têm de lidar com as questões de diversidade cultural e social. Para as pessoas que se interessam pelas dinâmicas, que se estabelecem devido ao contacto de grupos diferenciados, nomeadamente do ponto de vista cultural, social, económico e, também, de género. Procuraremos evidenciar os contributos que podem advir de uma educação, que tenha em conta a origem étnica, social e cultural das crianças e jovens como forma, por um lado, de promover o acesso e o sucesso ao longo da escolaridade. Por outro, de valorização das diferentes culturas em interacção. Sabemos que a abordagem desta temática abrange um vasto leque de aspectos. Existem, actualmente,vários estudos e abordagens desta realidade de acordo com a perspectiva do cientista social que a ela se dedica. No entanto, o nosso objectivo é focalizarmo-nos num conjunto de tópicos seleccionados, que nos ajudem a reflectir sobre a educação e a diversidade cultural, social e as questões de género, o seu significado e as suas implicações. Assim, procuraremos reflectir sobre os desafios e o papel da escola neste âmbito, bem como os desafios que se colocam aos professores na sua prática pedagógica. Para isso não poderemos deixar de abordar a noção de cultura e etnicidade, a noção de estereótipos de género, bem como o papel e o contributo da escola neste contexto multicultural.
- Educar para a interculturalidade e cidadania : princípios e desafiosPublication . Ramos, Natália
- Envelhecimento ativo, digno e saudável: voz dos idosos sobre discriminação e violênciaPublication . Brito, Emília; Ramos, Natália; Oliveira, Albertina Lima deA população mundial, desde meados do século XX, sofreu alterações significativas que têm conduzido ao envelhecimento da população, sendo esta também a realidade na Europa e em Portugal em que o número de idosos tem aumentado. Com este estudo pretende-se contribuir para uma reflexão fundamentada sobre a discriminação e violência contra os idosos, a promoção dos seus direitos, saúde e bem-estar, bem como combater as diferentes formas de violência e discriminação através da sua prevenção.
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