Psicologia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Etnoteorias do desenvolvimento e educação da criança: uma perspectiva intercultural e preventivaPublication . Ramos, NatáliaNos diferentes grupos socioculturais, sociedades, épocas, culturas, pais e adultos em geral, desenvolvem conceções, crenças, representações, etnoteorias, sobre a criança, o seu desenvolvimento, as suas necessidades, a sua saúde e educação. Estas ideias, teorias dos adultos sobre a natureza e as competências da criança, sobre os seus ritmos de desenvolvimento, sobre as formas de cuidar, educar e proteger a criança, variam no espaço e no tempo, em função dos contextos histórico-sociais e ecológico-culturais e respondem a expetativas e valores culturais, a exigências do quotidiano e das condições de vida das famílias.
- A família nos cuidados à criança e na socialização precoce em Portugal e no Brasil: uma abordagem intercultural comparativaPublication . Ramos, NatáliaNos diferentes países, continentes e culturas, em particular em Portugal e no Brasil, os cuidados de maternagem são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento da criança. Eles reúnem o individual e o colectivo, o particular e o universal, a tradição e a modernidade, o estilo proximal e distal de interacção, constituindo a metodologia fílmica e comparativa um suporte fundamental para a análise intercultural dos mesmos.
- Interculturalidade, educação e desenvolvimento : o caso das crianças migrantesPublication . Ramos, NatáliaO texto analisa e discute, através de uma abordagem intercultural e de desenvolvimento, diferentes fatores que afetam o desenvolvimento, a educação e a integração das crianças migrantes, assim como perspetivas, estratégias e políticas que promovem a interculturalidade, a inclusão, a educação, o desenvolvimento e o bem-estar das crianças e das famílias migrantes.
- Depressão, migração e representações sociais no contexto escolar de PortugalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, NatáliaO capítulo versa sobre a temática da depressão e migração na criança e adolescente, no contexto escolar em Portugal, através do recurso à teoria das representações sociais.
- Educar para a interculturalidade e cidadania : princípios e desafiosPublication . Ramos, Natália
- Intervenção precoce na infância enquanto processo de inclusão e de desenvolvimentoPublication . Gronita, JoaquimEm Portugal, a Intervenção Precoce na Infância tem sofrido uma rápida evolução na sua operacionalização, refletindo a apropriação de algumas teorias e modelos internacionais que a enquadram, assim como a evolução de valores e princípios, consubstanciada nas diferentes Declarações Universais. O movimento da educação inclusiva emergiu em Portugal, nesta última perspetiva evolutiva. Na apropriação dos modelos e práticas recomendados internacionalmente, importa contemplar as dimensões culturais e sociais específicas que caraterizam o povo português, com especial evidência para o grau de participação das famílias, a sua atitude e modo como exercem a cidadania. O fortalecimento das famílias portuguesas para lidar com a situação problemática que estão a vivenciar, respeitando a sua cultura, é imprescindível para que a intervenção dos profissionais não se constitua como mais um grande fator de stresse para as famílias/crianças.
- Gravidez na adolescência e família em contexto brasileiroPublication . Reis, Lyria; Ramos, NatáliaA ocorrência de uma gravidez e da maternidade na adolescência constitui uma problemática social e de saúde pública nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e sobre a qual tem vindo a aumentar a investigação. O texto apresenta resultados de uma investigação sobre gestantes adolescentes residentes na região sudeste do Brasil.
- Automutilação em adolescentes: identidade e sofrimento à flor da pelePublication . Ramos, Natália; Teixeira, LeoniaNo texto procura-se fazer uma análise de atos de mutilação autoinfligidos por adolescentes do sexo feminino, cujo núcleo de experiências consistia no modo como vivenciavam e representavam o seu corpo, sendo essas vivências e representações comunicadas e disponibilizadas através de blogs de adolescentes na internet. Nestes blogs as práticas de automutilação aparecem frequentemente ligadas a quadros de anorexia e bulimia, coincidindo com modalidades de autocontrole psicopatológico.
- Família e maternidade em contexto migratório e interculturalPublication . Ramos, NatáliaAtravés de uma abordagem multidimensional, intercultural e de género, analisam-se algumas das problemáticas psicossociais, educacionais e de saúde que se colocam às famílias, mulheres e mães em contexto migratório, bem como algumas das estratégias e políticas públicas tendo em vista a integração, desenvolvimento, bem-estar e saúde dos indivíduos e famílias migrantes.
- Diversidade cultural e social dos alunosPublication . Goulão, Fátima; Bahia, SaraA diversidade cultural e social é uma realidade cada vez mais presente nas sociedades dos nossos dias. Esta realidade coloca desafios a diferentes níveis e em diferentes esferas da sociedade. A escola, como instituição social que é, não escapa a este fenómeno. No entanto, o encontro de culturas, de crianças de diferentes origens socioeconómicas, não deve constituir um obstáculo ou um problema, mas sim uma forma de enriquecimento. Este capítulo considera um certo número de questões que interessam a professores e pessoas que têm de lidar com as questões de diversidade cultural e social. Para as pessoas que se interessam pelas dinâmicas, que se estabelecem devido ao contacto de grupos diferenciados, nomeadamente do ponto de vista cultural, social, económico e, também, de género. Procuraremos evidenciar os contributos que podem advir de uma educação, que tenha em conta a origem étnica, social e cultural das crianças e jovens como forma, por um lado, de promover o acesso e o sucesso ao longo da escolaridade. Por outro, de valorização das diferentes culturas em interacção. Sabemos que a abordagem desta temática abrange um vasto leque de aspectos. Existem, actualmente,vários estudos e abordagens desta realidade de acordo com a perspectiva do cientista social que a ela se dedica. No entanto, o nosso objectivo é focalizarmo-nos num conjunto de tópicos seleccionados, que nos ajudem a reflectir sobre a educação e a diversidade cultural, social e as questões de género, o seu significado e as suas implicações. Assim, procuraremos reflectir sobre os desafios e o papel da escola neste âmbito, bem como os desafios que se colocam aos professores na sua prática pedagógica. Para isso não poderemos deixar de abordar a noção de cultura e etnicidade, a noção de estereótipos de género, bem como o papel e o contributo da escola neste contexto multicultural.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »