Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Canções de embalar: comunicação intergeracional, desenvolvimento humano e património cultural

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

As canções de embalar, cantos de embalar, acalentar, acalantar, arrular, rular, arrolar, ninar, nanar, como são designadas em países lusófonos, particularmente Portugal e Brasil, continuam vivas no imaginário individual e coletivo, constituindo um valioso património comunicacional, educacional, afetivo, musical, poético, familiar e cultural, transmitido sobretudo pelas gerações femininas, em particular pelas avós e mães. A sua universalidade através dos tempos e dos espaços, evidencia que a humanidade reconhece o valor estruturante destes rituais de tradição imemorial, destes gestos e ritmos ancestrais, primários e universais de acalentar para o adormecimento, a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento do ser humano. Transmitidos através da cultura oral, de geração em geração, no seio das famílias e das culturas, os cantos de embalar constituem expressão de amor, de proteção, de segurança, da criatividade e da sensibilidade individual e familiar, bem como da cultura e tradição de cada sociedade. Na cultura portuguesa, valoriza-se a importância dos gestos, vozes e ritmos de embalar, deste envelope postural e sonoro, nas atividades de maternagem, na comunicação e relação dos adultos com as crianças, particularmente das avós e das mães, com as crianças de tenra idade, proporcionando um espaço afetivo e protetor, de desenvolvimento, de harmonia e de reconforto e um meio para acalmar e adormecer a criança de tenra idade.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação intergeracional Património cultural Migrações Desenvolvimento humano Avós Canções de embalar Maternagem Práticas de adormecer a criança Saúde Cultura Intergenerational communication Cultural heritage Migrations Human development Grandparents Lullabies Mothering Sleeping practices Health Culture

Contexto Educativo

Citação

Ramos, N. (2014). Canções de embalar: Comunicação intergeracional, desenvolvimento humano e património cultural. In R.N.Simas (Coord.). A Voz dos Avós – Gerações e Migrações. Lisboa: ed. Colibri, p. 147-161.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo