RCC - Revista de Ciências da Computação
Permanent URI for this collection
Revista científica com âmbito multidisciplinar, intervém em áreas como fundamentos e linguagens de programação, análise de sistemas e sistemas de informação, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão e redes e multimédia.
Tem por missão disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e contribuir para uma maior democratização mundial do conhecimento.
Browse
Browsing RCC - Revista de Ciências da Computação by Title
Now showing 1 - 10 of 140
Results Per Page
Sort Options
- 25 dicas para publicação de artigos em revistas científicas internacionaisPublication . Gomes, OrlandoA publicação de estudos de natureza científica rege-se por padrões de excelência e pressupõe a capacidade de oferecer uma contribuição original que venha a acrescentar algo à literatura existente num determinado ramo do saber. Para além do valor intrínseco do estudo, a submissão de um trabalho de investigação deverá envolver alguns cuidados de apresentação e de forma que poderão condicionar o modo como editores e avaliadores o percepcionam. Com base na experiência acumulada a este nível, oferece-se um conjunto de 25 dicas que se espera possam vir a ser úteis para actuais e futuros investigadores.
- Aceitação da energia nuclear em Portugal: um estudo exploratórioPublication . Sousa, Nuno; Rodrigues, AndréEste artigo apresenta um estudo exploratório sobre que fatores determinam a atitude da população portuguesa para com a energia nuclear. Esta atitude foi modelada por uma regressão logística binomial, calibrada com dados obtidos de uma sondagem online. Os resultados revelam principalmente uma forte rejeição da opção nuclear se uma central puder vir a ser construída no município de residência. Curiosamente, a atitude perante a energia nuclear parece não depender nem da opinião dos inquiridos quanto às energias renováveis como solução energética, nem de alguns fatores demográficos identificados noutros estudos como relevantes, como por exemplo, o nível de escolaridade, pese embora os resultados indiciem que este se possa tornar estatisticamente significativo com mais dados.
- Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiriaPublication . Sousa, Norberto; Rodrigues, Vitor; Esperança, Cláudio; Francisco, ManuelaNo âmbito dos testes de acessibilidade à plataforma de eLearning (Moodle 2.7) do IPLeiria, onde foi integrada a plataforma de webconferência BigBlueButtonv 0.81, realizou-se uma sessão de teste, com leitores de ecrã, com o objetivo de avaliara acessibilidade do interface e das funcionalidades disponíveis para a audiência e para o apresentador. Foram também realizados testes de acessibilidade ao serviço Colibri 2.0 (plataforma de gestão de reuniões e Adobe Connect), uma vez que este serviço é disponibilizado, de forma gratuita, pela FCT/FCCN, às instituições de ensino superior portuguesas. Foram tidos como critérios de seleção da ferramenta a sua integração com a plataforma Moodle, as funcionalidades de partilha de documentos, ecrã e a gravação das sessões, assim como a acessibilidade a diferentes perfis de utilizadore a diferentes tecnologias. Foram realizados testes de perícia na validação da acessibilidade das plataformas, nomeadamente a navegaçã por teclado e com leitor de ecrã. Verificou-se que a plataforma BigBlueButton integrada no Moodle do IPLeiria é mais amigável para os leitores de ecrã.
- AcessWeb: uma perspetiva sobre a acessibilidade web em PortugalPublication . Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Pereira, Jorge; Martins, José; Branco, Frederico; Peixoto, CarlosA Internet é uma tecnologia imensamente poderosa para a disseminação de informação e para promover e facilitar a interação entre os membros de uma sociedade. De forma a maximizar o seu impacto, esta deveria estar acessível a todos, inclusive para aqueles que possuem uma qualquer deficiência ou incapacidade. Este artigo apresenta um resumo da situação Portuguesa em termos da acessibilidade Web e propõe um modelo cujo objetivo é fomentar o incremento dos níveis de acessibilidade Web em Portugal.
- Advantages of using rules in online SURVEYSPublication . Urbano, PauloIn this paper we present De.:SID, a rule-based Intelligent Online Survey program. We have incorporated three rule knowledge bases in a standard online survey architecture that are used to control three vital components on a survey: (1) the dependencies between questions, i.e. the structure and survey branching logic, (2) the decision regarding the selection of the next question to be asked, and (3) the inconsistency detection between answers to different questions. These rule-based components allow us to escape a predetermined question sequence, achieving flexibility and adaptability to the user’s answers; besides, they enhance usability allowing an easy navigation along the different survey questions and the possibility to backtrack and revise the answers, at any moment, without loosing global coherence. There is an explicit treatment of inconsistent situations by exposing them and inviting the user to revise his answers. De.:SID benefits from the qualities that are generally associated with rulebased systems: (1) separation from other system elements (database, middleware and web graphical user interfaces) allowing its explicit management, reusability and independent modification, (2) externalization which allows everyone to know and understand the decision making process, and finally (3) easy modification of rules that are modular and can be easily deleted, inserted or changed. Resumo: Neste artigo, descrevemos o De.:SID, uma aplicação dos Sistemas Baseados em Regras a um programa de inquérito “online” inteligente. Incorporámos no programa três bases de conhecimento baseadas em regras que controlam três componentes vitais num inquérito: (1) as dependências entre as várias perguntas e as respostas, ou seja a própria estrutura e a lógica de ramificação do inquérito; (2) a decisão quanto à selecção da próxima pergunta a ser colocada, e (3) a detecção de inconsistências entre as várias respostas. Estes componentes permitem que não se imponha uma ordem pré-determinada na colocação das perguntas, dotando o sistema de flexibilidade e capacidade de adaptação às respostas do utilizador; permitem também uma fácil e livre navegabilidade ao longo das várias perguntas e a possibilidade da revisão das respostas sem perder a coerência do inquérito. As situações de inconsistência nas respostas podem ser representadas, expondo as respostas envolvidas e convidando o utilizador a rever uma dessas respostas. De.:SID beneficia das qualidades que estão normalmente associadas ao uso de regras: (1) a separação e independência face aos restante componentes do sistema, (2) a exposição e a transparência dos processos de tomada de decisões associados ao inquérito, e, (3) a rápida e fácil mudança das regras devido à sua modularidade.
- Agent based modelling simulations to support security risk management: active shooter scenarioPublication . Mesquita, Artur; Coelho, JoséMitigating the impact of Active Shooter incidents is of the utmost importance. These tragic events not only claim innocent lives but also instil fear and can ultimately disrupt social fabric. The developed model seeks to support Security Experts decision making while performing the Risk Management cycle during the Assessment and Mitigations stages by using Problem-Solving Agents to simulate the threat environment and determine the threat scenario impact over the exposed resources. Based on simulation results, the model proposes and configures security measures based on their relevance for the specific threat scenario under scrutiny. The Agents behaviour during the generated simulations are similar to the behaviour observed in footages of Active Shooter Incidents and the generated security measure implementation are coherent with the Security industry best practices and recommendations emitted by post active shooter incident committee boards. The authors advocate the relevance of the use of Problem-Solving Agents to improve the tractability of Security Risk Management.
- AGISA : ambiente de gestão integrado da sala de aulaPublication . Sousa, S.; Reis, R.; Damas, L.Nos dias de hoje a informática é usada em todos os níveis escolares atravessando transversalmente todas as disciplinas. Desta forma, não é estranho que um professor com poucos conhecimentos na área da informática tenha de recorrer a estas novas tecnologias para tornar o conteúdo leccionado mais apetecível. Neste sentido impõemse a necessidade de criar ferramentas que ajudem o professor na administração e monitorização da sala, e o assistam na construção e correcção automática de exercícios. O nosso objectivo é permitir a qualquer professor o uso deste tipo de ferramentas.
- Alan Turing: da necessidade do cálculo, a máquina de Turing até à computaçãoPublication . Brandão, PedroEstudo da importância de Alan Turing na Segunda Guerra Mundial, o papel decisivo no avanço da computação, a sua criação abstrata de inteligência artificial. A forma como foi tratado pelas autoridades britânicas. As teorias do seu principal opositor académico: Gödel.
- Algoritmo cart : previsão do desempenho na matemática do secundárioPublication . Cabete, Nélia Pereira; Cardoso, Margarida G. M. S.O algoritmo CART-Classification and Regression Trees é aplicado na previsão das classificações de matemática associadas a uma amostra de alunos do ensino secundário. São modeladas, separadamente, as observações respeitantes a alunos do ensino secundário público e privado, considerando factores sócio-demográficos, factores específicos e factores pessoais. Obtém-se uma boa capacidade preditiva para os modelos propostos: 83,5% e 90,5%, estimativas da proporção de variância explicada, obtidas mediante validação cruzada, para os modelos do ensino público e privado, respectivamente. É ainda avaliada a importância relativa das variáveis preditivas nos modelos sublinhando-se, como principal, a média obtida pelos alunos às restantes disciplinas do secundário.
- Ambiente virtual para treino de competências de comunicação na área da saúde : o caso do atendimento em farmácia para automedicaçãoPublication . Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Pinto, Vítor; Teixeira, Renato; Galvão, Diana; Cavaco, Afonso; Pereira, Mara GuerreiroEste artigo descreve um protótipo de Realidade Virtual destinado ao treino de competências técnicas e de comunicação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas. Numa situação simulada, um humano virtual desempenha o papel de um paciente/doente que requer o apoio de um profissional numa farmácia, comunicando com este através de mensagens de texto. O estudante comunica com este personagem virtual escolhendo opções na interface da aplicação. Esta interface contém para cada situação: i) um conjunto de questões a colocar ao paciente, destinadas a esclarecer a sua situação de saúde, ou em alternativa, ii) um conjunto de respostas ou recomendações para os problemas dos pacientes, em última análise o medicamento e a posologia recomendados. Estes conjuntos contêm opções corretas e incorretas, tendo o estudante o propósito de alcançar o melhor desempenho possível, escolhendo sempre as corretas. A simulação decorre num cenário pré-gravado de uma farmácia real, no qual o paciente virtual está inserido. Este personagem virtual é capaz de exibir expressões faciais e tem movimentos naturais do corpo obtidos recorrendo à técnica de captura de movimentos.