RCC - Revista de Ciências da Computação
Permanent URI for this collection
Revista científica com âmbito multidisciplinar, intervém em áreas como fundamentos e linguagens de programação, análise de sistemas e sistemas de informação, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão e redes e multimédia.
Tem por missão disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e contribuir para uma maior democratização mundial do conhecimento.
Browse
Browsing RCC - Revista de Ciências da Computação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 140
Results Per Page
Sort Options
- Self-organised systems: fundamental propertiesPublication . Correia, LuísA set of fundamental properties of self-organised systems is identified. Asynchronism is here proposed as one of these properties. It is shown that, by overlooking it, the concept of self-organisation is not fulfilled. Implications of this property to the study of selforganisation are discussed. Further, two other salient aspects are identified: minimisation of local conflicts produces optimal evolutionarily stable self-organisation; and the hypothesis that complexity variations may distinguish living from non-living self-organised systems. Conclusions and further research bring the document to an end.
- Editorial 1Publication . Cavique, LuísÉ com enorme satisfação que apresentamos, no início de 2007, o mais recente número da Revista de Ciências da Computação. As nossas primeiras palavras devem ser de agradecimento aos autores, revisores e membros do conselho editorial, bem como a todos aqueles que tornam possível este projecto. Neste primeiro número, oferece-se ao leitor uma diversidade temática que abrange as áreas da Inteligência Artificial, dos Sistemas de Informação, dos Videojogos e do e-Learning. Neste ano de 2007, pretendemos ser mais céleres na publicação da versão em papel e desde já convidam-se os autores a submeter trabalhos originais em língua portuguesa ou inglesa para o nº 2 da Revista das Ciências da Computação da Universidade Aberta até meados Setembro 2007.
- As TIC e a produtividade : desmistificação de um paradoxoPublication . Gomes, OrlandoEste artigo assume-se como um survey das sucessivas interpretações avançadas para o célebre ‘paradoxo de produtividade’ proposto em 1987 por Robert Solow. Grosso modo, o paradoxo pode ser identificado com a evidência empírica que revela a ausência de uma relação clara e forte entre a revolução iniciada há duas décadas no campo das tecnologias de informação e comunicação e o crescimento da produtividade. As mais influentes explicações e contra-argumentos face ao paradoxo são explorados neste texto, desde a ideia de que as novas tecnologias se assumem como general purpose technologies, até à especificidade da revolução tecnológica em curso, que envolve muito mais o lado da procura que algum outro processo de inovação fundamental no passado. O texto inclui ainda um apêndice técnico, onde o paradoxo de produtividade é discutido com recurso aos instrumentos de modelização da teoria do crescimento económico.
- Proposta de arquitecturas de sistemas de informação criativos recorrendo a diferentes técnicas de criatividadePublication . São Mamede, Henrique; Santos, VítorConsiderando que a capacidade de inovar é cada vez mais um factor decisivo para a competitividade empresarial na perspectiva da vantagem que pode criar, o estudo e concepção de sistemas que ajudem ao nascimento de novas ideias, produtos e soluções tem crescente importância. Neste artigo, os autores desenvolvem o conceito de Sistema de Informação Criativo e apresentam duas propostas de arquitecturas para Sistemas de Informação Criativos baseados nas técnicas de criatividade “brute thinking” e “whiteboard”.
- AGISA : ambiente de gestão integrado da sala de aulaPublication . Sousa, S.; Reis, R.; Damas, L.Nos dias de hoje a informática é usada em todos os níveis escolares atravessando transversalmente todas as disciplinas. Desta forma, não é estranho que um professor com poucos conhecimentos na área da informática tenha de recorrer a estas novas tecnologias para tornar o conteúdo leccionado mais apetecível. Neste sentido impõemse a necessidade de criar ferramentas que ajudem o professor na administração e monitorização da sala, e o assistam na construção e correcção automática de exercícios. O nosso objectivo é permitir a qualquer professor o uso deste tipo de ferramentas.
- Algoritmo cart : previsão do desempenho na matemática do secundárioPublication . Cabete, Nélia Pereira; Cardoso, Margarida G. M. S.O algoritmo CART-Classification and Regression Trees é aplicado na previsão das classificações de matemática associadas a uma amostra de alunos do ensino secundário. São modeladas, separadamente, as observações respeitantes a alunos do ensino secundário público e privado, considerando factores sócio-demográficos, factores específicos e factores pessoais. Obtém-se uma boa capacidade preditiva para os modelos propostos: 83,5% e 90,5%, estimativas da proporção de variância explicada, obtidas mediante validação cruzada, para os modelos do ensino público e privado, respectivamente. É ainda avaliada a importância relativa das variáveis preditivas nos modelos sublinhando-se, como principal, a média obtida pelos alunos às restantes disciplinas do secundário.
- Grand Prix race teams : mundo virtual multiutilizador de corridas de automóveisPublication . Cardoso, Vitor; Cardoso, Catarina; Sorensen, MogensGrand Prix é um mundo virtual em ambiente 3D multiutilizador de corridas de automóveis. Criado inicialmente para demonstrar as potencialidades destas tecnologias aos estudantes de Informática e motivar a realização de projectos e investigação em realidade virtual, foi concebido em VRML/X3D, é visualizado num navegador Internet (browser) e está disponível on-line, via Web. A acção passa-se numa pista de corridas de automóveis com 3.7 km onde os visitantes escolhem um carro e se desafiam uns aos outros ou aos 2 carros robot sempre disponíveis para qualquer desafio.
- Um novo algoritmo para encontrar a constituência mais favorável na análise de dados pela envolventePublication . Santos, Jorge M. A.DEA é uma técnica de programação matemática apresentada em 1978 por Charnes, Cooper e Rhodes, focado principalmente na avaliação da eficiência de organizações com finalidades não-lucrativas. Ao construir um modelo de DEA, uma decisão principal é a escolha dos “inputs” e dos “outputs” para o estudo. O modelo de DEA não é adequado para estudos com julgamentos díspares sobre a preferência dos atributos. Isto é superado pelo trabalho de Bougnol e de Dula onde um modelo novo é introduzido mas com tempos de processamento muito elevados. Um algoritmo novo mais rápido é apresentado por meio de um modelo de programação linear binário misto resolvido pelo algoritmo de corte e ramificação. Os testes das vantagens computacionais desta formulação nova foram executados em dados multivariados normais gerados pelo programa “Distribution View” de J. Coelho.
- Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalhoPublication . Jesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S.O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
- A necessidade de uma metodologia para a definição: estratégica da digitalização do negócio das PMEPublication . São Mamede, Henrique; Amaral, Luís; Coelho, JoséA tecnologia da World Wide Web (web), que se suporta na Internet, está a transformar todas as actividades de negócio em actividades baseadas em informação, assistindo-se a uma mudança radical dos modelos teóricos e de organização tradicionais. As pequenas e médias empresas (PME) constituem o tipo de empresa que mais vantagens podem retirar da utilização da Internet para o comércio (CE) e o negócio (NE) electrónico. Constata-se que as metodologias existentes possuem insuficiências para ajudar as PME a definirem uma tal estratégia. Neste artigo analisa-se o estado da arte e conclui-se da necessidade da definição de uma metodologia que recolha essas insuficiências e proponha alternativas que permitam colmatar as mesmas.