RCC - Revista de Ciências da Computação
Permanent URI for this collection
Revista científica com âmbito multidisciplinar, intervém em áreas como fundamentos e linguagens de programação, análise de sistemas e sistemas de informação, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão e redes e multimédia.
Tem por missão disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e contribuir para uma maior democratização mundial do conhecimento.
Browse
Browsing RCC - Revista de Ciências da Computação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 140
Results Per Page
Sort Options
- Algoritmo cart : previsão do desempenho na matemática do secundárioPublication . Cabete, Nélia Pereira; Cardoso, Margarida G. M. S.O algoritmo CART-Classification and Regression Trees é aplicado na previsão das classificações de matemática associadas a uma amostra de alunos do ensino secundário. São modeladas, separadamente, as observações respeitantes a alunos do ensino secundário público e privado, considerando factores sócio-demográficos, factores específicos e factores pessoais. Obtém-se uma boa capacidade preditiva para os modelos propostos: 83,5% e 90,5%, estimativas da proporção de variância explicada, obtidas mediante validação cruzada, para os modelos do ensino público e privado, respectivamente. É ainda avaliada a importância relativa das variáveis preditivas nos modelos sublinhando-se, como principal, a média obtida pelos alunos às restantes disciplinas do secundário.
- Self-organised systems: fundamental propertiesPublication . Correia, LuísA set of fundamental properties of self-organised systems is identified. Asynchronism is here proposed as one of these properties. It is shown that, by overlooking it, the concept of self-organisation is not fulfilled. Implications of this property to the study of selforganisation are discussed. Further, two other salient aspects are identified: minimisation of local conflicts produces optimal evolutionarily stable self-organisation; and the hypothesis that complexity variations may distinguish living from non-living self-organised systems. Conclusions and further research bring the document to an end.
- Grand Prix race teams : mundo virtual multiutilizador de corridas de automóveisPublication . Cardoso, Vitor; Cardoso, Catarina; Sorensen, MogensGrand Prix é um mundo virtual em ambiente 3D multiutilizador de corridas de automóveis. Criado inicialmente para demonstrar as potencialidades destas tecnologias aos estudantes de Informática e motivar a realização de projectos e investigação em realidade virtual, foi concebido em VRML/X3D, é visualizado num navegador Internet (browser) e está disponível on-line, via Web. A acção passa-se numa pista de corridas de automóveis com 3.7 km onde os visitantes escolhem um carro e se desafiam uns aos outros ou aos 2 carros robot sempre disponíveis para qualquer desafio.
- As TIC e a produtividade : desmistificação de um paradoxoPublication . Gomes, OrlandoEste artigo assume-se como um survey das sucessivas interpretações avançadas para o célebre ‘paradoxo de produtividade’ proposto em 1987 por Robert Solow. Grosso modo, o paradoxo pode ser identificado com a evidência empírica que revela a ausência de uma relação clara e forte entre a revolução iniciada há duas décadas no campo das tecnologias de informação e comunicação e o crescimento da produtividade. As mais influentes explicações e contra-argumentos face ao paradoxo são explorados neste texto, desde a ideia de que as novas tecnologias se assumem como general purpose technologies, até à especificidade da revolução tecnológica em curso, que envolve muito mais o lado da procura que algum outro processo de inovação fundamental no passado. O texto inclui ainda um apêndice técnico, onde o paradoxo de produtividade é discutido com recurso aos instrumentos de modelização da teoria do crescimento económico.
- Editorial 1Publication . Cavique, LuísÉ com enorme satisfação que apresentamos, no início de 2007, o mais recente número da Revista de Ciências da Computação. As nossas primeiras palavras devem ser de agradecimento aos autores, revisores e membros do conselho editorial, bem como a todos aqueles que tornam possível este projecto. Neste primeiro número, oferece-se ao leitor uma diversidade temática que abrange as áreas da Inteligência Artificial, dos Sistemas de Informação, dos Videojogos e do e-Learning. Neste ano de 2007, pretendemos ser mais céleres na publicação da versão em papel e desde já convidam-se os autores a submeter trabalhos originais em língua portuguesa ou inglesa para o nº 2 da Revista das Ciências da Computação da Universidade Aberta até meados Setembro 2007.
- Proposta de arquitecturas de sistemas de informação criativos recorrendo a diferentes técnicas de criatividadePublication . São Mamede, Henrique; Santos, VítorConsiderando que a capacidade de inovar é cada vez mais um factor decisivo para a competitividade empresarial na perspectiva da vantagem que pode criar, o estudo e concepção de sistemas que ajudem ao nascimento de novas ideias, produtos e soluções tem crescente importância. Neste artigo, os autores desenvolvem o conceito de Sistema de Informação Criativo e apresentam duas propostas de arquitecturas para Sistemas de Informação Criativos baseados nas técnicas de criatividade “brute thinking” e “whiteboard”.
- AGISA : ambiente de gestão integrado da sala de aulaPublication . Sousa, S.; Reis, R.; Damas, L.Nos dias de hoje a informática é usada em todos os níveis escolares atravessando transversalmente todas as disciplinas. Desta forma, não é estranho que um professor com poucos conhecimentos na área da informática tenha de recorrer a estas novas tecnologias para tornar o conteúdo leccionado mais apetecível. Neste sentido impõemse a necessidade de criar ferramentas que ajudem o professor na administração e monitorização da sala, e o assistam na construção e correcção automática de exercícios. O nosso objectivo é permitir a qualquer professor o uso deste tipo de ferramentas.
- Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalhoPublication . Jesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S.O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
- Um novo algoritmo para encontrar a constituência mais favorável na análise de dados pela envolventePublication . Santos, Jorge M. A.DEA é uma técnica de programação matemática apresentada em 1978 por Charnes, Cooper e Rhodes, focado principalmente na avaliação da eficiência de organizações com finalidades não-lucrativas. Ao construir um modelo de DEA, uma decisão principal é a escolha dos “inputs” e dos “outputs” para o estudo. O modelo de DEA não é adequado para estudos com julgamentos díspares sobre a preferência dos atributos. Isto é superado pelo trabalho de Bougnol e de Dula onde um modelo novo é introduzido mas com tempos de processamento muito elevados. Um algoritmo novo mais rápido é apresentado por meio de um modelo de programação linear binário misto resolvido pelo algoritmo de corte e ramificação. Os testes das vantagens computacionais desta formulação nova foram executados em dados multivariados normais gerados pelo programa “Distribution View” de J. Coelho.
- A scale to measure the difficulty of sudoku puzzlesPublication . Coelho, JoséIn the last few years, Sudoku has become a popular game, deserving the attention of many researchers. Most Sudoku puzzles are classified as easy, average and hard according to their degree of difficulty. However when asked about the criteria used to classify them, there is no clear answer. This paper presents a PnP (paper-and-pencil) method to solve and measure the degree of difficulty of Sudoku puzzles. Contrary to other methods, this method can classify the puzzles automatically without human intervention. The scale used here was inspired on the type of scale used in the snow trails: green, blue, red and black. The Sudoku puzzle is transformed to SAT, and its level is set depending on the SAT problem being easy or hard to solve in SAT, which is equivalent to the puzzle being solved using an easy or hard PnP method. A classifier and a set of classified Sudoku problems are made available on the web.