Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolarPublication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, MaribelO trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.
- A animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura: estudo de casoPublication . Romano, Maria Isabel Correia; Bastos, GlóriaEsta investigação pretendeu perceber e analisar como o projeto de animação para a leitura” Contos Contigo”, desenvolvido em contexto de Biblioteca Escolar, direcionado para os alunos de 1º ciclo do ensino básico, poderá ser uma prática eficaz para incentivar hábitos de leitura. O projeto surgiu a partir de uma situação concreta, ou seja, da necessidade imperativa de agir para desenvolver competências leitoras, motivar para a leitura e o gosto pelo livro, face a alunos que não manifestavam interesse particular pela leitura. Foi nosso propósito, com este estudo de caso, analisar e refletir sobre os resultados obtidos relativamente à procura do livro, criação de hábitos de leitura e examinar a influência educacional relacionada com a animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura para a promoção de hábitos leitores. Com a análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha de informação utilizados e das atividades realizadas, verificámos que a Biblioteca Escolar, através do projeto de animação “Contos Contigo”, desempenhou um papel relevante para a promoção da leitura e contribuiu desta forma para uma mudança significativa de atitudes em relação ao gosto pelo livro por parte do público-alvo.
- A aplicação de cenários de aprendizagem com recurso a programação e a objetos tangíveis no contexto de uma biblioteca escolar do 1.º CEBPublication . Menezes, Sílvia Raquel Prieto e; Bastos, GlóriaEste trabalho tem como problemática base a análise da aplicação de cenários de aprendizagem com recurso à utilização de objetos tangíveis programáveis com o intuito de trabalhar o currículo, no contexto da biblioteca escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, tentando perceber a sua influência nas aprendizagens dos alunos envolvidos. Para isso foram traçados como objetivos de investigação a análise do nível de impacto deste tipo de atividades na melhoria das aprendizagens e nos resultados escolares dos alunos, em conjunto com uma reflexão sobre o papel da Biblioteca Escolar no âmbito da formação interna de professores na criação e utilização destes cenários de aprendizagem. Foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e foi desenvolvido um estudo de caso baseado na prática com turmas do 1.º CEB. Foram utilizadas múltiplas fontes de informação para a recolha de dados: grelhas de observação, a aplicação de um questionário do tipo teste de verificação de conhecimentos pré e pós sessão, e a realização de entrevistas em profundidade aos professores envolvidos. Os resultados obtidos revelam que a criação de cenários de aprendizagem que envolvam a programação e a robótica, através da aplicação de metodologias ativas, como a gamificação, permitem uma exploração interdisciplinar da leitura e restantes conteúdos curriculares, onde o conhecimento se torna mais substancial e permanente para os alunos.
- Aprender com a biblioteca escolar: o professor bibliotecário e a formação colaborativaPublication . Costa, Magda; Novo, AnaO referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (2017) prevê que o professor bibliotecário seja um profissional detentor de um perfil altamente estimulante e agregador, quer dos seus pares, quer da comunidade escolar em geral, quer ainda da comunidade mais alargada (instituições, entidades externas à escola, municípios, entre outros). Supõe ainda um papel muito ativo no que diz respeito às aquisições estruturantes, junto dos alunos, de competências de multi-literacias. Sustentada quer na literatura de especialidade, quer na prática docente de mais de duas décadas, afigura-se certo que o maior investimento que um professor bibliotecário poderá fazer no sentido de atingir estes objetivos será, em primeiríssimo lugar, no estímulo à formação investigativa junto dos seus pares. Esta será a que, partindo das necessidades do profissional docente e da comunidade onde este se insere, mais proficuamente responderá a essas mesmas necessidades, potenciará a criação de práticas de trabalho colaborativo e terá verdadeiro impacto de longo prazo junto dos alunos. A presente dissertação, enquadrada num modelo de investigação-ação, em contexto de trabalho colaborativo, representa uma tentativa de avaliar esta perceção através da implementação de uma formação (realizada por solicitação do professor bibliotecário de um Agrupamento de Escolas do distrito de Lisboa), cuja finalidade foi dotar os professores de ferramentas para desenvolver as literacias junto dos seus alunos. A questão de investigação proposta (Como levar à prática o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares no Ensino Básico?) proporcionou a promoção de um estudo cujos resultados apontam para que os objetivos defendidos no documento referencial estejam a ser alcançados pelo professor bibliotecário em funções no referido Agrupamento.
- A biblioteca escolar como espaço de cidadaniaPublication . Jesus, Gabriela de Fátima Estêvão; Bastos, GlóriaA Educação para a Cidadania pode ser encarada como um dos grandes desafios da escola sociedade atual e entendida como uma competência transversal. A escola é um meio importante para assegurar o desenvolvimento de um trabalho sistemático, organizado e contínuo de promoção junto dos alunos de valores e princípios de Cidadania como: a democracia, a igualdade, a justiça social e a solidariedade. Educar para a Cidadania na Escola e, mais concretamente, na Biblioteca Escolar, constituiu-se como um meio para formar cidadãos mais justos, mais equilibrados e atentos a questões relevantes como a exclusão social e a sua consciencialização de ser um cidadão. O presente trabalho parte da relevância da Biblioteca Escolar como espaço central da organização escola, onde através da realização de várias atividades, em especial em colaboração com os professores, se podem debater princípios e valores de Cidadania e de Cosmopolitismo para consciencialização do aluno como cidadão que se vai integrando numa Sociedade/Estado/Mundo. Na primeira parte do estudo reflete-se sobre um conjunto de temáticas que enquadram a problemática analisada, com especial foco nos conceitos e papel da Biblioteca Escolar e da Educação para a Cidadania. Na parte empírica do trabalho, baseado num estudo de caso, pretendeu-se aferir sobre a relevância da abordagem de conteúdos relacionados com a área de Cidadania e Desenvolvimento, para professores de diferentes áreas curriculares com dados recolhidos mediante inquéritos por questionário. Foram ainda realizadas entrevistas ao professor-bibliotecário e ao docente responsável pela área de Educação para a Cidadania para posterior confronto com os dados recolhidos do questionário.
- A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Coelho, Cristina Maria Lopes; Bastos, GlóriaDeve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino.
- A biblioteca escolar e a residência artística: relato de uma experiênciaPublication . Gomes, Andrea Ebert; Bastos, GlóriaO Trabalho de Projeto realizado procurou analisar e colocar em prática atividades da Biblioteca Escolar no âmbito do Plano Nacional das Artista e um projeto como Artista Residente, no agrupamento Ibn Mucana. A temática abordada foca o programa da Biblioteca Escolar e como este pode integrar com as atividades artísticas e ativar participantes a explorar os recursos da Biblioteca em conjunto com uma oficina de gravura. O projeto de investigação permitiu estudar as possibilidades que uma Biblioteca Escolar, em conjunto com um/a Artista Residente, pode desenvolver no âmbito de animações e atividades para promover a leitura, o hábito de pesquisa e abrir espaço para o utilizador explorar os recursos e também criar recursos. Numa primeira parte deste relatório apresentamos um enquadramento do projeto, abordando alguns elementos relacionados com o papel da biblioteca escolar, o Plano Nacional das Artes e o papel da Artista Residente. Na segunda parte descrevemos e analisamos as atividades realizadas, e os instrumentos de recolha de dados para avaliação das ações pelos participantes. Em especial a oficina de gravura possibilitou aos alunos utilizarem essa forma de expressão como ferramenta para criar linguagens visuais e assim traçar uma ponte entre a linguagem visual, a linguagem escrita e também a verbal. O conceito de criatividade neste projeto indicou caminhos para elementos importantes sobre a literacia visual, a literacia da informação, a construção de conhecimento e por conseguinte a emancipação, funções fundamentais que a Biblioteca Escolar pretende oferecer e também vai ao encontro do enunciado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os resultados obtidos revelam a pertinência de ações como a que realizamos neste projeto.
- A biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na Área Metropolitana do PortoPublication . Jorge, Ana Magda de Oliveira Simões; Novo, AnaA investigação que desenvolvemos tem por base um dos pressupostos para o sucesso educativo dos alunos: o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes das diversas disciplinas. Muitos são os estudos internacionais que revelam a importância que a estreita colaboração entre a biblioteca e os docentes tem no desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação. Investigadores como Haycock (2003) ou Ross Todd (2002) apoiam-se em trabalhos de investigação que atestam o impacto da Biblioteca Escolar (BE) no processo de aprendizagem dos alunos. Urge, portanto, fomentar uma relação de cumplicidade para que se discutam, planeiem e realizem atividades que tornem o processo de ensino aprendizagem mais profícuo, dotando os alunos de ferramentas que lhes permitam aprender a aprender e a serem utilizadores autónomos e críticos da informação. O que se constata, no entanto, nas nossas escolas, é que a maioria dos docentes, embora cientes da necessidade de dotar os alunos de competências em literacia da informação, ainda não veem a biblioteca como parceira privilegiada para realizar um trabalho colaborativo nessa área. A articulação com os departamentos curriculares é ainda pontual, e circunstanciada, e desenvolvida, maioritariamente, com os departamentos curriculares da área das Humanidades. Foi da observação desta realidade que nasceu esta investigação através da qual pretendíamos compreender a forma como os docentes de uma determinada escola percecionam e se relacionam com a biblioteca. Paralelamente, refletimos sobre a implicação das lideranças (de topo e intermédias) na promoção e desenvolvimento de elos entre os departamentos curriculares e a biblioteca escolar. Para alcançar o objetivo delineado, desenvolvemos uma investigação que se enquadra num estudo de caso, elegendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e a entrevista. A partir da análise dos resultados pretendemos perceber as dinâmicas instituídas na escola selecionada e apontar algumas diretrizes para o futuro com vista à mudança de práticas e constituição de comunidades de trabalho colaborativo promotoras de sucesso educativo.
- Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o DouroPublication . Rodrigues, Maria de Fátima Macedo; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.
- A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma práticaPublication . Salgado, Bernardo d'Orey; Vasconcelos, Ana IsabelO trabalho colaborativo e o cruzamento de saberes apresentam-se como elementos prementes à necessária renovação das práticas pedagógicas atuais e sua adequação aos desafios da sociedade de informação e de um mundo cada vez mais global. Esta renovação surge reforçada pelas mais recentes medidas legislativas de flexibilização curricular e de definição do perfil dos alunos do século XXI. Infelizmente as transformações educativas têm encontrado recorrentemente uma generalizada resistência à mudança, o que resulta em aulas estandardizadas e num saber redutor centrado nos conhecimentos do professor e nos conteúdos dos manuais escolares. As bibliotecas escolares desempenham, neste contexto, um papel fulcral, podendo e devendo ser um elemento central para a revitalização dos panoramas educativos. A colaboração entre o professor bibliotecário e os diferentes professores curriculares pode ser um fator importante para se romper com os paradigmas vigentes e unir esforços no desenvolvimento de dinâmicas mais estimulantes. Os contributos que a equipa de uma biblioteca escolar e um professor bibliotecário podem ter na dinamização da BE e do currículo, num caminho de crescente colaboração e de cruzamento de saberes é, portanto, o tema principal deste estudo. Numa primeira parte são abordadas diferentes perspetivas nacionais e internacionais sobre as temáticas em estudo. Na segunda parte é descrito um plano de intervenção específico de dinamização de uma biblioteca escolar. A terceira parte é dedicada à analise de entrevistas a alguns dos intervenientes no processo de dinamização da BE em estudo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa perspetiva qualitativa de investigação de cariz autorreflexivo, centrada na análise de conteúdo das entrevistas realizadas. No final deste trabalho identificam-se pontos fortes e fracos do trabalho desenvolvido, os elementos que neste caso foram potenciadores e constrangedores dos objetivos traçados, bem como as limitações inerentes, e conclui-se, sublinhando a importância de um plano de dinamização focado em necessidades identificadas e na promoção do trabalho colaborativo e de cruzamento de saberes.