Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Coelho, Cristina Maria Lopes; Bastos, GlóriaDeve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino.