Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMGIBE_CristinaCoelho.pdf3.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Deve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino.
The contact with different reading and literary quality resources should be promoted from an early stage. The interaction with literature promotes not only the learning of reading, but also other learning and mental structures that are developed in the process. In this sense, School Libraries nowadays play a fundamental role in the promotion of reading, this being the primary focus of this study. The evaluation process of the School Libraries, developed by the [Portuguese] Office for the Network of School Libraries, is based on a set of elements and procedures, amongst which are the collecting of data through the use of questionnaires applied to different actors, namely to the Primary School students, more especially, to the third and fourth grade students. The study presented in this dissertation focus on the analysis of questions related, in a more direct way, to the importance of the School Library in the training of readers in Primary Schools. Hence, we have done an analysis focused on the values obtained on the two examined time periods – 2015 and 2017 - in four administrative districts of the Portuguese territory. Even though this study is basically a quantitative analysis, the aim is also to explore several hypothesis and draw some perspectives about the role of the School Library in the guidance of readers in the early school years.

Description

Keywords

Bibliotecas escolares Leitura Literatura infantil 1º ciclo Ensino básico Modelo de avaliação das bibliotecas escolares School library Reading Early childhood reading Primary school Evaluation model of the school library

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue