Repository logo
 
Publication

A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorCoelho, Cristina Maria Lopes
dc.date.accessioned2022-10-13T08:26:34Z
dc.date.available2022-10-13T08:26:34Z
dc.date.issued2022-09-23
dc.date.submitted2022-10-13
dc.description.abstractDeve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe contact with different reading and literary quality resources should be promoted from an early stage. The interaction with literature promotes not only the learning of reading, but also other learning and mental structures that are developed in the process. In this sense, School Libraries nowadays play a fundamental role in the promotion of reading, this being the primary focus of this study. The evaluation process of the School Libraries, developed by the [Portuguese] Office for the Network of School Libraries, is based on a set of elements and procedures, amongst which are the collecting of data through the use of questionnaires applied to different actors, namely to the Primary School students, more especially, to the third and fourth grade students. The study presented in this dissertation focus on the analysis of questions related, in a more direct way, to the importance of the School Library in the training of readers in Primary Schools. Hence, we have done an analysis focused on the values obtained on the two examined time periods – 2015 and 2017 - in four administrative districts of the Portuguese territory. Even though this study is basically a quantitative analysis, the aim is also to explore several hypothesis and draw some perspectives about the role of the School Library in the guidance of readers in the early school years.pt_PT
dc.identifier.tid203085604
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12329
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subject1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectModelo de avaliação das bibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectEarly childhood readingpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectEvaluation model of the school librarypt_PT
dc.titleA biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMGIBE_CristinaCoelho.pdf
Size:
3.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: