Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Browsing Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Ciência da prevenção e qualificação para a intervençãoPublication . Henriques, Susana
- Competências empreendedoras numa e para uma Europa globalPublication . Castanheira, Carlos AugustoO conceito de empreendedor e empreendedorismo tem vindo a ser cada vez mais abrangente e transversal a áreas mais vastas da sociedade contemporânea. Educar para empreender tem sido o processo encontrado para dotar o cidadão de competências capazes de superar os desafios criados pelas sociedades onde se inserem. A Educação para o Empreendedorismo é um dos principais objetivos estratégicos da União Europeia de forma a dar à sua população e, em especial, aos jovens uma mentalidade empreendedora capaz de gerar valor, bem como dar-lhes competências e moldar-lhes atitudes fundamentais para um empreendedorismo de sucesso, uma cidadania ativa, inclusão social e empregabilidade. A nossa grande motivação emerge da estreita relação do empreendedorismo com a globalização. Pretendemos contribuir para uma maior compreensão da interligação e multidisciplinaridade destas duas dimensões. É a educação no ensino superior que mais evidencia e promove a globalização. Contribui para isso a mobilidade académica, sendo o programa de mobilidade Erasmus+ o exemplo mais expressivo dos programas de mobilidade mundiais.
- Compras publicas sustentáveis no judiciário brasileiroPublication . Silva, Vera Lícia de Arimatéia; Jacquinet, Marc; Macedo, Luis Otavio BauDesde os primeiros documentos e artigos sobre a sustentabilidade até a implementação de técnicas e metodologias para incorporar compras públicas sustentáveis como uma política pública promotora do desenvolvimento sustentável, houve uma evolução significativa. Essa trajetória também está se desenrolando dentro do Poder Judiciário Brasileiro. Este artigo explora as compras públicas sustentáveis como uma política para o desenvolvimento sustentável no contexto do Poder Judiciário Brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e normativa sobre sustentabilidade e compras públicas no Poder Judiciário Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, com análise de documentos oficiais, leis, regulamentos e outros tipos de documentos normativos. Com isso, o presente resumo busca saber qual é o panorama das compras públicas sustentáveis no Sistema de Justiça no Brasil e qual a influência dos normativos internos na institucionalização das práticas sustentáveis. O artigo oferece um panorama geral sobre as compras públicas sustentáveis no Judiciário, a importância dessas práticas e seu desenvolvimento em alguns tribunais do Brasil. Além disso, traz as normativas que inicialmente definiram e impulsionaram essa evolução das compras públicas sustentáveis no país. Verifica-se, finalmente, que o Judiciário Brasileiro avançou à medida que as normativas específicas e nacionais foram publicadas, ainda que muitos órgãos estudados tenham iniciados a sua trajetória na implementação das políticas de sustentabilidade antes mesmo desses normativos serem publicados.
- Diagnosticar o género: desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexualPublication . Vieira, Cristina PereiraA partir do entendimento de que o conceito de Diagnóstico Social implica fotografar, ou analisar com precisão e objetividade, o social, dirigimos especificamente a nossa atenção para uso desta ferramenta nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual - com a consciência das implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade.
- Diagnóstico intra-organizacional: a sexualidade no quotidiano da pessoa idosa institucionalizadaPublication . Ribeiro, Ana; Vieira, Cristina PereiraA velhice é uma construção social, como tal o seu entendimento tem variado ao longo do tempo, em cada momento histórico e no mesmo espaço de tempo, nas diferentes realidades sociais e culturais (Vieira, 2012). A velhice deve ser compreendida na sua totalidade e nas suas múltiplas dimensões, ou seja, ela é uma etapa do curso da vida na qual ocorrem modificações de ordem biopsicossocial, que afetam as relações do indivíduo com o seu contexto social (Queiroz, 2010). Para compreender a realidade e o significado da velhice é indispensável pensar qual o lugar que lhe é atribuído e qual a imagem que se tem dos que lá permanecem, em diferentes períodos, lugares e cultura (Beauvoir, 1970). Hoje, o aumento do número de idosos implica necessariamente pensar qual o papel que estes ocupam na sociedade e de que forma esta poderá dar respostas que permitam um “envelhecimento bem-sucedido”...
- Estruturas de apoio à reconfiguração das culturas pedagógicas no ensino superiorPublication . Vieira, Flávia S.; Silva, José Luís Coelho da; Almeida, Maria Judite; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Gonçalves, Susana
- Participação de jovens na prevenção da violência de género: o caso do Projeto Igualdade do Agrupamento de Escolas Lima de FreitasPublication . Costa, Dália; Vieira, Cristina Pereira; Neves, SofiaO Projeto Igualdade, desenvolvido no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas desde 2015, é, de acordo com o modelo de classificação da participação de crianças e jovens de Hart (1992), revelador do nível de participação mais profundo de jovens de ambos os sexos na promoção de igualdade de género e prevenção de violência no namoro, incluindo violência nas relações homoafetivas. A narrativa do Projeto apresentada neste capítulo revela a agência dos jovens e das jovens dando origem a um projeto para o qual convidam docentes, direção da Escola e outros agentes na comunidade, fora do espaço escolar, para que se envolvam no processo de tomada de decisões, com planeamento e realização de ações mobilizadoras da mudança de toda a comunidade (um Concelho na área metropolitana de Lisboa). O Projeto representa uma forma de aprofundar a cidadania através das Escolas e em contexto educativo podendo ser fonte de inspiração para outros projetos, noutros contextos.
- Perceções sobre o 3º ciclo de avaliação externa das escolas: o olhar dos atores escolaresPublication . Correia, Ana Paula; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Henriques, SusanaApresentam-se os resultados de um estudo que dá a conhecer as representações de diretores, coordenadores e educadores / professores de dois agrupamentos de escolas e de uma escola com contrato de associação, na área territorial do sul, sobre os mecanismos de mudança decorrentes da implementação do 3º ciclo do Programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE).
- Professor maker de recursos e conteúdos audiovisuais em tempos de pandemiaPublication . Moreira, J. António; Henriques, SusanaNum tempo em que vivemos numa profunda dependência da imagem e em que se torna cada vez mais necessário desenvolver uma literacia à volta da leitura do que se “vê”, o audiovisual, sendo um terreno propício à atividade educativa, precisa de ser abordado de forma crítica no sentido de serem clarificadas as suas potencialidades e virtudes, bem como as suas limitações.
- A sexualidade ao longo da vidaPublication . Vieira, Cristina PereiraNeste capitulo propomos compreender que a sexualidade existe durante toda a vida do ser humano: desde nascimento à sua morte. O importante é não a esgotarmos no modelo de sexualidade/genitalidade. Compreender que todo o Corpo é sexuado, dá e partilha prazer e afetividade.