Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Alcohol consumption and night-time leisure among brasilian studentsPublication . Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, LianaRecreational drug use is recognized by the World Health Organization as the consumption of alcoholic beverages, carried out by a portion of youth during leisure contexts. This research aimed at knowing the types of recreational drug use of a population of young Brazilian university students. This is an exploratory and quantitative research, developed through an anonymous and semi-structured questionnaire. The sample consisted of 217 university students, aged 18 to 24 from a public university in the city of Vitoria- Brazil. The results showed that the recreational uses of substances occur mostly during leisure time. Such scenarios represent, for these young people, the possibility of rupture with daily life and the adult universe, characterized by the imposition of rules. For a young group, night-time leisure represents an important context of sociability and alcohol consumption. Among those surveyed, 63.6% consumed alcoholic beverages at night outings and 45.1% almost every weekend. Regarding the pattern of use, 49% consume binge drinking, especially when drinking in informal spaces such as streets and squares due to the lower regulatory control. The results corroborate that alcohol consumption is related to leisure agendas and address issues such as autonomous expression of identities and lifestyles in contemporary society.
- Building a framework based on european quality standards for prevention and e-learning to evaluate online training courses in preventionPublication . Henriques, Susana; Broughton, Natalie; Teixeira, António; Burkhart, Gregor; Miovský, MichaelPrevention practitioners are required to develop their skills and competencies in response to recent advances in prevention science. It is thus important to develop training programmes which ensure the development of a prevention workforce. Aiming to respond to this need, the Specialised Training Course in Addictions Prevention is based on the European Universal Prevention Curriculum (EUPC) and delivered online. In view of this being the first online course based on the EUPC, the absence of training programmes for prevention practitioners in Portugal, and the significance of international guidelines in these two domains (prevention and online distance learning), it was considered important to create a framework which supports the evaluation and monitoring of the course. This paper presents a framework for the evaluation of the specialised training course in prevention based on two models: the European Drug Prevention Quality Standards, and the adaptation of the European Standards and Guidelines to digital programmes and courses – Considerations for Quality Assurance of E-learning Provision. Given the importance of quality assurance in contemporary society, the framework presented in this paper is a tool that may be useful for evaluating other online distance learning programmes which focus on the professional development of prevention practitioners.
- A chegada de refugiados a Portugal em 2015: olhares nas redes sociais em media portugueses face à “Crise”Publication . Santos, Nuno; Sousa, Lúcio; Vieira, Cristina PereiraOs conflitos ocorridos no Médio Oriente e Norte de África provocaram a fuga, em número fora do comum, de pessoas com rumo à Europa no ano de 2015. Este fenómeno, que ganhou uma visibilidade acrescida nos media europeus, criou um conjunto de procedimentos e sentimentos antagónicos em relação aos refugiados: solidariedade e humanitarismo por um lado, hostilidade e incompatibilidade por outro. O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais em comentários proferidos num conjunto de notícias acerca da chegada de um grupo de refugiados a Lisboa, partilhadas na rede social do Facebook, por alguns media portugueses. Os resultados indicam que, apesar da manifestação pública de solidariedade com que Portugal é associado, assim como manifestações de solidariedade nas redes sociais dos media, subsiste uma hostilidade em relação aos refugiados, atribuindo-lhe determinados comportamentos com base em interpretações simplistas e estereotipadas.
- Collaborative management in schools: experiences on the role of ibero-american networks in health educationPublication . Reis Bomfim, Natanael; Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Henriques, Susana; Rodrigues, ElisabeteHealth education is complex and, in schools, involves not only specific teams, but also management, organizational climate, and curricula. In this context, we understand collaborative management as a model in which school leaders promote the involvement of the school community, are based on open communication processes, and are receptive to innovation. Networking, enhanced by digital technologies, is one of the resources of these collaborative practices in the management of schools that, at the same time, reinforce them. Following a methodological strategy of an exploratory and qualitative nature, we analyze in a comparative perspective the public policies that frame health education in schools. The focus is on two experiences carried out in a network, in Brazil and Portugal. The results allow us to (re)think health education strategies in the school context, based on collaborative management strategies and cooperation networks.
- Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em PortugalPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
- Domestic violence against LGBTI people: perspectives of Portuguese education professionalsPublication . Sousa, Edgar; Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Rodrigo, Costa; André, LiraLesbian, gay, bisexual, trans and intersex (LGBTI) people are more likely to be exposed to domestic violence than the rest of the population. Using a descriptive qualitative methodology, 28 professionals from the educational sector, aged between 28 and 64 years old (M = 44.5), were interviewed to describe and understand their perspectives on the sector’s ability to support, intervene and get involved with LGBTI people and, particularly, with victims or former victims of domestic violence. Through a thematic content analysis, three main themes emerged: (i) life trajectories of LGBTI people; (ii) domestic violence perpetrated against LGBTI people; and (iii) training of the educational sector to intervene with LGBTI people. The results show that Portuguese education professionals are not trained to recognize and intervene with LGBTI people and, in particular, with those who are victims of domestic violence, since they are unaware of the existence of protocols and/or guidelines for detecting and preventing risk situations among students. Furthermore, the curricular plan fails in the coverage of domestic violence and LGBTI-related topics, although the National Strategy for Citizenship Education has been implemented in Portugal since 2017. Findings suggest the need to invest in education professionals’ training.
- EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológicaPublication . Correia, Joana Duarte; Henriques, SusanaNa sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.
- Economia circular, economia verde e sustentabilidade: percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticasPublication . Fazenda, Rodrigues Zicai; Cardoso, Damiao; Baloi, Jochua Abrão; Jacquinet, Marc; Machanguia, Ana Lúcia; Chimene Júnior, JoãoEste artigo pretende analisar as perceções e as práticas diárias da economia circular, economia verde e sustentabilidade nos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo. O seu argumento central é que apesar dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo terem perceção da economia circular, economia verde e sustentabilidade, eles não têm a prática diária destes elementos. Recordar que até a década de 1960 a economia era sempre linear o que levava a desperdício e que de forma rápida acabaria por levar ao esgotamento dos recursos naturais, criando de certa forma perigo para o nosso futuro comum devido a degradação do ambiente. Foi daí que se pensou na economia circular, economia verde e na sustentabilidade. O presente estudo é baseado num questionário cujas opções de respostas às perguntas obedecem uma escala de tipo likert de cinco categorias. As variáveis que foram sendo cruzadas tiveram sua seleção de acordo com a respetiva intensidade de relacionamento, tendo sido escolhidas somente aquelas cujo relacionamento (r) era forte. Também foram realizados testes de correlação e apresentadas várias formas de validade do instrumento de recolha de dados (o questionário) e a validade dos dados. O estudo conclui que a incorporação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) aquando da execução das atividades diárias tomando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que haja uma educação para a sustentabilidade, contribua-se para mudanças de comportamento a nível das Instituições de Ensino Superior (IES) e que de forma mais expedita haja mais práticas sobre os domínios da economia verde, sustentabilidade e economia circular, o que vai contribuír para uma melhor educação orientada a cidadania ambiental. A prática da economia circular, economia verde e a sustentabilidade trazem consequências benéficas ao nosso planeta e à humanidade.
- EditorialPublication . Henriques, SusanaÉ com um sentimento misto de orgulho e responsabilidade que, através do presente editorial, vos apresento o mais recente número da Revista Refas – Revista Fatec Zona Sul. Responsabilidade, porque se trata de uma revista científica prestes a completar uma década de existência. Durante este período temporal reuniu um arquivo de quase três centenas de artigos, em língua portuguesa, mas também em língua espanhola e em língua inglesa. A autoria destes artigos é igualmente diversa entre docentes, investigadores, discentes, colaboradores, tendo por base programas de mestrado, doutorado, cursos de graduação e tecnológicos. Enfim, uma enorme diversidade que se traduz em riqueza de conhecimento produzido e aqui partilhado. Orgulho por apresentar mais uma edição de elevada relevância científica. A presente edição mantém a organização dos artigos em função das áreas definidas no “Foco e Escopo” da Refas – Revista Fatec Zona Sul. A saber: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística e Temas Relacionados.